ProAcústica lança curso para orientar profissionais na aplicação da Norma de Desempenho

Obrigatória desde o dia 19 de julho, a NBR 15.575 traz capítulo extenso sobre os novos parâmetros de acústica para as edificações, com maiores exigências.

Em seu 2º Encontro de associados de 2013, que ocorrerá no dia 8 de agosto, das 08h15 às 12h00, a ProAcústica irá lançar seu Curso sobre Norma de Desempenho & Acústica, a fim de orientar os profissionais do setor de construção na aplicação dos quesitos da norma, agora obrigatória, para o melhor desempenho acústico das edificações habitacionais. Durante o evento, o engenheiro Juan Frias, consultor técnico, e Marcos Holtz, arquiteto especializado em acústica, farão uma apresentação piloto, em versão compacta, dos módulos básico e avançado que comporão o curso. O objetivo é fornecer noções básicas de soluções construtivas para atendimento à norma e o processo de medição “in loco” do desempenho acústico do edifício.

O curso irá abordar desde as etapas do projeto de acústica, até a interface com elementos construtivos como paredes geminação, pisos, contrapisos, forros, lajes, fachadas e também a abordagem da norma quanto aos ruídos emitidos por equipamentos de uso coletivo e instalações hidrossanitárias. Além disso, irá esclarecer sobre medições e ensaios acústicos, desenho, cálculo e dimensionamento do isolamento acústico, execução e controle de obra, entre outros aspectos. De acordo com o presidente da ProAcústica, Davi Akkerman, a iniciativa do curso partiu da necessidade de fornecer esclarecimentos ao público usuário da norma, tais como os projetistas, construtores e incorporadores. “A ideia é simplificar a linguagem aparentemente difícil do texto normativo, traduzindo-o e dando exemplos práticos de aplicação da norma”, destaca Akkerman.

Além da Norma de Desempenho, o presidente da ProAcústica irá falar sobre a instalação da Comissão de Estudo Especial de Acústica na ABNT (CEE-196), o processo de revisão das normas NBR 10.151 e 10.152. A arquiteta Debora Barretto, conselheira da ProAcústica, fará uma exposição sobre a participação da entidade no ICA Congresso Internacional de Acústica, no último mês de junho, em Toronto e sobre o ISRA Simpósio Internacional de Acústica de Salas, em Montreal, no Canadá. Como acontecerão as eleições da nova diretoria e conselho de administração da ProAcústica, para o biênio 2014/2015, em setembro, haverá ainda uma apresentação aos associados sobre a formação e registro das chapas, cronograma e votação.

Data | 08/08/13 | 5ª feira
Horário | das 8h00 às 12h00
Local | Millenium Centro de Convenções – Sala Jequitibá
Endereço | Rua Dr. Bacelar, 1043 – Vila Clementino – São Paulo/SP

PROGRAMAÇÃO

08h00 | Credenciamento e Abertura
08h15 | Lançamento – Apresentação piloto em versão compacta dos módulos básico e avançado por Eng. Juan Frias, Consultor Técnico e Arq. Marcos Holtz, Empresa Associada

10h15 | Coffee-break

10h40 | Eleições 2013: Dr. Paulo Rosenthal, da Rosenthal & Safartis Metta Assessoria Jurídica
Nova Diretoria & Conselho de Administração Biênio 2014-15
– Chapas: formação, registro e divulgação
– Edital de Convocação
– Assembleia Geral, pleito e formas de votação
– Cronograma

11h10 | Davi Akkerman – Presidente ProAcústica
– ABNT/CEE-196: Instalação da Comissão de Estudo Especial de Acústica em jun/13
– ABNT NBR 10.151 e 10.152: situação atual- Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575: exigibilidade desde 19/07/13
– Internoise 2013 – 42nd International Congress and Exposition on Noise Control Engineering Innsbruck, Áustria de 15 a 18/09/13
– Tecniacustica 2013 – Valladolid/Espanha de 02 a 04/10/13

11h25 | Debora Barretto – Conselheira ProAcústica
– ICA Congresso Internacional de Acústica – Montreal, Canadá em jun/13
– ISRA Simpósio Internacional de Acústica de Salas – Toronto, Canadá em jun/13

11h45 | Encerramento