Universidade Federal de Santa Maria promove Semana Acadêmica sobre Engenharia Acústica

O Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia Acústica (DAAC), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizou em abril a IV SAEAC – Semana Acadêmica do Curso de Engenharia Acústica. Com o tema “ProAcústica 13 anos promovendo a acústica no Brasil. Breve histórico e principais ações”, a engenheira Bárbara Fengler, da Empresa Associada Giner, representou a ProAcústica com uma palestra.

Fengler fez um breve resumo da norma ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais – Desempenho, como surgiram os requisitos de desempenho, além de apresentar outras normas de desempenho acústico. “Para exemplificar na prática a aplicação da norma mostrei um estudo de caso, os requisitos aplicados, como foi realizado o mapa de ruído, as simulações de isolamento, quais as soluções adotadas para cada caso e, por fim, quais os ensaios realizados e resultados obtidos”, detalhou Fengler.

Para Karina Porto, diretora-geral do DAAC, a “IV SAEAC é importante não só para a integralização do curso, mas, também, para aumentar o networking, conhecer pesquisadores e profissionais de outras cidades, descobrir as oportunidades de estágio e emprego ao aproximar os alunos das empresas, divulgar o curso e conhecer as novidades das áreas de atuação”.

Por esse motivo, Fengler esclarece que “é de extrema importância que os participantes já conheçam, pelo menos um pouco, de como é o desenvolvimento de um projeto acústico de uma edificação residencial para atendimento de uma das normas mais importantes para o setor atualmente. Além disso, a integração desses estudantes com profissionais, fornecedores e associações da área é de extrema valia para que já possam pensar sobre a futura posição no mercado”.

Os principais aspectos da engenharia acústica, relacionados a conforto acústico, aplicação de norma de desempenho, projetos na área da construção civil, controle de ruído, novos materiais, carreira acadêmica, campanha de conscientização sobre ruído (INAD) e a história do curso, foram debatidos com os alunos da UFSM no evento, destacou Porto. O evento teve como público-alvo futuros consultores acústicos, desenvolvedores de novos materiais e softwares e pesquisadores da área.