Propagar o conceito de menos ruído e mais saúde por meio da comunicação é um dos objetivos da nova diretoria da ProAcústica

Renovar a comunicação será um dos principais desafios da nova diretoria eleita para presidir a ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, nos próximos dois anos. Com novos integrantes e perfil mais jovem, o mais recente time que comandará a associação terá Marcos Holtz, como Presidente Executivo, durante a gestão 2024-2025.

Profissional com sólida carreira no mercado da acústica no setor imobiliário e com participação importante em ações históricas no âmbito da ProAcústica, Holtz promete ampliar o alcance do discurso do conforto acústico com a população por meio da criatividade e do uso das novas tecnologias das redes sociais e da Inteligência Artificial. A ideia é atingir como mais eficácia o maior público possível, com uma comunicação mais social e que ultrapasse o conhecimento de técnicos em acústica, arquitetos, engenheiros e profissionais da saúde.

“Temos que ampliar o discurso para além dos profissionais/pesquisadores da área e levar uma mensagem que seja mais acessível para a população”, ressalta Holtz. O intuito é buscar maneiras de comunicar de forma clara e interessante, durante o ano todo, trazer informações sobre as maneiras que os sons influenciam nosso conforto e saúde, com novas ações em diferentes esferas da sociedade.

Para os próximos anos a ProAcústica quer ampliar o número de atividades de intervenção urbana, com iniciativas que mesclem o debate sobre as questões técnicas da acústica com movimentos político-sociais. O foco é alertar a população para que cobrem os governos e os poderes legislativos e judiciário sobre medidas que combatem os efeitos da poluição sonora.

“Só vamos conseguir realmente melhorar as condições de quem sofre com a poluição sonora quando cobrarmos o poder público sobre o que já está definido em lei. E a ProAcústica tem longa experiência com intervenções que têm esse caráter, como fazemos anualmente, durante o INAD Brasil – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, em ações que já ocorreram em São Paulo, na avenida Paulista, no Elevado João Goulart, no Monumento às Bandeiras e, em Porto Alegre, no Monumento ao Laçador.

Outro importante desafio para a ProAcústica é a organização do próximo Inter-Noise São Paulo, um dos principais eventos mundiais de acústica, que será realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 24 e 27 de agosto de 2025, no WTC Events Center & Sheraton WTC Hotel. “É um congresso que atrai mais de mil especialistas de diversas áreas de acústica do mundo”.

Novos projetos estarão sempre em discussão nessa gestão. Entre eles, no âmbito do Comitê de Acústica Ambiental, a ProAcústica pretende lançar no INAD 2024 um guia para as prefeituras com um passo a passo para a elaboração de editais para o planejamento de mapas de ruído. A publicação trará aos gestores públicos, que tenham a política ambiental na agenda, orientações para a implementação de políticas públicas contra ruídos.

O Brasil tem questões práticas muito sérias que envolvem a poluição sonora e outros temas importantes da acústica. A cidade de São Paulo é talvez um dos maiores exemplos desta importância, com destaque para a questão do ruído de obras, lembra Holtz. “Tivemos um decreto da prefeitura regulamentando o ruído de obras há mais de um ano, trazendo níveis sonoros permitidos por período, com determinação das penalidades e instituindo o PSIU como responsável pela fiscalização. O problema é que não temos profissionais suficientes neste órgão público para fazer a fiscalização. A regulamentação, se for seguida e fiscalizada, trará grandes benefícios.

Outro projeto no radar da associação é a criação de uma certificação indique a classificação do desempenho acústico de uma edificação, algo similar à Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, do InMetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). “A população em geral ainda não conhece como funciona o desempenho acústico das habitações. A ideia seria tornar o entendimento do desempenho acústico fácil e intuitivo, acessível a toda a população. É um trabalho bastante desafiador que tem que envolver todos os atores do mercado, mas será uma ferramenta importante para mostrar para o público a importância da acústica para a saúde”.

A nova diretoria promete continuar o trabalho de colaboração e desenvolvimento de normas técnicas e produção de conteúdo voltado para a cadeia produtiva. Fruto de um longo esforço de todos os representantes das empresas associadas que trabalham em prol da ProAcústica desde a sua a fundação.

“Assim a associação continuará a estimular a melhoria contínua dos Grupos de Trabalho GT’s; do InterLab (Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica) e qualificação das empresas por meio do Selo QualiLab; do desenvolvimento e revisão das Normas Brasileiras relativas à acústica no ABNT CB 196 Acústica Comitê Brasileiro de Acústica; e das ações que estimulem a criação de Mapas de Ruído em todo o país”.