ProAcústica participa do 1º Congresso Latino-americano de Steelframe

O presidente da ProAcústica foi convidado a fazer uma apresentação no 1º Congresso Latino-Americano de Light Steel Frame, realizado entre 28 e 29 de maio, em São Paulo.

Congresso Latino-americano de Steelframe

Davi Akkerman, presidente da ProAcústica, foi convidado a fazer uma apresentação no 1º Congresso Latino-Americano de Light Steel Frame, realizado entre 28 e 29 de maio, em São Paulo, com o tema “Acústica de Vedações Verticais para Sistemas Light Steel Frame e a Norma de Desempenho ABNT 15575”.

O evento, considerado um marco na história do sistema construtivo, reuniu as maiores autoridades em (LSF) da América além de mais de 550 profissionais de diversas regiões do Brasil e das Américas. O LSF vem ganhando espaço em diversos países e tem-se mostrado como alternativa para a construção, por se alinhar às necessidades de prazos curtos, eficiência produtiva, redução de impacto ambiental, mão de obra qualificada. O Light Steel Frame, comum nos Estados Unidos, Japão e Europa é um sistema composto por perfis leves de aço galvanizado, com fechamento de placas cimentícias, painéis de tiras de madeira orientadas (Oriented Strand Board, OSB), ou com placas de gesso acartonado. Para garantir conforto termoacústico pode ser utilizado um “recheio” de lã mineral ou de PET entre as estruturas de revestimento. 

Durante o Congresso foram apresentadas experiências como a da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que inaugurou em dezembro de 2013 o bairro Novo Plataforma, em Congonhas (MG), com 90 casas feitas com sistema construtivo Light Steel Framing (LSF). Outro “case” foi exibido pelo arquiteto Alexandre Kokke Santiago, que mostrou a construção de mais de uma centena de Unidade Básicas de Saúde em LSF, no estado de Minas Gerais, além de obras como a reforma do estádio do Maracanã, a construção da Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, e a ampliação de aeroportos como (Guarulhos), Steel Frame.

Sistema industrializado, o LSF permite a racionalização e a precisão na montagem na obra, evitando entulhos e sujeira. Outros pontos importantes são a precisão que o sistema oferece, além da velocidade da montagem, organização do canteiro de obra, pode proporcionar uma economia significativa.

Congresso Latino-americano de Steelframe