ProAcústica anuncia os laboratórios de acústica qualificados para ensaios de campo em edificações

Dezesseis laboratórios conquistaram o Selo QualiLab, instrumento que os diferencia entre aqueles que verificam e constatam o atendimento dos requisitos acústicos da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575

O 1º Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo – QualiLab, realizado pela Associação Brasileira para a Qualidade Acústica – ProAcústica, concedeu a 16 laboratórios a qualificação que atribui um selo pela constatação do desempenho do  Laboratórios de Campo de Acústica em Edificações, de acordo com normas técnicas e critérios obtidos por meio de análise estatística robusta.

Um dos maiores desafios da indústria da construção civil na atualidade – para o cumprimento dos requisitos de acústica da ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho – é a realização dos ensaios de campo para aferição do desempenho acústico das unidades habitacionais.

No processo para a obtenção da qualificação, os laboratórios precisaram comprovar a participação em um Programa Interlaboratorial e a Proficiência de Ensaios de Campo para Laboratórios de Acústica em Edificação. O processo exigiu a apresentação de Relatórios Finais do Ensaio Interlaboratorial e Proficiência, de acordo com as normas que utilizam o Método de Engenharia, e de Certificados de Calibração dos sonômetros, utilizados nas medições de campo do ensaio interlaboratorial.

Os resultados atribuíram um Selo QualiLab, a cada ensaio de campo realizado pelo laboratório de acordo com as normas do Método de Engenharia para as normas ABNT NBR ISO 16283-1:2018 – Isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos; ISO 16283-2:2020 – Isolamento acústico a ruído de impacto de pisos e lajes; ISO 16283-3:2016 – Isolamento acústico de fachada a ruído aéreo; ABNT NBR ISO 3382-2:2017 – Tempo de Reverberação; e ABNT NBR ISO 16032:2020 – Níveis sonoros de instalações e equipamentos prediais.

O Selo QualiLab ProAcústica passa a ser um grande diferencial de mercado do laboratório no atual cenário do setor da construção civil e das demandas da área imobiliária. Os laboratórios qualificados com Selo QualiLab no mercado brasileiro são:

+ Acoem 01dB (Acoem Brasil Comércio de Equipamentos Ltda.)
+ Akkerman Alcoragi (Acústica Engenharia SS)
+ Anima Acústica (Anima Acústica Tecnologia e Conhecimento Ltda.)
+ Atenua Som (Atenua Som Indústria e Comércio Ltda.)
+ Bracústica (Bracústica Consultoria Ltda.)
+ Echo Acústica (Echo Projetos Acústicos Ltda.)
+ Giner (Environmental Solutions Consultoria Ltda.)
+ Harmonia (Harmonia Acústica SS)
+ Inovatech (Inovatech Engenharia Ltda.)
+ Lacrose Engenharia (Lacrose Engenharia e Consultoria Eireli)
+ MMC LAB (MMC LAB Controle Tecnológico Ltda.)
+ Modal Acústica (Modal Acústica e Engenharia Ltda.)
+ Scala Acústica (Scala Acústica Ltda.)
+ Silentium Acústica (Silentium Engenharia Acústica Ltda. – NÃO Associada)
+ Síntese Acústica (Síntese Arquitetura e Construção Ltda.)
+ Trional Ensaios (Trional Ensaios, Tecnologia e Inovações Ltda.)

O Selo QualiLab de cada laboratório apresenta um QR Code que direciona para o link onde estão publicadas as informações do laboratório. O resultado do programa e a validade do Selo QualiLab ProAcústica é de dois anos, de Janeiro/2021 a Dezembro/2022, e somente são laboratórios qualificados neste programa aqueles publicados no link: www.proacustica.org.br/interlab/qualificados-qualilab.html 

InterLab ProAcústica

Todos os qualificados passaram pelo Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo (InterLab) da ProAcústica. Em 2020 o programa realizou a 4ª edição com a participação de 26 empresas. O InterLab é uma forma de estimular a participação das empresas associadas e não associadas para a aferição, controle de qualidade e melhoria contínua dos ensaios realizados em campo, por meio de medições. Nesta edição, o programa contou com a participação de empresas dos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

Entre outros aspectos, os ensaios interlaboratoriais são uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos laboratórios, pois permitem conhecer o desempenho comparando aos dados obtidos pelos demais participantes. Além disso, os ensaios são necessários para o cumprimento do item “garantia da validade dos resultados” da ABNT NBR ISO/IEC 17025, para laboratórios que tenham interesse em obter a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – CGCRE.

Para mais informações sobre os Programas InterLab e QualiLab ProAcústica acesse: www.proacustica.org.br/interlab/