ProAcústica participa de reuniões técnicas de normas nacionais e internacionais

A entidade tem voz ativa na elaboração e revisão de normas técnicas voltadas para o desempenho acústico em edificações habitacionais. A ABNT NBR 15575 completou cinco anos e tem início o processo de reexame. Normas da ISO incluem a participação de brasileiros.

A ProAcústica participa ativamente, desde 2013, na elaboração da ABNT NBR 15575 que trata de desempenho em edificações habitacionais. Após completar cinco anos a norma, que estabelece requisitos de desempenho acústico para edificações residenciais, entrou em processo de revisão e contará, mais uma vez, com a colaboração direta da associação.

Em setembro de 2018, a comissão especial de Desempenho das Edificações reativou a ABNT/CE-002:136.001, no SindusCon SP. Nesta revisão, antes das plenárias deliberativas, a norma de desempenho será avaliada e discutida em grupos de trabalhos específicos para cada requisito abordado pela norma. No caso, a ProAcústica coordenará o GT Acústica por meio do vice-presidente de Atividades Técnicas, o arquiteto Marcos Holtz, como relator, e da gerente de Atividades Técnicas, Priscila Wunderlich, como secretária.

Os GTs instituídos atuarão de forma a facilitar o consenso para as reuniões plenárias que serão marcadas, em breve. Já estão estabelecidos os grupos de desempenho estrutural, segurança contra incêndio, desempenho térmico, desempenho lumínico, desempenho acústico, estanqueidade, durabilidade e manutenibilidade.

Sob coordenação de Marcos Holtz, tendo como secretária Carolina Monteiro, a ProAcústica representa o Brasil perante a ISO no comitê técnico de acústica de edificações ISO TC 43/SC 2 Building Acoustics. Atualmente o TC 43 é responsável pela elaboração e revisão de 14 normas, já tendo o Brasil enviado 29 votos referente às diversas normas trabalhadas pelo comitê, entre 2018 até o momento.

Dentro do TC 43, o Brasil fez parte da elaboração da norma, já publicada, ISO 20189, que especifica como móveis e objetos destinados ao uso interno são avaliados em relação à absorção sonora; e das normas que aguardam publicação ISO/CD 23351-1 e ISO AWI TS 19488, sendo que esta última apresenta um esquema de classificação acústica para residências.

Referente às normas revisadas pelo comitê, o Brasil participou das seguintes: ISO 354, que trata da medição de absorção sonora em câmaras reverberantes; ISO 717 Parte 1 e Parte 2, que abordam a avaliação do isolamento sonoro em edificações; e da ISO 16283 Parte 1 que trata da medição de campo do isolamento acústico nas edificações e seus elementos.

Em âmbito nacional, dentro da Comissão de Estudo Especial de Acústica – ABNT CEE 196 o GT 1 é responsável pela área de acústica de edificações. Também coordenado por Marcos Holtz e Carolina Monteiro, o grupo foi criado como espelho da ISO TC 43 SC 2. A tradução para o português da norma ISO 16283 está avançando. A parte 1 já foi traduzida e publicada como ABNT NBR ISO 16283-1 e as partes 2 e 3 estão em processo de tradução.

Após participação ativa na revisão da norma ABNT NBR 10151, que aguarda publicação, a ProAcústica tem se empenhado, dentro do GT 8 ABNT CEE 196: Sistemas de Transporte, em atuar na elaboração da norma ABNT NBR 16425 – Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora provenientes de sistemas de transportes. A norma ficou subdividida em seis partes: a Parte 1: Aspectos gerais, publicada em 2016, aguarda o término da elaboração das demais partes que tratam individualmente de cada modal de transporte. No momento, diversos grupos de trabalho preparam os textos da Parte 2: Sistema aeroviário; Parte 3, Sistema aquaviário (ainda não iniciou a elaboração); Parte 4, Sistema; Parte 5: Sistema metroviário; e Parte 6: Sistema rodoviário. A ProAcústica atua em todos esses os grupos de trabalho, representada por Priscila Wunderlich, com o apoio de Juan Frías, Carolina Monteiro e Marcos Holtz.

Já o GT 10 ABNT CEE 196: Tratamento Acústico é coordenado por Talita Pozzer e realiza estudos para verificar a viabilidade de usar a DIN 18041 como referência para elaborar a nova norma para tratamento acústico em recintos fechados, que deverá substituir a NBR 12179.