ProAcústica participa do Congresso da ICA, no Canadá, que teve 2.300 participantes

A Associação esteve representada no 21º Congresso Internacional de Acústica realizado no Palais des Congrès, no centro de Montréal, no Canadá.

ICA 2013 - Montreal, Canadá

O presidente da ProAcústica, Davi Akkerman, e dois conselheiros da entidade, Edison Morais e Débora Barretto, participaram no início de junho do 21 º Congresso Internacional de Acústica, realizado no Palais des Congrès, no centro de Montréal, no Canadá, pelo ICA (International Accoustic Comission), Sociedade Acústica da América (ASA) e a Associação Canadense de Acústica (CAA). Com 2.300 inscritos, mais de 1.600 documentos técnicos e 49 estandes de exposição, o ICA 2013 representa um dos maiores encontros mundiais de acústica. As palestras plenárias ficaram a cargo de cinco profissionais: Hugo Fastl (Alemanha), “Fundamentos e aplicações da psicoacústica”; Hideki Tachibana (Japão), “A acústica do espaço público de informação e de segurança”;  Tapio Lokki (Finlândia), “Avaliação sensorial de sala de concertos acústica”; Murray Campbell (Reino Unido), “Acústica de instrumentos de sopro”; e Stan E. Dosso (Canadá), “Estudando o mar com som”.

O ICA 2013 utilizou um sistema moderno de gerenciamento de apresentações, para facilitar o funcionamento das sessões técnicas, que puderam ser carregadas, de qualquer lugar do mundo. Durante o Congresso, um vídeo esteve disponível no Palais des Congrès, para que os autores pudessem rever suas apresentações e fazer eventuais modificações. O uso do sistema de gestão de apresentações eliminou as interrupções causadas normalmente pelos computadores durante cada sessão. Uma extensa exposição mostrou os mais recentes produtos, materiais, serviços e publicações em todas as áreas de acústica, num salão central do Palais des Congrès, ligado à área de sessões de pôsteres.

A abertura do Congresso foi marcada pela apresentação do Cirque Éloize, uma trupe de circo Montréal.  No dia seguinte, foi a vez do grupo orquestral I Musici, que se apresentou na igreja St. Jean Baptiste Mas um dos pontos altos do evento foi a visita técnica à Maison Symphonique, sala de concertos inaugurada em setembro de 2011, com capacidade total de 2.100 lugares. O local abriga a Orquestra Sinfônica de Montréal, e acolhe, regularmente, apresentações da Orchestre Metropolitain, I Musici de Montréal, e Les Violons du Roy, além do Festival de Jazz de Montreal, entre outros eventos de música amplificada. Para 2016, o Congresso do ICA será realizado em Buenos Aires, Argentina.

Para mais informações sobre o ICA 20-13 | acesse aqui

 ICA 2013 - Montreal, Canadá