A produtividade na acústica de edificações

No artigo de Marcos Holtz, vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, é abordado a acústica de ambientes construídos atrelado ao conceito de produtividade e à forma como a engenharia e a arquitetura se valem de fatores de produção para gerar soluções de desempenho acústico. A inspiração, entre outras, é a participação e o apoio da ProAcústica na plataforma e Prêmio Produtividade “Do Mesmo Lado”.

Na acústica de ambientes construídos podemos atrelar o conceito de produtividade à forma que a engenhosidade humana criou modelos matemáticos e sistemas construtivos para solucionar os problemas de acústica encontrados nas construções. Por muitos anos, até o começo do século XX, eram resolvidos por tentativa e erro. A partir do desenvolvimento de microfones e de alto falantes a ciência da acústica se desenvolveu e criou ferramentas de engenharia com o máximo desempenho e menor custo possível.

Para obter produtividade e performance na acústica a fase de concepção dos projetos é fundamental. É o momento onde as soluções podem ser testadas para obtenção do melhor custo-benefício e desempenho. Ou seja, ao fazer certo desde o início, evitam-se as possíveis correções após a obra pronta. Na construção, o acompanhamento do especialista faz com que o desempenho que foi previsto no papel aconteça na realidade.

Após a ABNT NBR 15575 entrar em vigor houve um grande impulso no desenvolvimento de soluções otimizadas. A partir do momento que a norma apresenta critérios e resultados a serem atingidos sem obrigar que determinadas soluções sejam aplicadas, as portas para soluções inovadoras foram abertas, seja através da otimização de soluções consagradas até a criação de novas técnicas que permitissem mais desempenho de maneira mais rápida e eficiente. O processo de construção industrializado permite obras mais padronizadas e com maior controle de qualidade, favorecendo assim o desempenho acústico, que é muito sensível a frestas ou imperfeições na execução.

Todos os sistemas construtivos têm características acústicas, como a capacidade de isolar, absorver ou espalhar os sons. A maneira como são utilizados vai fazer com que sejam efetivos ou não. Assim, muitas construtoras podem ter preferências por determinados sistemas, tais como blocos de concreto, cerâmico, gesso ou lajes maciças e cubeta. Cabe ao projetista escolher as soluções mais adequadas e, em alguns casos, projetar algo específico conforme a necessidade. Nesse processo, por exemplo, é possível isolar sons com materiais leves e pesados, mas ambas as formas têm prós e contras.

Na produtividade da construção de programas habitacionais o desempenho acústico é um pré-requisito e é levado muito a sério pelas entidades responsáveis pelo financiamento dos empreendimentos. Dessa forma, as questões de acústica devem ser previstas no momento dos estudos de viabilidade dos projetos. Hoje é possível encontrar caixilhos com bom isolamento acústico viabilizados para habitação popular.

Com o acontecimento da Pandemia do Covid-19, ficou evidenciado que as habitações brasileiras não estavam preparadas para se tornarem ambientes de trabalho pois o ruído começou a impactar na produtividade. Com a nova realidade, muitos brasileiros buscaram adaptar os espaços residenciais que ainda são muito suscetíveis ao ruído. Esse aspecto contribuiu com o setor de varejo da construção civil durante esse período. As adaptações em portas e janelas são os pontos mais críticos e caminho preferencial dos ruídos externos e internos. Vizinhos também podem incomodar, mas boa parte dos problemas são resolvidos com boas práticas de convivência. Porém, quando o bom senso não consegue resolver os conflitos, reforços no isolamento acústico passam a ser necessários. Paredes de drywall e de blocos com alto desempenho acústico são utilizadas amplamente nesse caso e, para o ruído de impacto em lajes, foram desenvolvidas soluções de baixo custo e fácil execução, como argamassas e emulsões acústicas.

No ambiente de trabalho, muitos estudos já comprovaram que condições acústicas ruins são um dos maiores incômodos relatados por colaboradores em escritórios e impactam na produtividade. Distrações e perda de privacidade estão entre as principais consequências negativas de uma acústica inadequada. Por este ponto de vista, a construção de um escritório com um bom projeto acústico é um investimento com retorno possível, inclusive, de ser estimado.

A cadeia de fornecimento para atendimento aos critérios acústicos está em busca constante por soluções de maior eficiência, menor desperdício e custos mais baixos. Esse desenvolvimento de melhores soluções resulta em obras mais limpas, práticas e rápidas.

Marcos Holtz, vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica- Associação Brasileira para a Qualidade Acústica

Abrainc promove Prêmio Produtividade 2021

A ProAcústica é parceira pelo segundo ano consecutivo da 2ª edição do Prêmio Produtividade, uma plataforma formada em 2020 através do Comitê de Produtividade das Entidades “Do Mesmo Lado”  – que acontece em conjunto com o FILI – Fórum de Inovação de Liderança da Incorporação – numa iniciativa da Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias.

A iniciativa foi criada para estimular a troca de experiências e o reconhecimento das boas práticas, soluções e ferramentas que tenham impacto na melhoria da produtividade e que contribuem para o desenvolvimento da cadeia da construção. E para reconhecer os esforços e ampliar a visibilidade de empresas que se destacaram na sua atividade, aumentando a produção e a competitividade, a Abrainc está promovendo o Prêmio Produtividade 2021 em que a ProAcústica é uma das patrocinadoras.

Segundo Luiz Antonio França, presidente da Abrainc, “a participação da ProAcústica é de fundamental importância neste contexto. Pois trata-se de entidade com a missão de difundir os benefícios das soluções acústicas na construção civil como fator primordial para o conforto e bem-estar dos usuários, e que contribui enormemente como fator de sustentabilidade dos empreendimentos. A ProAcústica fomenta as discussões sobre a habitabilidade dos espaços, um dos itens mais valorizados no perfil do novo consumidor”. Para tanto, congregar as entidades da construção fortalece o setor como um todo e promovem o crescimento sustentável do segmento. “Entendemos, também, que o estímulo e o reconhecimento às ações adotadas para o crescimento da cadeia da construção são essenciais e contribuem para fortalecimento da produtividade e da inovação em todos os setores relacionados”, finaliza França.