INAD abre importante frente regional de debates sobre o combate à poluição sonora

A intervenção urbana promovida pela ProAcústica em parceria com o itt Performance Unisinos, no dia 26 de abril, no Monumento ao Laçador, em Porto Alegre – RS,durante a realização INAD 2023 conseguiu literalmente capturar como um laçador a consciência da população sobre o grave problema da poluição sonora nas cidades do Brasil e do mundo. O impacto da cena do símbolo emblemático da Capital dos gaúchos usando um protetor auricular ficará marcada na memória de boa parte da população. A repercussão na mídia regional foi de grande destaque.

Mais uma vez a expressão popular atribuída ao filósofo chinês Confúcio – “uma imagem vale mais que mil palavras” – prevaleceu. A intervenção urbana promovida pela ProAcústica em parceria com o itt Performance Unisinos, no dia 26 de abril, no Monumento ao Laçador, em Porto Alegre – RS,durante a realização do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (INAD 2023), conseguiu literalmente capturar como um laçador a consciência da população sobre o grave problema da poluição sonora nas cidades do Brasil e do mundo.

O movimento abriu mais uma frente ampla de debates regionais sobre as soluções necessárias para combater o fenômeno da poluição sonora que pode resultar em doenças cardíacas, diabetes, de audição e distúrbios mentais.

O impacto da cena do símbolo emblemático da Capital dos gaúchos usando um protetor auricular ficará marcada na memória de boa parte da população. A repercussão na mídia regional foi algo colossal.

O principal jornal regional matutino da RBS TV, afiliada da Globo em Porto Alegre, fez chamada ao vivo direto da praça onde fica o monumento e convidou o vice-presidente de atividades técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz e o professor da Unisinos e pesquisador do itt Performance, Rafael Ferreira Heissler, a circularem pela cidade e fazerem novas entradas ao vivo de pontos críticos no que diz respeito ao ruído. Um deles foi o principal terminal rodoviário local. Além disso, os principais jornais impressos e portais deram grande destaque ao tema do INAD 2023 e às fotos do Monumento ao Laçador com o equipamento de segurança.

Repercussão na mídia da região sul do país foi histórica

Estátua do Laçador, em Porto Alegre, recebe protetores auditivos; entenda o motivo
Fonte | G1 HOME -SP – Online – 26/04/2023 – Acesse aqui

Estátua do Laçador recebe protetor auricular em Porto Alegre
Fonte | Programa Bom Dia Rio Grande 26/04/23 – Emissora: NSC – TV Globo Florianópolis
Conteúdo original | Acesse aqui

O INAD 2023 teve como objetivo demonstrar o impacto do ruído na vida cotidiana, além de buscar soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de poluição sonora. Neste dia, instituições e parceiros globais promoveram atividades educativas em suas comunidades, exames de audição e oficinas de proteção auditiva. Segundo o Relatório Fronteiras 2022, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a poluição sonora ocasionou 12 mil mortes prematuras na União Europeia, em 2020.

Debates na Unisinos

Além da intervenção urbana, na manhã do dia 26, uma mesa-redonda no campus Unisinos Porto Alegre abordou a importância da conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na saúde. O evento debateu normas técnicas e ressaltou a contribuição do poder público e sociedade civil na minimização da poluição sonora.

Diversas organizações setoriais como a Associação Riograndense dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA RS), Associação Gaúcha de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (Assogot), Sinduscon RS, entre outras, participaram do encontro.

De acordo com o vice-presidente de atividades técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz, o Rio Grande do Sul se destaca na pesquisa de acústica e o itt Performance auxiliou na evolução desta área na construção civil. Holtz reforçou ainda a importância da divulgação do tema para a população. “Ações como essa que estamos realizando no Laçador alcançam o público em geral. O ruído, que é invisível, materializa-se como algo palpável”.

O gestor executivo do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bitencourt da Silva, enalteceu o trabalho de pesquisa e de avaliação de desempenho realizados pelo itt Performance. Silva também celebrou a iniciativa em parceria com a ProAcústica. “Esses encontros são de extrema relevância porque discutem ações que impactam diretamente a saúde das pessoas”, afirmou. 

O professor da Unisinos e pesquisador do itt Performance, Rafael Ferreira Heissler, mencionou a necessidade de uma gestão mais sustentável do ambiente sonoro das cidades. “Os mapas de ruído são uma fotografia dos níveis de ruído em uma determinada área, que permitem identificar os pontos de maior e menor intensidade de barulho em uma cidade. Essa ferramenta pode auxiliar na elaboração de políticas públicas voltadas para a proteção do bem-estar dos cidadãos”, explicou.

Fotos Laçador | GZH Grupo RBS/Divulgação / Jonathan Heckler / Agência RBS

Fotos Manifesto e mesa-redonda | Camila de Jesus Kehl / Unisinos