ProAcústica marca presença no FIA 2020/22 em Florianópolis

Como apoiadora institucional e de divulgação dos eventos do FIA 2020/22 12º Congresso Iberoamericano de Acústica, realizada de 28 a 31 de agosto último, em Florianópolis, a ProAcústica fez uma apresentação da associação e de suas ações mais recentes.

Durante a abertura do evento, no coquetel de lançamento, a associação lançou traduções em inglês e em espanhol de três dos seus manuais: Acústica Básica, Acústica de Auditórios e Acústica em Escolas. Os manuais são digitais e responsivos e buscam ampliar o alcance da produção de conteúdo técnico da ProAcústica.

As publicações são ferramentas de apoio e orientação às empresas e aos profissionais do mercado de acústica, da construção civil, áreas do setor público e privado, professores e estudantes. Reúnem informações a respeito de critérios técnicos e boas práticas acerca de avanços na área de acústica em edificações e escala urbana. E, ainda, são resultado de ações e atividades relacionadas às análises setoriais, normativas, técnicas, acadêmicas e ensaios laboratoriais e de campo desenvolvidos pelos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho da associação.

Na área de exposições a ProAcústica estava representada pelas empresas associadas Atenua Som, Aubicon, Ecofiber, Ecophon, Grom, HKB Bruel Kjaer, Kastrup, Lady, Sonex SG, Técnica, Trisoft e Vibranihil que apresentaram suas últimas novidades para o setor de acústica.

Segundo Marcos Holtz, Vice-Presidente de Atividades Técnicas, “foi uma grande oportunidade do intercâmbio e aprendizado, com a presença de pesquisadores, professores, estudantes e profissionais dos países ibero-americanos que atuam em questões de acústica, vibrações e áreas correlatas. O congresso contou com grande participação de estudantes, totalizando 50% dos inscritos. Este é um indicador de renovação, com a nova geração de acústicos apresentando sua produção em alto nível. Entre congressistas, expositores e visitantes, o Brasil, compareceu com 460 participantes, entre os 13 países representantes – Chile, Argentina, Espanha, Bolívia, Colômbia, México, Portugal, Equador, Estados Unidos, Finlândia, Holanda e Uruguai.

Nas palestras magnas, contou-se com a presença de palestrantes relevantes no cenário nacional e internacional, como o professor Enrique A. Lopez-Poveda da University of Salamanca, Espanha (Por que eu ouço, mas não entendo?); Francesco Avallone da Delft University of Technology, Holanda (Desafios de Acústica em Cidades Inteligentes do Futuro); Rosangela Coelho, IME (Instituto Militar de Engenharia), Brasil (Efeitos de Mascaramento Acústico e Impacto na Qualidade e Inteligibilidade: Tendências e Soluções); e Tapio Loki, Aalto University, Finlândia (Respostas ao impulso da sala espacial – medições, análise e auralização).

Os eventos são uma realização conjunta da FIA, Sobrac, UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e LVA Laboratório de Vibrações e Acústica, com apoio entre outras entidades da ProAcústica.