ProAcústica anuncia posse de nova diretoria e conselho administrativo

Dar continuidade ao trabalho de ampliação e fortalecimento do setor de acústica no país é o principal desafio da gestão eleita pela Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) para o biênio 2018-2019. O empresário Edison Claro de Moraes foi reeleito pelas empresas associadas como presidente executivo da entidade e tomou posse no dia 31 de janeiro.

No processo eletivo, das 70 empresas associadas em setembro 2017, 57 tinham direito a voto e 31 efetivaram o pleito, compondo 54% do quadro associativo, tendo 2 votos em branco e os demais na chapa única. No discurso durante o evento de confraternização em dezembro passado, o presidente executivo reeleito ressaltou a importância e o desafio de captar novos associados, reter os atuais e ter uma participação mais efetiva dos representantes das empresas nos projetos e ações da entidade. “Precisamos de mais gente por perto, dando corpo e expressão ao “movimento” do grupo de empresas que estão à frente do mercado acústico. Assim vamos ganhar conhecimento e musculatura para crescer em todos os campos de atuação”, afirmou Moraes.

Os nomes eleitos para a diretoria executiva biênio 2018-2019 são: presidente, Edison Claro de Moraes; vice-presidente administrativo financeiro, Alberto Safra; vice-presidente de atividades técnicas, Marcos Holtz; vice-presidente de comunicação e marketing, Luciano Marcolino; vice-presidente de relações com o mercado, Carlos Gabriel Caruy; e vice-presidente de recursos associativos, José Carlos Giner.

Para o conselho administrativo foram eleitos o presidente Omair Roberto Zorzi; vice-presidente, Fernando Medeiros Alcoragi; conselheiro 1 (efetivo), Juan Frias Pierrard; conselheira 2 (efetiva), Cândida de Almeida Maciel;  conselheira 3 (efetiva), Débora Miranda Barretto; conselheiro 4 (suplente), Davi Akkerman; conselheiro 5 (suplente) Rafael Schmitt; e conselheiro 6 (suplente), Marcelo de Godoy. Além disso, a entidade anunciou, no fim de 2017, a integração da nova componente da equipe operacional, Talita Pozzer na função de gerente técnica.

Fundada há oito anos, a ProAcústica comemora o desenvolvimento da área técnica, onde reside a maior força e competência da associação, que atua no mercado através dos Comitês Acústica Ambiental (coordenador Juan Frias Pierrard) e Acústica nas Edificações (coordenador Davi Akkerman) onde grupos de trabalho (GTs), com coordenadores e representantes das empresas associadas discutem sobre legislação, normas técnicas, produzem conteúdos diversos como manuais, artigos, cases etc.

O GT Mapa de Ruídos (coordenador Juan Frias), constituído no Comitê Acústica Ambiental, já vem atuando há um ano com foco principal na regulamentação e implantação do Mapa de Ruído da cidade de São Paulo (Lei 16.499, de 21/07/2016) – que estabelece o desenvolvimento e a implantação, por parte da Prefeitura Municipal, desta importante ferramenta de diagnóstico para melhorar a gestão dos impactos da poluição sonora. Com esse objetivo, a ProAcústica e a SMUL (Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento) iniciaram uma série de reuniões entre grupos de trabalho formados por técnicos também das SVMA (Secretaria do Verde e do Meio Ambiente), SPTRANS (São Paulo Transporte), CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) entre outros, para avançar na definição de um modelo de colaboração que congregue especialistas em acústica, o grupo gestor responsável pela regulamentação da lei, institutos de pesquisas, entre outros.

Em paralelo o GT Mapa de Ruídos vem trabalhando intensamente na definição de metodologia padrão para o lançamento do Mapa Piloto da Cidade de São Paulo previsto para a 23ª Edição do INAD Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído (International Noise Awareness Day) em 25 de abril de 2018.

Já no Comitê Acústica nas Edificações, a meta para este ano é lançar um manual técnico dentro dos GT Escolas (coordenador José Carlos Giner) e GT Salas Especiais (coordenador José Augusto Nepomuceno). Também foram criados os GT QualiLab (coordenadora Carolina Monteiro), cuja meta é desenvolver um “Selo de Qualidade” para certificação dos laboratórios de ensaio de campo. Para esse ano serão criados o GT Esquadrias, GT Forros e Revestimentos, e o GT Norma de Desempenho, para atender as demandas decorrentes da revisão da ABNT NBR 15575 que completa cinco anos de publicação em fevereiro. A ProAcústica está entre as entidades setoriais convidadas a colaborar com contribuições de melhorias para a revisão da norma e relativas aos requisitos de desempenho acústico de sistemas de vedações verticais internas e externas e sistemas de pisos.
 
Ações e parcerias

A ProAcústica estará presente na Feicon Batimat 2018 – 24º Salão Internacional da Construção e Arquitetura com a Ilha ProAcústica. Num espaço de 330 m2, 18 expositores vão apresentar a diversidade, força e representatividade do setor acústico.

A associação vem estabelecendo parcerias e apoios a entidades na promoção e divulgação de eventos de interesse da cadeia produtiva, como o XXVIII Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica que ocorrerá, em Porto Alegre, em 2018.

Outras ações importantes são as de apoio aos processos de revisão de normas técnicas ABNT e ISO; a parceria com a Diretoria de Insumos e Tecnologias do Secovi-SP para a revisão dos Manuais de Escopo e produção dos Memorias Descritivos por Desempenho; com o GBC Acústica (Green Building Council Brasil), para apoio na elaboração dos referenciais técnicos das certificações Casa® e Condomínio® e LEED v4; e com a AsBEA, para a padronização da classificação e sistematização de materiais de construção.

Diretoria Executiva

Presidente Executivo | Edison Claro de Moraes
Vice-Presidente Administrativo Financeiro | Alberto Safra
Vice-Presidente de Atividades Técnicas | Marcos Cesar de Barros Holtz
Vice-Presidente de Comunicação e Marketing | Luciano Nakad Marcolino
Vice-Presidente de Relações com o Mercado | Carlos Gabriel Caruy
Vice-Presidente de Recursos Associativos | José Carlos Giner

Conselho Administrativo

Presidente | Omair Roberto Zorzi
Vice-Presidente | Fernando Medeiros Alcoragi
Conselheiro 1 (efetivo) | Juan Frias Pierrard
Conselheiro 2 (efetivo) | Cândida de Almeida Maciel
Conselheiro 3 (efetivo) | Débora Miranda Barretto
Conselheiro 4 (suplente) | Davi Akkerman
Conselheiro 5 (suplente) | Rafael Schmitt
Conselheiro 6 (suplente) | Marcelo de Godoy

A ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica é uma entidade civil sem fins lucrativos, que reúne empresas e profissionais da área, para divulgar a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente. Criada em março de 2011 para estimular iniciativas de combate à poluição sonora nas grandes cidades brasileiras e nas edificações, a ProAcústica pretende colaborar com a criação, revisão e desenvolvimento de normas técnicas, de normas para materiais e aplicações acústicas com padrões mínimos de qualidade.

Mais Informações: www.proacustica.org.br
Vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=V6nppvMYmso&feature=youtu.be