Dez anos que mudaram a história da acústica no Brasil

Com a oportunidade de divulgar a toda sociedade a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente, como fator de bem-estar e de saúde pública, foicriada em 2010 e lançada ao mercado em 2011 a ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica. A entidade nasceu em um contexto onde as empresas do setor buscavam uma representatividade mais adequada com as necessidades do mercado de acústica. Um órgão que atuasse de forma ágil, como uma ponte entre as empresas e a sociedade, o poder público, as universidades e o cenário global de soluções acústicas. Nesse sentido, o desempenho da ProAcústica representou um divisor de águas para a cadeia produtiva do setor no Brasil. Mesmo com dificuldades, virtudes e defeitos a associação conseguiu, em 10 anos, sintetizar, traduzir e expressar, por meio de ações práticas, boa parte dos anseios das Empresas Associadas.

ProAcústica 10 ANOS de história | Assista aqui o vídeo

A linguagem e a comunicação tiveram papel fundamental nessa trajetória. A associação teve apoio de órgãos de saúde e especialistas, que ajudaram mediar a relação com o público para que as soluções acústicas significassem mais do que conforto mas, também, saúde e bem-estar aos usuários de espaços públicos abertos e edificações. A ProAcústica engajou pessoas, sensibilizou governos e políticos para aprovação de projetos de políticas públicas, aproximou fabricantes de conhecimento técnico-científico e colocou a cadeia produtiva brasileira em papel importante no cenário internacional com a participação nos principais eventos globais do setor.

Davi Akkerman, primeiro presidente e um dos idealizadores da ProAcústica, conta que a inspiração para a criação da associação surgiu quando ele era coordenador regional em São Paulo, da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) e, em 2010, participava do congresso Inter-Noise, em Lisboa. “Em uma das apresentações vi o Juan Frias – hoje coordenador do Comitê Acústica Ambiental da ProAcústica – falando em nome da Associação Espanhola para a Qualidade Acústica (AECOR). Ele explicou que na Espanha havia uma Sociedade Acústica, com cunho acadêmico, e uma Associação, que reunia empresas e profissionais do setor. Fiquei encantado com a ideia e o formato associativo da AECOR. Quando voltei ao Brasil, em um evento da Associação Drywall falei com os empresários do setor que precisávamos fazer algo semelhante. E, partir daí, com o apoio do Edison Claro de Moraes, que atuava comigo na regional Sobrac, iniciamos um esforço conjunto.”

“Começamos a fazer encontros matinais em um espaço no Instituto de Engenharia (IESP), onde pagávamos do próprio bolso a organização de eventos para explicar aos empresários a importância de uma associação de representantes da acústica. Fizemos uns quatro encontros e depois as reuniões passaram a ser na minha empresa”, ilustra Edison Claro de Moraes, segundo presidente da ProAcústica. “Nesse mesmo ano de 2010 convenci o organizador de um evento de acústica arquitetônica a convidar o Juan Frias para apresentar como era o trabalho da AECOR, que foi um divisor de águas para a criação da ProAcústica”, declara Akkerman.

E com um colaborativo junto com várias empresas do setor foi criado em 2011 o primeiro estatuto da ProAcústica e lançada a pedra fundamental  pelos fundadores: Davi Akkerman, da Harmonia Acústica; Edison Claro de Moraes, da Atenua-Som; Luciano Marcolino, da OWA Sonex; Carlos Caruy, ex-diretor da Isover; Gunther Leitner, ex-diretor da Knauf e ex-presidente da Associação Drywall; Alberto Safra, da Aubicon; professor João Baring, hoje aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP); Peter Barry, profissional aposentado do IPT; Mario Pimentel (falecido), da Vibranihil; Débora Barreto, da Audium; Schaia Akkerman, da Acústica Akkerman; e Wanderley Montemurro, da Acoustic Control.

Mas foi João Baring quem deu nome à ProAcústica, “denominação que caiu como uma luva, pois fez referência direta ao setor de profissionais e empresas, sem fazer frente e concorrência à Sobrac”, diz Akkerman.

Com problemas comuns a qualquer associação, os fundadores da ProAcústica tiveram que colocar os próprios recursos para formalizar a entidade. “E hoje vejo a ProAcústica ganhando espaço com uma pujança incrível. As pessoas que fazem a entidade acontecer estão lá pela causa e isso é contagiante”, ressalta Moraes.

Luciano Marcolino, atual e terceiro presidente, lembra quando foi convidado para discutir a criação da associação, sentia que as questões de conforto acústico não eram de conhecimento do mercado e eram apresentadas de forma não estruturada e difusa. “Na época, percebi a oportunidade de participar de algo importante e que faria a diferença no segmento de acústica. Era o momento de unir as empresas e profissionais interessados em promover o conhecimento e o desenvolvimento da acústica aplicada, difundir as soluções necessárias para o conforto e a saúde das pessoas, seja no lar, no trabalho ou em qualquer espaço urbano”, contempla Marcolino.

Para isso acontecer, as empresas precisavam participar de forma ativa no estabelecimento das diretrizes estratégicas para auxiliar o poder público na formulação de normas e leis. Além disso, era fundamental a conscientização do consumidor final sobre as soluções existentes para o ruído. “Hoje vejo que os planos se tornaram realidade em todas as dimensões. Apesar de tudo o que já foi feito, ainda há um longo caminho a ser percorrido e a ProAcústica está bem estruturada para continuar avançando na sua missão”, finaliza Marcolino

Como o mercado enxerga a ProAcústica

Durante a trajetória da ProAcústica, empresas e entidades do setor da construção foram fundamentais para que os objetivos comuns fossem alcançados. Essas parcerias contribuíram para que o mercado elevasse de forma ampla os níveis de desempenho dos produtos e pudessem melhorar a qualidade de entrega de soluções para a sociedade.

Nesse processo, o compartilhamento de conhecimento técnico, tecnológico e de experiências resultou no desenvolvimento e melhoria de normas técnicas e regulamentações, e na organização de campanhas de comunicação sobre a importância da melhoria das condições de conforto e saúde nos ambientes urbanos.

Entidades compartilharam valores com a ProAcústica

“É um prazer participar das comemorações de 10 anos da ProAcústica. Desde a sua fundação, a associação tem se mostrado uma instituição ativa, representativa, com visão e ação junto às esferas estruturantes da sociedade. Entre essas ações destaco a atuação política em prol das Conferências Municipais e da lei que determina a elaboração do Mapa Acústico da cidade de São Paulo e a atuação institucional junto às comissões de estudos da ABNT, responsáveis pelas normas de desempenho de edificações e de acústica.

Todas essas ações resultaram em aprimoramento das políticas públicas e normativos técnicos, trazendo inovação, estabilidade, segurança e oportunidades a seus associados.

Somando às atuações institucionais, a ProAcústica também se mostra eficiente na comunicação com a sociedade em geral, através de suas criativas campanhas no Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído – INAD e na publicação de suas cartilhas e manuais sobre acústica básica, contrapisos, classes de ruído em habitações, entre outras.

Hoje, aos 10 anos, o papel institucional da ProAcústica está consolidado e todos a têm como referência e importância.  A Sobrac e seus associados acreditam que, conjuntamente, poderemos semear e colher ainda mais frutos para essa mudança cultural e geração de oportunidades e qualidade para todos. É muito importante que as mudanças ocorridas em São Paulo ganhem corpo e se consolidem em outras capitais e cidades brasileiras, proporcionando crescimento aos setores industrial e de serviços de acústica junto à construção civil nacional.

Em nome da Sobrac parabenizo a ProAcústica pelos 10 anos de brilhante atuação e nos coloco à disposição para fazermos frente, com sucesso, aos novos desafios.

Krisdany Cavalcante, presidente da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac) e coordenador da ABNT/CEE 196

“A Proacústica tem contribuído, efetivamente, para o desenvolvimento e a valorização da área de acústica, em especial no segmento relativo às edificações. A participação institucional e das empresas associadas em feiras e eventos tem garantido visibilidade junto aos profissionais e empresas da construção civil e junto ao público em geral. Atividades de conscientização sobre a importância do desempenho acústico e outras ações relativas à saúde e ao bem-estar da população têm impactado positivamente.

A publicação de manuais técnicos tem facilitado a difusão do conhecimento e auxiliado na aplicação de normas e procedimentos de forma correta, minimizando equívocos. Além disso, em parceria com a Sobrac, a ProAcústica tem relevante participação na elaboração das normas técnicas brasileiras, em especial a partir da criação da ABNT CEE 196 Acústica, em 2013.

Os grupos de estudos constituídos por colaboradores de suas Empresas Associadas têm contribuído e influenciado, também, na elaboração de legislações, como é o caso da cidade de São Paulo. A ProAcústica, em sua gerência técnica e suas Empresas Associadas são importantes parceiros do Curso de Graduação em Engenharia Acústica, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), oferecendo oportunidades de estágio e atuação profissional para alunos e egressos dessa profissão regulamentada, no Brasil, a menos de cinco anos.

Nesse aniversário, os votos são para que o trabalho continue sendo ampliado e obtendo êxito na valorização da área de Acústica, contribuindo para a saúde e o bem-estar da população. Parabéns, a todas as pessoas que fazem a ProAcústica”.

Prof.ª Drª Dinara Xavier da Paixão, idealizadora do curso de Graduação em Engenharia Acústica da UFSM e responsável pelo processo de “Reconhecimento Legal” da profissão

“A ProAcústica – uma associação criada em torno de um tema, o conforto acústico – potencializou os esforços de outras associações que também mantinham trabalhos correlatos e deu voz às empresas que não dispunham de uma associação. Os principais avanços relacionados à qualidade acústica nas edificações no Brasil se deram a partir da entrada em vigor da Norma de Desempenho e o tema conforto acústico ganhou maior relevância.

Nesse cenário, a ProAcústica teve papel importante ao dar destaque ao assunto. Essas ações hoje começam a impactar o mercado imobiliário. Assim a entidade se tornou referência em conteúdo e atualização para todo o segmento. Com ações de comunicação e debate sobre a elaboração de normas técnicas, publicação de manuais técnicos, ações educativas e selos de qualificação que se tornaram o padrão para o mercado.

Sem dúvida a associação tem dado uma contribuição inestimável à sociedade com seu trabalho e postura, se tornando a principal referência no assunto. E com certeza ainda trará muitas contribuições”.

Luiz Antonio Martins Filho, presidente executivo da Associação Brasileira do Drywall

“A criação da ProAcústica ajudou a trazer o tema da acústica para a agenda das empresas, dos projetistas, dos consumidores e do mercado. Com a publicação da Norma de  Desempenho, em 2013, o tema passou a ser tratado na imprensa com mais frequência e os consumidores perceberam que parte do problema de baixo desempenho acústico é da engenharia e não da ‘vida’.

A ProAcústica trouxe, traz e fomenta o conhecimento e as boas práticas para que o setor atenda às regulamentações relacionadas à acústica e atenda especialmente os clientes. O principal avanço relacionado à qualidade acústica nas edificações no Brasil foi o tema ter entrado na agenda dos incorporadores e projetistas e hoje considerado uma disciplina que precisa ser tratada no momento da concepção dos imóveis.

Considero a ProAcústica uma fonte de informação com muita credibilidade e seriedade, que fomenta o conteúdo técnico, legislativo e de boas práticas para o avanço da acústica no país. Não tratar essa disciplina significa expor os adquirentes de imóveis aos problemas de saúde e a diminuir a satisfação na utilização das moradias. Portanto é algo de interesse de toda a sociedade”.

Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP