Sinaenco promove evento para disseminação de agenda BIM no Brasil

Seminário contempla os desafios da implementação de uma agenda BIM, voltada a assinalar uma expectativa em torno de dez anos, para implantar essa metodologia no setor de obras públicas.

Recente no Brasil, o conceito da modelagem informatizada para a construção – BIM na sigla em inglês – surgiu na década de 1970. O BIM na infraestrutura agora está chegando por aqui. A publicação de um decreto federal recente estabelece uma estratégia para a disseminação do BIM, conhecida como Estratégia BIM-BR. Com isso, o Brasil passa a contar com diretrizes e metas para a adoção de uma metodologia da informação no setor da construção civil.

Inserido neste novo cenário, o Sinaenco (sindicato de engenharia consultiva) organizou com apoio, entre outras entidades, da ProAcústica, no começo de novembro, um seminário para contemplar os desafios da implementação de uma agenda BIM no Brasil, voltada a assinalar uma expectativa em torno de dez anos, para implantar essa metodologia no setor de obras públicas. Alguns órgãos de governo federal, a partir de 2021, devem exigir o BIM na elaboração de modelos em disciplinas de arquitetura e de engenharia.

Presente na construção mundial de obras de infraestrutura, o evento destacou a experiência de países que vêm impulsionando estratégias públicas, de uso das tecnologias nas áreas de planejamento, projetos e obras, como o Chile e os Estados Unidos. O seminário teve a presença do especialista em BIM, Calvin Kam, da Universidade de Stanford, que contribuiu no programa de Building Information Modeling da GSA dos Estados Unidos, a agência independente de serviços administrativos americanos; da coordenadora do comitê gestor da Estratégia BIM-BR, Talita Saito, e do professor da Universidade Católica do Chile, Alberto Fernandez Gonzalez.

Os debates contaram com a participação de representantes da academia de estatais e órgãos públicos. O programa do seminário incluiu palestras, mesas redondas e a apresentação de cases de empreendimentos públicos desenvolvidos em plataformas BIM. Voltado para empresários da construção, o seminário constituiu uma oportunidade para entender as demandas de curto e médio prazos e planejar o investimento em BIM.

Para gestores e servidores públicos, esse foi um momento de troca de experiências, que servirão para orientar a contratação e o recebimento de serviços de infraestrutura. Profissionais, acadêmicos e estudantes serão os principais beneficiários dessas discussões no sentido de avaliar as tendências mundiais e as necessidades de capacitação dentro desse novo contexto.