INAD mobiliza e sensibiliza população sobre impactos da poluição sonora e marca o lançamento do Guia Mapas de Ruído Urbano
“Menos barulho, cidade saudável, baleia feliz!” Este foi o “grito” de alerta que a ProAcústica criou para chamar a atenção da população no 24 de abril, data comemorativa do INAD 2024 – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, quando a escultura em formato de Baleia instalada na praça em frente ao teatro do edifício B32, na avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, acordou resguardada por gigantes protetores auriculares amarelos.
O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, International Noise Awareness Day – INAD foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication CHC, para promover o evento mundial de conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na audição, saúde e qualidade de vida. Nessa data, os participantes comemoram planejando atividades em suas comunidades locais que abordem os problemas de ruído mais urgentes.
Cada vez mais os participantes do INAD estão emprestando sua voz por meio de mensagens em diversas atividades e foi numa quarta-feira ensolarada que a ProAcústica reuniu cerca de 50 pessoas em uma praça aprazível para manifestar a insatisfação sobre os impactos nocivos da poluição sonora nas grandes metrópoles e apontar um caminho para cidades mais silenciosas e uma vida mais confortável. A localização não podia ser a mais adequada, tratando-se de um dos centros financeiros da cidade onde aviões surgem naquela rota e a cada momento circula no ar helicópteros que pousam nos prédios que circundam a vizinhança, além da movimentação de motos, carros e ônibus.
Esse ano, as empresas associadas Ecophon, Oterprem e Trisoft – que produziu o protetor auricular – apoiaram o evento e ajudaram na viabilização da ação realizada pela ProAcústica em parceria com o Teatro B32. Entre os participantes o INAD contou com a presença de profissionais, representantes das empresas associadas, políticos e estudantes, entre eles, o vereador Aurélio Nomura, autor da lei nº 16.499, que torna o Mapa de Ruído obrigatório na cidade de São Paulo.
Na oportunidade Nomura recebeu do presidente da ProAcústica, Marcos Holtz, o Guia ProAcústica para Mapas de Ruído Urbano, publicação voltada para a população em geral, prefeitos, legisladores e técnicos. O guia conta com uma linguagem simples e direta e objetiva descomplicar o diagnóstico e o gerenciamento do ruído nas cidades, apresentando os fundamentos de como produzir Mapas de Ruído Urbano. (Veja mais em “Curtas” nesta edição)
“Nessa data, as pessoas trazem propostas para combater o ruído e, em 2024, lançamos o Guia ProAcústica para Mapas de Ruído Urbano. A ideia é ajudar as prefeituras e o poder público em geral a criar essas ferramentas que são essenciais para diagnosticar onde a exposição à poluição sonora é maior, permitindo a criação de planos de ação mais eficazes”, explica Holtz.
De acordo com Nomura, “São Paulo tem regiões muito críticas onde a população sofre muito com a poluição sonora, como bairros próximos ao aeroporto de Congonhas. Sendo assim, precisamos mapear essas áreas para buscarmos as soluções mais indicadas para mitigar o ruído em cada localidade. Tenho muito orgulho de contribuir no combate da poluição sonora, com a Lei que criou o Mapa de Ruídos que vai identificar os pontos mais barulhentos da cidade e propor uma política pública para mitigar o problema”.
Como nas edições anteriores do INAD, os participantes realizaram atividades repletas de simbologia. Entre elas, Manifesto do Silêncio (um minuto de silêncio) e gestos pedindo menos barulho em frente a Baleia. Depois fizeram uma caminhada do teatro B32 até o Pátio Malzoni – edifício que se destaca pela sua arquitetura, preservando a casa Bandeirista tombada em 1982 pelo Condephaat – mapeando o ruído com o aplicativo Noise Capture. Ao final da ação, os participantes realizaram uma visita técnica ao Edifício B32.
“As atividades da associação, como o INAD, que ocorrem no mundo todo, são fundamentais para o controle da poluição sonora, um mal invisível e que afeta quase todas as cidades. Nossos compromissos que vão além do reconhecimento do problema, buscam soluções para mitigar os danos da poluição sonora e transformar as cidades em ambientes mais tranquilos.
A partir desse ano as ações da associação foram pensadas de maneira mais estruturada, “intensificamos com a mensagem central ‘a vida é melhor sem barulho’, as mensagens nas nossas redes sociais com cobertura completa do INAD por meio de vídeos e artes desenvolvidas especialmente para esse momento tão importante”, finaliza Holtz.