Empreendimento residencial de grande porte tem consultoria acústica

Localizado na região central da cidade de Itajaí, SC, o Space Soul é o mais novo empreendimento da Procave Construtora que contoucom o apoio do escritório Scala Acústica para a realização do projeto de acústica. Por se tratar de um empreendimento de grande porte e rodeado por serviços e comércios foi planejado, segundo Rafael Schmitt, diretor da Scala Acústica, “para proporcionar aos futuros inquilinos ambientes privativos e confortáveis de se viver. Portanto, conceder o conforto acústico nas unidades habitacionais foi um dos fatores escolhidos para o atendimento de tais expectativas.”

Para projetar soluções acústicas em empreendimentos residenciais, a indústria da construção civil brasileira adota a norma ABNT NBR 15575, que define critérios de desempenho para novos edifícios. E, nesse contexto, é imprescindível o trabalho de consultoria para o desenvolvimento de um projeto de acústica que proteja as unidades habitacionais de ruídos externos e internos com conforto acústico, privacidade e ambientes mais saudáveis aos usuários. 

[Foto 01 – Fachada]

O Space Soul possui um pavimento térreo com áreas de lazer, sendo elas academia, salão de festas e sala de jogos, 27 pavimentos tipo com apartamentos de 85 até 142 m² com duas ou três suítes, com até duas vagas de garagem, e um pavimento rooftop com um terraço ocupando uma área total de 325 m².

“Como é fundamental que o projeto acústico seja feito ainda na fase de estudo preliminar da edificação”, segundo Jean Lucas da Luz, responsável pelo setor de projetos da Scala Acústica, foi solicitado à construtora todas as plantas do empreendimento, formulário no qual requeria as informações construtivas inicialmente propostas para o projeto, tais como, tipos de blocos, lajes, revestimentos, entre outros.

Com todos os dados levantados realizou-se a modelagem do empreendimento por meio de simulação acústica computacional. Com esses resultados efetuou-se a documentação em pranchas para a reunião de alinhamento e a adoção de soluções eficazes.

[Foto 02 – Situação]

Pavimento Térreo

Como o pavimento térreo abriga ambientes de lazer e diretamente acima há unidades habitacionais, foram dimensionadas soluções para o isolamento do ruído aéreo e de impacto para evitar incomodidades futuras.

[Foto 03 – Áreas Comuns]

Um sistema de forro composto por lã mineral e chapa de gesso foi dimensionado para o ruído aéreo em todo o pavimento. Para o ruído de impacto o foco foi a academia. Mesmo não estando situada acima do pavimento tipo, foi prevista uma intervenção acústica no sistema de piso. O motivo decorreu em função de um fenômeno que ocorre, no qual o ruído provindo do uso de equipamentos articulados, corridas em esteiras e queda de halteres pode percorrer pela estrutura sendo perceptível nos ambientes acima. Para tanto, foi dimensionado um sistema de piso de PAD’s compostos por poliuretano micro celular de célula mista e contrapiso armado capaz de absorver estes tipos de ruído.

Pavimento Tipo

Para cada pavimento haverá três apartamentos que serão distribuídos em 27 pavimentos tipo. Nesse caso, a privacidade é fundamental e as soluções acústicas adotadas dizem respeito às paredes internas (mais em específicos as que fazem a geminação entre os apartamentos), sistema de piso, esquadrias externas (janelas) e o sistema hidrossanitário.

[Foto 04 – Pavimento Tipo]

Paredes internas

Como as paredes têm uma situação de geminação de cozinha com a suíte optou-se pelo emprego de dupla parede drywall composta por dupla chapa, em ambos os lados, e uma chapa intermediária. Além disso, usou-se para o preenchimento interno da cavidade a lã mineral.

Sistema de piso

Para as necessidades de isolamento do ruído aéreo vertical transmitido através do piso, foram propostas duas opções de soluções, que ainda estão em estudo: osistema de forro com lã mineral (nível superior);e osistema de forro sem lã mineral (nível intermediário).

Outro fator de incômodo em unidades habitacionais são os ruídos de impacto que surgem em função de atritos realizados sobre o piso, transmitidos através dos elementos estruturais e, normalmente, gerados no apartamento imediatamente acima. Nesse caso, a solução adotada foi osistema de contrapiso flutuante (nível superior).

Esquadrias externas

Este projeto também contou com a realização de um mapa de ruídos elaborado pela equipe da Scala Acústica. O mapa foi crucial para o desenvolvimento do projeto, visto que foram coletados os níveis de ruído da região. A partir de simulações computacionais foi propagado este ruído na torre do empreendimento e com esses registros foi possível classificar as fachadas Leste, Norte e Sul, que se enquadram na classe de ruído III, e a fachada Oeste enquadrada como classe I.

[Foto 05 – Mapa de Ruídos]

Com estes resultados foram dimensionadas as esquadrias na fase de projeto ao nível intermediário. As opções apresentadas foram direcionadas para o uso de esquadrias com Rw ≥ 30 dB e compatível com o espectro sonoro das fontes locais, tais como, ruído de tráfego urbano e portuário

Sistema hidrossanitário

Para o isolamento do sistema hidrossanitário, causados em tubulações de água e esgoto, foram propostas soluções nas tubulações horizontais e verticais. Nas tubulações horizontais foi adotado um sistema especial, na qual as paredes dos tubos são mais espessas e já vêm acopladas a um sistema para desconexão estrutural. Nas verticais foram utilizadas as tubulações envelopadas com lã mineral.

Pavimento Rooftop

No último pavimento do empreendimento foi projetado um rooftop com um terraço que servirá como área de convivência. Para o isolamento do ruído de impacto provindo deste ambiente, que fica diretamente abaixo das unidades habitacionais, foram sugeridos dois sistemas, ainda em estudo. O sistema de contrapiso flutuante com manta apropriada para uso em ambientes úmidos (nível superior); e o sistema por PAD’s compostos por poliuretano micro celular de célula mista e contrapiso armado (nível superior).