Workshops promovem estudo técnico para subsidiar a revisão da Norma de Desempenho

Para a organizadora dos eventos, Maria Angélica Covelo Silva, as consultas às entidades trouxe à tona as tendências de revisão entre os principais temas do setor

O setor da construção civil deu a largada para os estudos técnicos voltados para subsidiar a revisão da Norma de Desempenho da ABNT NBR 15575 e realizou consultas às entidades entre fevereiro e abril deste ano. Patrocinados pela CBIC e pelo SindusCon de São Paulo, com apoio do Senai nacional, a série de eventos reuniu as tendências de revisão para temas como requisitos de segurança contra incêndio, desempenho térmico e lumínico, acústica de sistemas de vedações verticais internas e externas, além do desempenho acústico de sistemas de pisos.

A ProAcústica foi convidada a participar com contribuições de melhorias para a revisão da Norma ABNT NBR 15575 e relativas aos requisitos de desempenho acústico de sistemas de vedações verticais internas e externas e sistemas de pisos. As discussões e contribuições da ProAcústica aconteceram no âmbito do Grupo de Trabalho Desempenho Acústico, para cada um dos temas apresentados.

No tema subsídios – workshop 3 – para a revisão da ABNT NBR 15575 quanto aos requisitos de desempenho acústico de sistemas de vedações verticais internas e externas, o representante da ProAcústica foi Marcos Holtz, vice-presidente de atividades técnicas. E, para o tema subsídios – workshop 4 – na revisão da ABNT NBR 15575 quanto aos requisitos de desempenho acústico de sistemas de pisos, o representante da ProAcústica foi o engenheiro Rafael Schmitt, coordenador do Grupo de Trabalho Pisos e Mantas.

Os workshops, com número limitado de convidados, ocorreram em Brasília e São Paulo e reuniram representantes de institutos de pesquisa, fabricantes de materiais e projetistas, segundo a organizadora dos eventos, a engenheira civil e professora Maria Angélica Covelo Silva. Os realizadores vão reunir as consultas por escrito que será encaminhada à comissão de estudos da ABNT encarregada da revisão. Vários participantes enviaram perguntas durante a realização dos workshops que foram transmitidos ao vivo pelo Facebook do SindusCon e da CBIC. Os vídeos estão disponíveis no site do sindicato. Segundo Covelo Silva, um documento com a síntese das tendências de revisão será apresentado no próximo Encontro Nacional da Indústria da Construção, no dia 18 de maio, em Florianópolis.