ProAcústica é convidada pelo Ministério das Cidades para discutir Norma de Desempenho no programa Minha Casa, Minha Vida

O convite para participar de um Grupo de Trabalho que irá tratar da implementação da Norma de Desempenho no âmbito PMCMV, partiu da Secretaria Nacional de Habitação (do Ministério das Cidades) identificando o presidente da ProAcústica, Davi Akkerman, como especialista.

A ProAcústica foi convidada pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades a participar de um Grupo de Trabalho que irá tratar da implementação da Norma de Desempenho no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV). O grupo foi instituído na 61ª Reunião Ordinária do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH). O ofício do Ministério das Cidades encaminhou o convite ao presidente da ProAcústica, Davi Akkerman, na qualidade de especialista, em vista de seu conhecimento específico da NBR 15.575 e às atividades necessárias à adequação do PMCMV. 

A estruturação do trabalho conta com o apoio de um Grupo Gestor, integrado por diversos agentes da cadeia produtiva da construção civil, órgãos de fomento e financeiros, e um Grupo Técnico, além de parcerias com a Caixa Econômica Federal e Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). O convite partiu de Maria Salete Weber, Coordenadora Geral do PBPQ-H (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva. 

A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos. O objetivo é o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. O objetivo, no longo prazo, é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.