ProAcústica lança 2ª Edição do QualiLab: Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo

Ampliado para a aplicação e obtenção de até 7 Selos QualiLab, com validade de 2023 a 2025, as inscrições para o programa podem ser realizadas de 18 a 27 de janeiro de 2023

Desde a entrada em vigor da norma ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais – Desempenho e, em especial, do desempenho relacionado à área de acústica nas edificações, pressupõem-se um grande amadurecimento dos “Laboratórios de Campo de Acústica em Edificações” uma vez que as medições de campo são a única forma de verificar o atendimento dos requisitos da norma. Desta forma, a demanda por medições de campo vem crescendo e, consequentemente, qualificação técnica e garantia de resultados seguros das medições serão decisivos para os laboratórios de campo.

Partindo desta premissa, a ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica lançou a 2ª edição do QualiLab – Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo, durante a realização do workshop online da 5ª Edição do Programa InterLaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica (InterLab) 2022. Na ocasião, foram apresentados os relatórios dos Ensaios Interlaboratoriais e de Proficiência 2022.

No processo para a obtenção da qualificação, os laboratórios precisam comprovar a participação em um Programa Interlaboratorial e a Proficiência de Ensaios de Campo para Laboratórios de Acústica em Edificação. O processo exige a apresentação de Relatórios Finais do Ensaio Interlaboratorial e Proficiência pelo Método de Engenharia, de acordo com até cinco normas, e pelo Método Detalhado, para até duas normas; e de Certificados de Calibração dos sonômetros utilizados nas medições de campo do ensaio interlaboratorial.

Para os laboratórios que realizam ensaios de campo de acústica nas edificações, o programa atribui o Selo QualiLab ProAcústica para até setenormas. Esse é o programa em que o Laboratório de Acústica de Edificações, com base nos resultados de participação em um Programa Interlaboratorial e Proficiência de Ensaios de Campo, tem seus resultados avaliados com o objetivo de qualificar o laboratório para as medições de campo. As regras de aptidão para receber o Selo QualiLab, podem ser observadas no link https://www.proacustica.org.br/interlab/selo-qualilab.html. O selo passa a ser um grande diferencial de mercado do laboratório no atual cenário do setor da construção civil e das demandas da área imobiliária

Cada ensaio de campo realizado pelo laboratório, pelo Método de Engenharia, deve estar de acordo com as normas ABNT NBR ISO 16283-1:2018 – Isolamento acústico a ruído aéreo entre recintos; ABNT NBR ISO 16283-2:2021 – Isolamento a ruído de impacto de pisos e lajes; ABNT NBR ISO 16283-3:2021 – Isolamento acústico de fachadas a ruído aéreo; ABNT NBR ISO 3382-2:2017 – Tempo de reverberação em salas e ABNT NBR ISO 16032:2020 – Nível de pressão sonora de equipamentos e instalações prediais. E, também, pelo Método Detalhado para as normas ABNT NBR 10151:2019 Errata 1:2020 – Níveis de pressão sonora em áreas habitadas e ABNT NBR 10152:2017 Errata 1:2020 – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações.

O Programa QualiLab ProAcústica é realizado bianualmente com validade de 24 meses.
Para a 2ª Edição QualiLab ProAcústica 2023, a validade do Selo QualiLab será de março/2023 a março/2025. Para participar os interessados deverão preencher e enviar para a ProAcústica, o Formulário de Inscrição Online, até o dia 27 de março de 2023.

Para mais informações acesse: https://www.proacustica.org.br/interlab/programa-qualilab.html

Selo QualiLab 2023-2025

InterLab ProAcústica

Em 2022 o programa realizou a 5ª edição com a participação de 30 laboratórios, sendo 21 empresas associadas (70%) e 9 não-associadas (30%), o que representa um crescimento de 30% em comparação a 4ª edição de 2020. Foram um total de 214 ensaios realizados. Os estados de Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal foram representados pelas empresas inscritas.

O InterLab é uma forma de estimular a participação das empresas associadas e não associadas para a aferição, controle de qualidade e melhoria contínua dos ensaios realizados em campo, por meio de medições.

Entre outros aspectos, os ensaios interlaboratoriais são uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos laboratórios, pois permitem conhecer o desempenho comparando aos dados obtidos pelos demais participantes. Além disso, os ensaios são necessários para o cumprimento do item “garantia da validade dos resultados” da ABNT NBR ISO/IEC 17025, para laboratórios que tenham interesse em obter a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – CGCRE.

Por sua importância e reconhecimento o Programa InterLab ProAcústica está listado como um provedor de ensaios de proficiência no EPTIS – European Proficiency Testing Information System, uma publicação conjunta de um consórcio mundial de organizações que desempenham um papel de destaque nas infraestruturas de qualidade nacionais ou internacionais. A coordenação geral EPTIS é do Instituto Federal de Pesquisa e Teste de Materiais (BAM), na Alemanha e no Brasil, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Consiste em uma listagem mundial aberta de provedores de PT (testes/ensaios de proficiência), que ajuda você a encontrar o programa adequado para cada laboratório. O Programa InterLab ProAcústica está listado nessa base de dados, como um provedor de ensaios de proficiência.

Mais informações sobre o EPTIS: https://www.eptis.org/