Manual Acústica Básica: um guia completo e didático com referências e preceitos técnicos

No dia 26 de novembro, durante o encontro anual entre os associados e convidados da associação, em evento realizado em São Paulo, foi lançado o Manual ProAcústica de Acústica Básica. Os fundamentos básicos da acústica em edificações foram reunidos na publicação como forma de facilitar o diálogo entre consultores, projetistas, arquitetos e clientes.

Os fundamentos básicos da acústica em edificações foram reunidos no Manual Acústica Básica da ProAcústica lançado, no dia 26 de novembro, durante o encontro anual entre os associados e convidados da associação, em evento realizado em São Paulo. O material foi pensado como forma de facilitar o diálogo entre consultores, projetistas, arquitetos e clientes.

Além de uma visão ampla sobre os preceitos básicos de acústica, o manual traz os requisitos relacionados ao tema na norma ABNT NBR 15575, que ainda geram mui­tas dúvidas entre os atores do setor da construção civil. O objetivo, com isso, é tentar esclarecer os principais conceitos abordados durante o desenvolvimento de um projeto.

Dividido em oito capítulos, o manual aborda questões como conceitos básicos e terminologias; o som e suas propriedades; nível de pressão sonora; reverberação; condicionamento acústico; e isolamento acústico.

“O leitor, seja ele construtor ou comprador, além das referências às normas técnicas afins ao tema, encontrará desde fundamentos até conceitos técnicos determinantes para que sua experiência com o tema seja agradável”, afirma Dionyzio Antonio Martins Klavdianos, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF), autor do prefácio.

A publicação traz definições de terminologias acústicas para carac­terizar a eficiência dos produtos, bem como conceitos relacionados a descritores acústicos e índices utilizados pelos setores de esqua­drias, forros, revestimentos e demais materiais acústicos.

No capítulo 6, por exemplo, o manual relaciona um conjunto de normas técnicas criadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para garantir o conforto acústico ambiental em edificações habita­cionais que buscam assegurar o bem-estar dos indivíduos. Em seguida, a publicação traz um quiz para testar o conhecimento do leitor. As perguntas envolvem mitos e verdades sobre acústica e ajuda a fixar o conhecimento.

A publicação é uma iniciativa da ProAcústica por meio do Comitê Acústica nas Edificações – Grupo de Trabalho GT Acústica Básica, formado por representantes das empresas associadas de projeto e consultoria acústica e de fabricantes de produtos acústicos. A realização dessa publicação foi viabilizada pelo patrocínio das empresas associadas Armstrong, Atenua Som, Aubicon, Isover Saint Gobain, OWA Sonex Brasil e Placo Saint Gobain.

O material está disponível para download gratuito, via cadastro básico – no Portal ProAcústica. Acesse: https://www.proacustica.org.br/publicacoes/manuais-tecnicos-sobre-acustica.html