ProAcústica: nova Diretoria e Conselho assumem gestão 2022-23

Com a perspectiva de avançar ainda mais nas ações de fomento à qualidade acústica na sociedade a nova Diretoria e Conselho Administrativo da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) assumem o mandato das atividades da entidade para o próximo biênio.

A nova Diretoria Executiva e Conselho Administrativo, para a gestão do Biênio 2022-2023, que tomou posse em Janeiro/2022, fica assim constituída:

Presidente Executivo | Luciano Nakad Marcolino (Saint-Gobain Produtos Industriais e para Construção Ltda. Divisão Sonex)
Vice-Presidente Administrativo Financeiro | Alberto Safra (Aubicon Indústria e Comércio Ltda.)
Vice-Presidente de Atividades Técnicas | Marcos César de Barros Holtz (Harmonia Acústica SS)
Vice-Presidente de Comunicação e Marketing | Carlos Henrique Mattar (Placo do Brasil Ltda.)
Vice-Presidente de Relações com o Mercado | Edison Claro de Moraes (Atenua-Som Indústria e Comércio Ltda.)
Vice-Presidente de Recursos Associativos | Rafael Schmitt (Scala Acústica Ltda.)

Conselho Administrativo

Presidente | Omair Roberto Zorzi (Knauf do Brasil Ltda.)
Vice-Presidente | José Carlos Giner (Environmental Solutions Consultoria S/S Ltda.)
Conselheiro 1 (efetivo) | Lineu Passeri Júnior (Passeri Arquitetos Associados Ltda.)
Conselheiro 2 (efetivo) | Cândida de Almeida Maciel (Síntese Arquitetura e Construção Ltda.)
Conselheiro 3 (efetivo) | Eduardo Volkart da Rosa (Altenburg Textil Ltda.)
Conselheiro 4 (suplente) | Olavo José Freire da Fonseca Filho (Sonar Engenharia Ltda.)
Conselheiro 5 (suplente) | Denison Francisco de Oliveira (Spectris do Brasil Instrumentos Eletrônicos Ltda.)
Conselheiro 6 (suplente) | Marcos Barbeiro Barral (Oterprem Premoldados de Concreto Ltda.)

Participação ativa na qualidade acústica

Em 2022, a associação completa 11 anos de sua fundação em uma trajetória marcada por realizações em prol da cadeia produtiva de soluções acústicas em iniciativas de interesse social, técnico-científicas, econômicas, políticas e ambientais. 

De acordo com o presidente executivo reeleito, Luciano Nakad Marcolino, para os próximos anos a ideia é consolidar ainda mais os debates sobre a qualidade acústica na sociedade e no mercado para fortalecer a associação do ponto de vista institucional. “Reter e atrair novas empresas associadas são ações previstas por essa nova gestão, com o objetivo de expandir o raio de ação nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste”, ressalta Marcolino.

Uma das estratégias será a ampliação do pacote de benefícios segmentado às associadas para estimular novas adesões. Além disso, a associação planeja intensificar a comunicação com o mercado por meio de estratégias e ações deMarketing Digital, sinergia com outras entidades e associações e a realização de eventos – como o INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – e atividades regionais.

Do processo eleitoral, realizado em 2021, para eleição da nova Diretoria e Conselho Administrativo, participaram as Empresas Associadas que exerceram o direito de voto de forma presencial e por meio eletrônico. Das 86 associadas na ocasião, 66% participaram do pleito, o que representou 45 votos na chapa única e 2 votos em branco.

Entre as ações recentes protagonizadas pela ProAcústica e que abrem grandes perspectivas para o futuro, destaque para o lançamento, no final de 2021, da edição atualizada do Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho, que já contém as mudanças da última atualização publicada de forma consolidada em 29/09/21 e que entra em vigor em de 2022.

Além disso, a associação, em carta conjunta com a Sobrac – Sociedade Brasileira de Acústica, protocolou a criação do Comitê Brasileiro de Acústica na ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Com a medida, o setor poderá descentralizar e criar novas Comissões de Estudos Especiais específicas sobre diferentes áreas ao mesmo tempo, como a ambiental, de edificações, saúde, entre outras. A partir do comitê cada comissão terá uma agenda própria e autonomia para elaboração dos projetos e trâmites para consulta pública entre outras deliberações. Hoje, todas as demandas para criação de normas da acústica precisam entrar em uma fila na agenda da Comissão de Estudo Especial de Acústica 196.