ProAcústica apoia e marca presença no Incorpora 2023

Em evento que comemorou os 10 anos da Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, realizado no último dia 26 de outubro, durante a 6ª edição do Incorpora – Fórum Brasileiro de Incorporadoras 2023, a ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica esteve representada por Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas e presidente eleito da associação para o biênio 2024/25.

Em um ambiente marcado pelo otimismo e visão de futuro, representantes do governo federal e municipal e dos principais empresários do setor de incorporação imobiliária do país debateram o futuro da habitação no Brasil e temas relacionados a funding e inovação.

O vice-presidente da república, Geraldo Alckmin, destacou o aumento significativo nos recursos destinados à habitação popular no Brasil, elevando o montante para R$ 10,4 bilhões no programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV): um aumento de 12.650%. Além disso, Alckmin destacou que foi reestabelecida a Faixa 1 do programa, destinada às famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640.

Em discurso durante a abertura do evento, o presidente da Abrainc, Luiz França, enfatizou a importância do setor imobiliário para a economia do Brasil lembrando que a construção civil gerou 17% dos empregos formais no país. Ressaltou, ainda, a necessidade de taxas de juros mais baixas e a diversificação das fontes de financiamento para compradores de imóveis. 

França também abordou questões de inovação, avanços tecnológicos e burocracia, e explicou as razões para o otimismo da incorporação imobiliária: “Vivemos um momento singular. Os investimentos no setor imobiliário, determinantes para a formação bruta de capital fixo do país, cresceram no segundo trimestre de 2023 em percentuais superiores à média nacional. Este é um aspecto chave, pois o investimento antecede a criação de empregos e renda; determinando o futuro da economia brasileira”, explicou o executivo.

O ministro das Cidades, Jader Filho reconheceu o papel fundamental da Abrainc como um espaço de debate produtivo e destacou o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que trará investimentos significativos para o setor até 2026, especialmente beneficiando o programa Minha Casa, Minha Vida. Ele ressaltou a importância da parceria entre governos e o setor produtivo para atingir a meta de construir dois milhões de unidades habitacionais.

Ao fim do evento, a Abrainc apresentou uma pesquisa que aponta que o MCMV é significativo na melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários. O levantamento foi conduzido pela Brain Inteligência Estratégica junto a compradores de imóveis do programa de habitação popular.

O levantamento é essencial para entender se o programa está cumprindo seus objetivos de melhorar as condições de moradia e qualidade de vida das famílias de baixa renda no Brasil. “O desafio sempre foi muito grande para quem necessita do benefício. A atenção, agora, deve permanecer na adequação ao estilo de vida de quem precisa, como autônomos e informais, que representam boa parte da pesquisa”, explicou o CEO da empresa de pesquisa, Fábio Tadeu Araújo.