Momento histórico: ProAcústica e Sobrac protocolam carta para constituição do Comitê Brasileiro de Acústica da ABNT

Em ato histórico, no dia 8/12/2021, os presidentes da ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, Luciano Marcolino e da Sobrac -Sociedade Brasileira de Acústica, Krisdany Cavalcante, protocolaram carta conjunta propondo a criação do Comitê Brasileiro de Acústica na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. A reunião contou com a participação do presidente do conselho deliberativo, Mario William Esper e do diretor geral Ricardo Fragoso, ambos da ABNT. Agora, a proposta será analisada e deliberada pelos Conselhos Técnico e Deliberativo da associação em um trâmite que leva de 3 a 4 meses

Foto: Ricardo Rodrigues Fragoso – Diretor Geral ABNT; Krisdany V. S. M Cavalcante – Presidente Sobrac; Mario William Esper – Presidente do Conselho da ABNT e Luciano Marcolino – Presidente ProAcústica. Sede ABNT São Paulo

As mudanças com a criação do Comitê Brasileiro de Acústica serão estratégicas. Assim o setor poderá descentralizar e criar novas Comissões de Estudos Especiais específicas sobre diferentes áreas ao mesmo tempo, como a ambiental, de edificações, saúde, entre outras. A partir do comitê cada comissão terá uma agenda própria e autonomia para elaboração dos projetos e trâmites para consulta pública entre outras deliberações. Hoje, todas as demandas para criação de normas da acústica precisam entrar em uma fila na agenda de pautas da Comissão de Estudo Especial de Acústica 196.

De acordo com Marcolino, “podemos considerar que esse ato representa um marco para o setor da acústica no Brasil. Com a implementação desse comitê poderemos desenvolver, criar e traduzir normas específicas para o nosso mercado. Um avanço para acústica no país”.

Segundo Krisdany Cavalcante, trata-se de ação estratégica para fortalecimento e crescimento do setor da acústica no Brasil. Para garantirmos uma qualidade na área de produtos e serviços é importante desenvolver e dar maior celeridade ao processo de elaboração das normas brasileiras”

Os Comitês Brasileiros da ABNT (ABNT/CB) são órgãos que possuem papel importante na coordenação, planejamento e execução das atividades de normalização relacionadas aos mais variados segmentos de atividade da sociedade.