No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, ProAcústica realiza ação regional em Porto Alegre

Com debate e caminhada, buscando inspirar a população com o tema #menosruidomaisvida, em 2022, as ações do Inad – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, em 27 de abril, foram concentradas na cidade de Porto Alegre, no RS.  Além do Manifesto com um minuto de silêncio, a ProAcústica e o itt Performance Unisinos promoveram uma mesa-redonda no campus da universidade, com o tema “O som da cidade”. Após o encontro o público participou do soundwalk, uma caminhada que utiliza o aplicativo Hush City – para compartilhar informações sobre a qualidade sonora da cidade.

As reclamações da população por causa da poluição sonora e do ruído estão rondando os gabinetes dos gestores públicos de forma cada vez mais contundente. Não se sabe ainda se o motivo seja o fato de que a pandemia mostrou uma paisagem sonora mais saudável e agradável às pessoas e isso as têm tirado da passividade, mas é notório que as questões da agenda de combate à poluição sonora estão ganhando maior relevância. Em 2022, o Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (Inad), em 27 de abril, teve as ações concentradas em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A ProAcústica e o itt Performance Unisinos promoveram um painel de debates no campus da Unisinos, com o tema “O som da cidade”.

Além disso, entre as ações do Inad 2022, foram realizadas o manifesto de um minuto pelo silêncio – que aconteceu de forma simultânea em diferentes países − e uma caminhada utilizando o aplicativo Hush City – para compartilhar informações sobre a qualidade sonora da cidade.

O evento ocorreu em um momento onde a questão do ruído se coloca como uma das mais importantes para a qualidade de vida no contexto urbano. Tanto que recentemente a Organização das Nações Unidas divulgou um documento chamado Frontiers 2022, que mostra, entre outras coisas, que é necessário se atentar às doses diárias que recebemos de ruído. O estudo recomenda diferentes quantidades dependendo da fonte sonora. O padrão europeu de 2002 para expressar o nível de ruído durante um dia inteiro (Lden) é de 53 dB para ruído de tráfego, 54 dB para ruído de trens e 45 dB para ruídos de aeronaves e turbinas de vento.

Para reforçar essas questões durante o Inad 2022, estiveram presentes na mesa redonda o vice-presidente de Atividades Técnicas da ProAcústica, Marcos Holtz, a coordenadora do itt Performance, Maria Fernanda de Oliveira e o engenheiro Giordano Demoliner (CREA-RS) e o representante da Saint-Gobain Brasil, João Rios. 

Em sua explanação Holtz, entre outras coisas, afirmou que o poder público age conforme os temas vão tendo relevância no debate público. “Ganha prioridade quem consegue maior notoriedade. Se ninguém souber que o ruído é um problema de saúde, os tomadores de decisão não farão nada para melhorar a situação. Por isso, a importância da mobilização em eventos como o Inad. A prefeitura de Porto Alegre, inclusive, está se movimentando e começou a colocar a pauta da poluição sonora entre as prioridades para o município.”

“A nossa privacidade também é fazer o nosso barulho sem incomodar o vizinho e, a arquitetura e a construção civil, têm papel importante na questão da diminuição dos conflitos em condomínios”, ressaltou a coordenadora do itt Performance, Maria Fernanda de Oliveira. Ela destacou o esforço por parte de empresas e profissionais que prezam por elevar a qualidade acústica e privacidade.

Demoliner apresentou a sua tese de mestrado sobre a avaliação da qualidade sonora de equipamentos, com ênfase no ruído de refrigeradores. Cada som extraído dos eletrodomésticos ganhou uma assinatura acústica que serviu para compor equação uma matemática que deu origem a uma métrica psico-acústica. No processo foi feito um questionário para voluntários para saber o quão desagradável eram os tipos de ruído emitidos pelos equipamentos. Essas informações foram a base para modelos matemáticos. Com as equações o fabricante de refrigeradores não precisa mais fazer pesquisas com pessoas para saber se os ruídos são desagradáveis ou não.

Após o debate, foi realizada a soundwalk, uma caminhada inusitada, com saída do campus da Unisinos e chegada na Praça Japão. Durante o percurso, os participantes mediam, através do aplicativo Hush City, os diversos níveis sonoros, nos pontos específicos da Av. Nilo Peçanha esquina com Av. Sociedade Libanesa (medição 2), Av. Nilo Peçanha esquina com Alameda Sebastião de Brito (medição 3), Alameda Sebastião de Brito esquina com Rua Praça Japão (medição 4), interior da Praça Japão (medição 5).

Durante a caminhada Holtz apresentou o aplicativo Hush City, uma ferramenta gratuita e colaborativa, onde os usuários podem compartilhar informações sobre a qualidade sonora dos ambientes urbanos. “Funciona como uma tomografia da cidade, que vai dizer onde há mais pessoas e mais ruídos. É uma ferramenta de diagnóstico que possibilita o desenvolvimento de ações para efetivamente melhorar a vida das pessoas”, explica.

No Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, a ação regional em Porto Alegre buscou alertar a população sobre como o ruído afeta a vidas de pessoas e dos animais no meio ambiente. O Inad foi criado em 1996, nos Estados Unidos, pela League for the Hard of Hearing, hoje Center for Hearing and Comunication – CHC, para promover o evento mundial de conscientização sobre os efeitos nocivos do ruído na audição, saúde e qualidade de vida.