No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, 26 de abril, Monumento ao Laçador usará protetor auricular

A fim de demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana, no Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD), 26 de abril, a Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) em parceria com o ittPerformance, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) organizam uma intervenção urbana em Porto Alegre.

E o símbolo oficial da cidade, o Monumento ao Laçador – que utilizará protetor auricular – foi o local escolhido para esta manifestação que objetiva não somente reconhecer o problema, mas buscar soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de poluição sonora. Nesse dia, alunos e professores da Unisinos e profissionais do setor estarão reunidos para o Manifesto do Silêncio, das 14h15 – 14h16, em torno da intervenção no Monumento ao Laçador.

Além da manifestação está programada, da 9h00 às 11h45, uma mesa-redonda com a participação de diversas organizações setoriais como a AsBEA RS, ASSOGOT CCF, Sinduscon RS, Ministério Público, Prefeitura Municipal de Porto Alegre/RS entre outras.

Sobre o INAD

O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, International Noise Awareness Day – INAD foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication – CHC, para promover o evento mundial de conscientização sobre os efeitos nocivos do
ruído na audição, saúde e qualidade de vida.

O sucesso do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído como uma plataforma educacional e um catalisador para a mudança é o resultado do compromisso e esforços de muitos parceiros globais. A ProAcústica está entre estes parceiros!

Os participantes comemoram, planejando atividades em suas comunidades locais que, abordem seus problemas de ruído mais urgentes.  Para alguns, isso envolve realizar exames de audição ou oficinas de proteção auditiva, conduzir concursos nas escolas para encorajar práticas auditivas saudáveis. Outros defendem mudanças na legislação ou promovem tecnologias que podem tornar o mundo um pouco mais silencioso. Cada vez mais os participantes do INAD estão emprestando sua voz por meio de mensagens nas diversas mídias.

A data internacional de importante “causa” relacionada à acústica ambiental foi abraçada pela ProAcústica e faz parte do calendário de eventos da entidade com grande repercussão na mídia, tendo realizado ao longo dos últimos doze anos, um considerável conjunto de ações na conscientização sobre a poluição sonora como um problema de saúde pública.

Programação mesa-redonda (sujeita a alteração)

INAD – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído | Ação regional em Porto Alegre/RS

09h00 | Abertura e apresentação das autoridades

+ Roberto Christ: Coordenador itt Performance Instituto Tecnológico em Desempenho e Construção Civil / Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
+ Silvio Bittencourt: Diretor da Unidade de Tecnologia e Inovação (Unitec) / Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
+ Sebastião Mello: Prefeito de Porto Alegre

09h30 – 10h15 | Palestrantes x Temas A (15 minutos/cada)

Ações do ministério público para combate à poluição sonora em POA
+ Annelise Monteiro Steigleder: Promotora de Justiça – Ministério Público Estado do Rio Grande do Sul

Perda auditiva induzida pelo ruído
+ Prof. Dr. Joel Lavinsky: Vice-Presidente Assogot CCF Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial

10h15 – 10h30 | Debate
10h30 – 10h45 | Coffee break

10h45 – 11h30 | Palestrantes x Temas B (15 minutos/cada)

A experiência das ações do Inad ProAcústica, na conscientização sobre a poluição sonora como um problema de saúde pública. A importância do mapa de ruído com ferramenta de gestão e ações mitigatórias
+ Marcos Holtz: Vice-presidente Atividades Técnicas ProAcústica

Papel da AsBEA na qualificação de profissionais frente a acústica urbana
+ Audrey Bello Ramos: coordenadora do GT de Sustentabilidade Nacional da AsBEA e vice-presidente da regional Rio Grande do Sul

A Norma de Desempenho e o desempenho acústico de edificações
+ Roberto Sukster: Vice-presidente Sinduscon-RS

11h45 | Encerramento

Data | 26/04/23 – 4ª feira – das 9h00 às 11h45
Local | Sala 803 e 804 – Campus POA da Unisinos – Porto Alegre/RS
Realização | ProAcústica e itt Performance/Unisinos
Apoio Institucional e Divulgação | AsBEA RS, Assogot CCF, Ministério Público RS, Sinduscon RS
Mais Informações | Acesse aqui