ProAcústica realiza workshop sobre as atualizações em desempenho acústico da NBR 15575

Para apresentar as atualizações relativas ao desempenho acústico da atualização da ABNT NBR 15575 e do novo Manual ProAcústica da Norma de Desempenho – que está disponível para download no site associação – a ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) realiza no dia 06 de abril (quarta-feira), das 16h às 17h, um workshop gratuito transmitido online pelas plataformas da entidade.

O evento faz parte de uma série de workshops produzidos pela ProAcústica com a participação de especialistas de grande experiência na área e que atuam em diferentes regiões do Brasil. O mediador será Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas; com as participações de Davi Akkerman (coordenador do Comitê de Edificações); e dos conselheiros José Carlos Giner e Cândida Maciel. Além da participação de Rafael Schmitt, vice-presidente de recursos associativos da associação.

A norma de desempenho é uma ferramenta de indiscutível importância na consolidação da qualidade da construção no Brasil. As partes referentes ao isolamento acústico ganharam relevância não só entre arquitetos, construtores e especialistas brasileiros, mas tem despertado grande interesse por profissionais ligados à construção civil nos Estados Unidos, Canadá entre outros países.

A última atualização da ABNT NBR 15575 aconteceu em setembro de 2021 e foi publicada pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil – CB-002 da ABNT. A proposta foi baseada em um documento inicial elaborado por um grupo de especialistas em acústica que contou com a participação da ProAcústica no âmbito Grupo de Trabalho da Norma de Desempenho; por representantes das Universidades Federal de Santa Maria e Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); e pela Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac).

A revisão, entre outras mudanças, estabeleceu a definição da classe de ruído para edifícios residenciais em função do cálculo do nível de pressão sonora, em decibel, incidente nas futuras fachadas de dormitórios. Antes o texto definia as classes de ruído 1, 2 e 3 conforme a localização da habitação e avaliação subjetiva de dos níveis ruídos no entorno.

Workshop | Mesa Redonda Manual NBR 15575
Data | 06 /04/22 – 4ª feira
Horário | das 16h às 17h
Investimento | gratuito

Transmissão ao vivo | Canal Youtube – @associacaoproacustica

Inscrições | Acesse aqui