Saúde pública nas escolas é tema de seminário e parceria com a ProAcústica

O evento promoveu trabalho realizado em escola municipal de educação infantil que terá estudo sobre conforto acústico, saúde e produtividade de professores e alunos.

A ProAcústica está apoiando o Instituto Assiah na construção de mais um case de intervenção para aumentar o conforto acústico na sala de aula, desta vez a escola municipal de educação infantil Joaquim Manuel de Macedo, no Jardim Brasília, em São Paulo. A elaboração do case, usando a experiência acumulada durante a intervenção na escola Amorim Lima do Butantã, resultará num trabalho conjunto com o IEA Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, cujo diretor é o médico Paulo Saldiva. O Instituto Assiah, uma entidade que promove as práticas de sustentabilidade no ambiente construído, desenvolve o projeto de avaliação de desempenho ambiental e acústico da escola, as propostas de gestão ambiental, a intervenção no edifício, além da avaliação de resultados.

Para promover e discutir a ação, o Instituto Assiah organizou, em meados de novembro, um seminário sob o tema “Eficiência, Saúde e Cultura da Sustentabilidade nas Escolas”, na Câmara Municipal. A fonoaudióloga Ana Claudia Fiorini da Unifesp, uma das palestrantes, chamou a atenção para o problema da exposição excessiva ao ruído por parte dos jovens nas atividades de lazer. “Fica difícil minimizar o risco de queda auditiva quando a atividade está associada a uma imagem positiva e prazerosa. Os fones de ouvido, a balada e a discoteca perturbam o sono, diminuem a concentração, causam estresse e irritabilidade. Na escola, o ruído na quadra, no refeitório e na sala de aula quase sempre supera o sinal: a voz do professor”, alertou Fiorini, durante o seminário.