ProAcústica passa a integrar GT do Sinaenco sobre norma de desempenho

Convidada, a ProAcústica vai integrar o Grupo de Trabalho (GT) da Norma de Desempenho do Sinaenco – Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva.

A ProAcústica foi convidada a integrar o Grupo de Trabalho (GT) da Norma de Desempenho do Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva), criado em 2014, para avaliar o impacto da norma no setor. O engenheiro Ricardo Hunziker, coordenador do GT, lembra que o grupo vem repercutindo o assunto internamente e abrindo interlocução com entidades afins. Entre outros temas, a grande preocupação é delimitar a responsabilidade do projetista, que só pode responder pelo escopo do seu trabalho.

Para o presidente da ProAcústica, Davi Akkerman, com a criação deste GT o Sinaenco está atuando positivamente dentre demais associações do setor, no sentido de ajudar a esclarecer toda a cadeia produtiva da construção habitacional, quanto à aplicabilidade da NBR 15.575, suas dificuldades, desafios e contribuições. “Dessa maneira, como o capítulo de desempenho acústico é tema dos mais amplamente tratados na norma, a ProAcústica tem participação fundamental nesse processo. Como um dos focos da nossa entidade é o desempenho acústico das edificações, podemos agregar uma importante contribuição ao GT, elucidando as informações sobre acústica reunidas em nossa recente publicação do Manual sobre a Norma de Desempenho”, destaca.

Akkerman avalia que o GT do Sinaenco é de elevada competência técnica, trazendo dentre os seus participantes um universo de profissionais ativos e esclarecidos sobre as questões da norma. “Este trabalho tem grande importância para o setor, pela abrangência nacional do Sinaenco, e servirá para esclarecer os projetistas sobre as especificidades da Norma de Desempenho e sua aplicação na prática”, esclarece.