ProAcústica promove 4º Encontro de 2012 e faz balanço das realizações do ano

Revisão das normas brasileiras de acústica, aprovação da Norma de Desempenho, realização dos Ensaios Interlaboratoriais e criação do curso de pós-graduação em Engenharia Acústica foram as principais conquistas da entidade no ano de 2012.

A ProAcústica irá realizar, no dia 5 de dezembro, seu 4º Encontro Associados & Convidados de 2012, no Bourbon Convention Ibirapuera, em São Paulo, onde reunirá empresas e profissionais para fazer o balanço geral das atividades e resultados obtidos durante o primeiro ano de vida da entidade. De acordo com Davi Akkerman, presidente da ProAcústica, 2012 foi um ano de muito trabalho e resultados.

A principal conquista se deu com a revisão das normas brasileiras de acústica, a NBR 10.151 e 10.152, cuja data limite para votação é 10/12/12. A Comissão de Estudo de Desempenho de Edificações do Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-02), composta de vários membros da ProAcústica, conseguiu no curto prazo de três meses revisar as duas normas nacionais. “De maio a setembro a dedicação aos trabalhos foi completa, mas o esforço conjunto compensou, pois agora teremos normas atualizadas”, destaca Akkerman. 

Segundo Krisdany Cavalcante, coordenador da Comissão de Estudo, foi possível fechar dois excelentes projetos. Os trabalhos de revisão foram acelerados por meio de um plano de trabalho diferenciado, com reuniões de dois dias consecutivos a cada encontro, de modo que a conclusão dos trabalhos se deu no prazo previsto. “Apesar do prazo curto, eu diria que isso contribuiu para a objetividade. Como esta é uma atividade voluntária e que envolve um número grande de especialistas, resgatamos os pontos convergentes e focamos nas soluções das questões pendentes, construindo os projetos que hoje se encontram em consulta nacional”, informa.

Além disso, a aprovação da Norma de Desempenho (NBR 15.575), que entrará em exigibilidade em maio de 2013, contando com o importante capítulo de Desempenho acústico nas edificações, também contou com grande participação dos profissionais e suporte da ProAcústica. 

Outra grande conquista da entidade, segundo Akkerman, foi a criação do curso de pós-graduação lato sensu de “Formação em Engenharia Acústica de Edifícios e Ambiental”, realizado pela ProAcústica, em parceria com a POLI Integra, da Escola Politécnica da USP, Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), e Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa (IST), de Portugal. “O curso de 120hs, realizado na Poli-USP, foi um grande sucesso e formou 33 profissionais. Os alunos receberão o Diploma de Formação Avançada (DFA) em Engenharia Acústica, e contaram com professores de alto nível, entre especialistas nacionais e internacionais. Em 2013, vamos repetir o curso”, informa o presidente da ProAcústica.

Akkerman destaca ainda a importante realização dos Ensaios Interlaboratoriais, no início de dezembro, com a participação de 07 laboratórios nacionais de acústica de medições de campo. Os principais objetivos dos ensaios são a avaliação da precisão dos métodos de medição e suas incertezas, (ISO 140-4; ISO10052; ISO 3382-2) e a avaliação de performance de cada laboratório. “O Ensaio Interlaboratorial é uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e da melhoria contínua dos laboratórios, pois permite conhecer o seu desempenho comparativamente aos dados obtidos pelos demais participantes. Contribuí também para identificar erros na cadeia de medição e realizar correções necessárias”, destaca Akkerman. Essa é a primeira vez que se faz uma avaliação dessas no país, procedimento rotineiro em laboratórios europeus e americanos. “Esse é o primeiro passo que a ProAcústica está dando para candidatar-se, junto ao Inmetro, ao processo de acreditação como instituição provedora de ensaios laboratoriais, realização inédita no Brasil na área de acústica”, esclarece o presidente da entidade.

Outra das razões para comemoração é que a ProAcústica foi aceita como membro oficial do International Institute of Noise Control Engineering (I-INCE), uma das mais respeitadas entidades mundiais na área de acústica. A afiliação foi anunciada durante o InterNoise 2012, o mais importante congresso internacional do setor, cuja 42ª edição aconteceu em agosto último, em Nova York (EUA). Isso dá maior credibilidade e visibilidade internacional à associação.

Evento | 4º Encontro Associados & Convidados 2012
Data | 05/12/12 | 4ª feira
Horário | 8h00 às 11h45
Local | Bourbon Convention Ibirapuera – Sala Gaivota 2 – Av. Ibirapuera, 2.927 – Moema – São Paulo, SP
Fone | 11 5041-303611 5041-3036
Email | contato@proacustica.org.br
   
PROGRAMAÇÃO
   
08h00 | Café da manhã de boas vindas
08h50 | Abertura – Davi Akkerman, Presidente da ProAcústica
09h00 | Acústica Ambiental – Nicolas Isnard, Coordenador Comissão
09h10 | Classificação Acústica para Restaurantes – Marcos Holtz, Coordenador Comissão
09h20 | Acústica em Edificações – Juan Frias, Coordenador Comissão NBR 15.575
09h30 | O projeto de revisão das Normas de Acústica NBR 10.151 e 10.152 – Eng. Krisdany Cavalcante – Coordenador da CE-02:135.01 Desempenho de Edificações
10h10 | Esclarecimentos gerais – Perguntas & Respostas
10h30 | Resultados Pesquisa de Satisfação & Plano de Ações 2013 – Luciano Marcolino, Diretor Comunicação & Marketing
11h00 | Diretoria Biênio 2013-14: Abertura de candidatura para chapas de nova Diretoria
11h20 | Agradecimentos & Encerramento
11h30 | Assembleia Geral: Reunião do Conselho & Associados

ProAcústica – www.proacustica.org.br