B32, um teatro de uso múltiplo onde o ajuste acústico é uma decorrência natural dos acertos de layout, situado em uma das avenidas mais agitadas de São Paulo, a Faria Lima

Um espaço de artes em conexão com a cidade, que chama a atenção por seu arrojado projeto inovador. Este é o Teatro B-32, instalado há quase três anos, em uma das avenidas mais agitadas de São Paulo, a Faria Lima. Construído em um complexo que inclui Torre Comercial, Praça e Central de Utilidades é um espaço de uso múltiplo que abriga eventos com expressões artísticas de diversos formatos, de uma orquestra de jazz sinfônica, espetáculos de dança contemporânea até atividades cênicas

Com foco na integração urbana do Complexo, a praça é aberta ao público franqueada para os mais diferentes tipos de apresentações. No térreo da Torre Comercial e na cobertura do Teatro foram construídos restaurantes e obras de artes temporárias aplicadas em partes dos muros da Central de Utilidades. Além de ocupações das áreas do subsolo do Teatro, com atividades complementares.

Teatro B-32

Para atender as disciplinas de acústica, especialidade teatral, como planejamento técnico espacial, tecnologia de palco, iluminação cênica e áudio/vídeo, o projeto foi assinado pela empresa Acústica & Sônica. Segundo José Augusto Nepomuceno, consultor principal da empresa, “um teatro num empreendimento com esta visão urbanística só poderia ter uma vocação múltiplo uso. E esta expressão tem horizonte amplo no B-32 porque sua programação não se limita às diferentes expressões das artes performáticas. Eventos corporativos e institucionais são recebidos no local como pauta importante e fundamental para sua operação. E esta paleta muito abrangente de programas foi a base para o desenvolvimento do nosso projeto”.

Programa de uso múltiplo e a absorção sonora

Um dos pontos de partida do projeto considerou um piso plano para atender a organização de diferentes formatos de plateia de forma rápida e segura, por conta do programa de uso e do planejamento espacial. Nesse caso utilizou-se o sistema de elevadores com espiras, no qual cada fila da plateia é um elevador e as poltronas giram e se recolhem sob a plateia. “Podemos transformar a plateia de formação em arquibancada para piso plano em aproximadamente 20 minutos com um único operador”, destaca Júlio Gaspar, coordenador geral do projeto na Acústica & Sônica.

Uma parte importante da absorção sonora fixa no espaço são as poltronas. “Este é sempre um balanço complexo entre acústica, conforto e circulação. As poltronas foram ensaiadas para confirmação dos seus coeficientes de absorção sonora”, confirma Nepomuceno.

O ajuste acústico do B32 é uma decorrência natural dos acertos de layout. Quando a arquibancada está inclinada, as poltronas ficam mais “expostas” para o ambiente acústico da sala, aumentando a absorção local. Na modalidade piso plano, poltronas recolhidas, com poltronas sem estofado, por exemplo, o tempo de reverberação aumentará pela diminuição de absorção no local.  

Dependendo da ocupação do local, piso plano ou arquibancada com inclinação máxima, e a presença ou não de vestimentas cênicas no palco, o tempo de reverberação no local pode ser variado em 22%, entre 0,86 s e 1,05 s. Já o palco tem vestimentas cênicas que são muito absorventes. “O Teatro ao longo do tempo aprenderá como lidar com estas possibilidades do espaço. É um processo de aprendizado e convivência muito comum na ocupação dos espaços de escuta sensível. A ideia não é evitar a reverberação. Queremos medidas as mais apropriadas possíveis. E isto depende do programa e daquilo que pretendemos como assinatura acústica do local”, confirma Nepomuceno.

Para ampliar o uso do Teatro no formato de piso plano, a parede de fundo da plateia principal é uma divisória retrátil com acabamento muito convencional em vinil que pode ser recolhida conectando a sala ao Foyer do Teatro. Nas paredes de fundo dos balcões foi aplicado o mesmo revestimento acústico das paredes: madeira e uma variação de difusores e absorção acústica. Esta divisória no fundo da plateia tem também função de isolar os sons do Foyer para dentro da sala quando ela está fechada. Durante os espetáculos não é esperada a presença de pessoas produzindo sons altos no Foyer e uma divisória com Rw 50 foi suficiente. E a fachada do Foyer com vidros laminados de 18 mm isola o ruído externo.

Outro ponto importante do projeto foi a inclusão de um grande pano de vidro voltado para a avenida Faria Lima, uma solução de transparência para proporcionar um diálogo entre o interno e o externo, rompendo a barreira visual típica dos teatros, além de uma gentileza para os técnicos do Teatro que raramente contam com iluminação natural no seu local de trabalho. Esses foram dois aspectos que tiveram que ser resolvidos pela equipe da Acústica & Sônica: o isolamento com relação ao ruído externo e a presença de um grande pano de vidro em um palco, no caso um desafio, pois o local está na rota de aproximação com o Aeroporto de Congonhas, onde ocorrem frequentes sobrevoos de aviões e helicópteros.

O ruído de tráfego também é elevado com a circulação de ônibus, motos, ambulâncias e automóveis. Removendo as passagens de aviões, o nível de ruído de tráfego chega a LAeq 79 dB. “Com relação à resposta acústica interna, por experiências anteriores muito bem-sucedidas, a equipe de acústica sabia que a presença do vidro se trabalhada corretamente não é um problema para a escuta no palco”. Dois aspectos tiveram que ser resolvido pela equipe da Acústica & Sônica: o isolamento com relação ao ruído externo e a presença de um grande pano de vidro em um palco.

A grande janela é constituída por dois panos de vidro laminado com espessura de 16 mm e 20 mm, com PVB de 0,76 mm, separados por no mínimo 1,2 m, que respondem com menor intensidade à excitação aérea. O pano interno de vidro é inclinado pois muda a trajetória das reflexões sonoras evitando, por exemplo, retorno para os microfones.

O envelope acústico do Teatro tem a fachada envidraçada e a cobertura diretamente expostas para o ambiente externo. As paredes com exposição direta para o exterior são em concreto de 45 cm. A cobertura em laje de concreto com forma em steel deck e uma espessura de terra têm densidade superficial de 1125 kg/m2, correspondendo à massa de uma laje de 45 cm. Já o nível de ruído de fundo no Teatro é de NC-25 com sistema de ar-condicionado ligado e amostrado em 15 minutos.

Parte importante da plateia é ladeada por camarins, circulações e escritórios que formam uma zona de proteção contra o ruído externo. Neste caso, a parede de concreto tem espessura menor e as fachadas são em vidros laminados de 18 mm e construções com painéis compostos de chapas cimentícias e lã de vidro.

O Foyer é todo envidraçado com vidro laminado de 18 mm. Para conforto dos usuários, o forro é em gesso perfurado com lã de vidro na parte superior, e trechos das paredes verticais foram revestidas com painéis de lã de vidro e tecido ou lã de vidro e chapas perfuradas. Este condicionamento acústico reduz a energia refletida nas superfícies, diminuindo a reverberação no local.

Os acabamentos internos do Teatro foram desenvolvidos pela Acústica & Sônica em parceria com a Caropá Arquitetura. O conceito foi prover uma distribuição irregular de elementos de absorção acústica nas paredes com elementos verticais de madeira com aproximadamente 10 cm de profundidade. A separação entre os elementos verticais varia na sua instalação na área. “Considerando o foco central do programa entendemos que as variações de ajuste acústico promovidas pelas mudanças nas arquibancadas e vestimentas é suficiente e eficiente. A sonoridade no local é transparente e presente e tem tido boa acolhida por músicos e produtores”, completa Nepomuceno.

Créditos

Fotos: Júlio Gaspar e Renato Silva
Idealizador e Cliente: Rafael Birmann FLPP
Arquiteto: Eiji Hayakawa
Acústica, planejamento técnico espacial, tecnologia de palco, áudio vídeo, iluminação cênica: Acústica & Sônica. Arq. Júlio Gaspar, José Augusto Nepomuceno e Anthony Nittoli
Arquitetura de interiores, coordenação e BIM: Caropa Arquitetura, Arq. Renato Silva
Estrutura do Teatro: Julio Fruchengarten e equipe
Climatização: Teknika
Construção Geral: FLPP
Instalação cenotécnica: Hollywood Store
Elevadores cenotécnicos: Gala + Hollywood Store
Instalação climatização: Heating Cooling