ProAcústica promove Workshop sobre Mapeamento de Ruído em cidades

A ProAcústica irá promover, nos dias 25 e 26 de abril, o Workshop sobre Mapeamento de Ruído destinado a arquitetos, engenheiros, construtoras, profissionais de planejamento urbano, de prefeituras e órgãos públicos, ambientalistas e sociólogos.

O evento tem como objetivo mostrar o estado da arte do mapeamento de ruído em nível internacional; conhecer as potencialidades dos mapas de ruído como indicadores da poluição sonora e instrumentos de planejamento e design urbano; aprender os requisitos para mapear áreas urbanas e relacioná-los à NBR 15.575 visando a qualidade sonora ambiental, entre outros temas.

Com carga horária de 12 horas, o workshop será dado pelo especialista português J. L. Bento Coelho, doutor em Engenharia Acústica (PhD) pelo Institute of Sound and Vibration Research, da Universidade de Southampton (Reino Unido), professor de Acústica do Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa (Portugal), membro do Expert Panel on Noise, da Agência Europeia do Ambiente, e Consultor da Comissão Europeia para assuntos de acústica ambiental, entre outras qualificações.

Entre os temas apresentados estão: Gestão de transportes urbanos (rodoviário, ferroviário e aéreo) versus ruído ambiental; Efeitos do ruído na saúde; Norma de Desempenho NBR 15.575 para qualidade sonora nos ambientes internos; Os mapas de ruído como instrumentos de diagnóstico e de planejamento; Metodologias de base para mapeamento de ruído; A complexidade da gestão de ruído em grandes cidades; Princípios e soluções de gestão e redução de ruído; mapas de ruído como ferramentas essenciais nas “smart cities”; Estratégias para implementação dos programas de mapeamento de ruído; Discussão de casos e a experiência europeia; e as experiências de Hong-Kong e do Chile.

O mapeamento de ruído é uma ferramenta para diagnóstico e gestão de ruído urbano, que indica como avançar e promover medidas e ações técnicas para redução do ruído com o menor custo, definindo estratégias e políticas ambientais integradas para combater a poluição sonora e aumentar a qualidade de vida nas cidades.

Data | 25 e 26/04/14 (6a feira e Sábado)

Horário | Sexta-feira

08h30 às 12h45 (com um intervalo de 15 min para coffee-break)
12h45 às 14h00 (almoço livre)
14h00 às 18h15 (com um intervalo de 15 min para coffee-break)

Horário | Sábado

08h30 às 12h45 (com um intervalo de 15 min para coffee-break)

Investimento |
Associados ProAcústica | R$ 800,00
Demais Inscritos | R$ 1.000,00

Local | Station Centro de Treinamento – Unidade Vila Olímpia
Endereço | Av. Dr. Cardoso de Mello, 1491 – Vila Olímpia – São Paulo/SP – CEP 04548-005 – Fone | 11 3704-4377