ProAcústica faz balanço positivo de realizações no ano de 2014 e apresenta seus planos para 2015

Com 67 associados, a entidade destaca a realização da 1ª Conferencia Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, promovida em conjunto com a Câmara Municipal de São Paulo, como o ponto alto do ano que resultou na “Carta da Conferência”, com sugestões para o enfrentamento do desafio no combate ao ruído na cidade de São Paulo. 

O ano 2014 foi de grandes realizações para a ProAcústica, e a entidade consolidou-se como referência à frente de todos os debates sobre acústica de edificações e ambiental. A associação vem cumprindo seus objetivos iniciais, de divulgar e promover a qualidade acústica nas edificações e meio ambiente. Após três anos de atividade, a ProAcústica conta com 67 associados, desde a indústria fornecedora de soluções acústicas, com 62% de participação, seguido por 27% de consultorias, e 11% de sócios representantes da distribuição e instalação, além de beneméritos e fundadores.

Mas, dentro todas as realizações, segundo Davi Akkerman, presidente da entidade, a mais importante foi a 1ª Conferencia Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, promovida em conjunto com a Câmara Municipal de São Paulo, e o gabinete Vereador Andrea Matarazzo, durante a semana do INAD (Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído), em abril. “Levamos a questão do ruído urbano para o âmbito institucional, envolvendo autoridades, legisladores e criando um Grupo de Trabalho sobre o tema na Câmara. Na conferência, tratamos principalmente da necessidade de mapeamento acústico da cidade de São Paulo, mostrando o exemplo de Fortaleza (CE) e de cidades europeias, trazendo palestrantes internacionais para o evento”, destaca Davi Akkerman.

Para o presidente da ProAcústica, o evento foi um marco no enfrentamento do problema da poluição sonora na cidade de São Paulo, com vistas a harmonizar o desenvolvimento da cidade com a qualidade de vida de sua população. Em três dias, com mais de 280 participantes, o evento teve 18 palestrantes nacionais e internacionais, resultando na “Carta da Conferência”, com sugestões para o enfrentamento do desafio em São Paulo. O Grupo de Trabalho segue ativo, após o evento, para a viabilização do “Projeto Piloto de Mapeamento do Ruído da Cidade São Paulo” integrando esforços via cooperação técnica e na definição de uma “área piloto”. Evoluem também as discussões sobre a fiscalização, legislação e normas sobre o tema, bem como dos debates sobre zoneamento com a Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – LPUOS. Para 2015, o grupo também já está trabalhando na realização da 2ª Conferência Municipal sobre Ruído, em 29 de abril de 2015.

Formação continuada

Em 2014, a ProAcústica manteve cursos de formação, com mais de 130 alunos participantes em oito edições, promovidos com os temas Desempenho Acústico de Edifícios Residenciais; Acústica Arquitetônica e Introdução ao Mapeamento de Ruído. O objetivo para 2015 é manter os cursos e ampliar seu alcance por meio de parcerias, estende-os para diversas outras cidades do Brasil. Além disso, a ProAcústica deverá viabilizar mais um Curso de Especialização (em conjunto com uma universidade) com 90 horas, em 2015.

Segundo Akkerman, outra realização importante foi a publicação do Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho. “Essa publicação tem sido importante para a divulgação dos requisitos de acústica para o mercado da construção civil, tanto que se esgotaram os dois mil exemplares impressos, além ate o momento, dos seis mil e quinhentos exemplares baixados do portal da ProAcústica”, informa.

Destaque também para o 2º InterLab – Ensaios Interlaboratoriais, com a participação de sete laboratórios de acústica. Em termos de evento do setor, a ProAcústica participou, entre outros, da Office Solution (em setembro), do Congresso da Abrafac (Associação Brasileira de Facilities), em outubro, e do Encontro da Sobrac (Sociedade Brasileira de Acústica).

Planos para 2015

Para 2015, os planos da ProAcústica incluem alguns projetos novos e a continuidade de outros, explica Maria Elisa Miranda, gerente executiva da ProAcústica. “Realizaremos uma pesquisa, com o objetivo de obtermos dados macro econômicos e a distribuição geográfica no Brasil do mercado de acústica na construção civil, representado inicialmente pelas Empresas Associadas e seguido de prospects. Esse é um instrumento fundamental para a melhor compreensão do tamanho, da representatividade, da força e do potencial que terá – importância impar – nas relações futuras da entidade junto aos seus Associados, a Sociedade e os Governos”, destaca.

A ProAcústica já constituiu um grupo de trabalho: o Comitê Técnico Pisos & Mantas Acústicas, formado por consultores e representantes das empresas associadas que trabalham com esse mercado (Acital, Aubicon, Isover, Joongbo, Junseal, Multinova, Otsuka, Promaflex, Toro, Trisoft e Viapol). “Este projeto tem como objetivo, entre outros, desenvolver um manual de recomendações básicas de projeto e instalação contemplando capítulos para cada um dos temas que demandem atenção especial de acústica, com orientações e padronização de informações tais como os pisos flutuantes, as esquadrias, os forros, entre outros Como referência serão utilizadas as normas internacionais, na ausência de normas da ABNT”, explica Maria Elisa.

Em 2015, a ProAcústica objetiva também uma maior aproximação de entidades setoriais para uma agenda conjunta com foco na formação de profissionais e produção de conteúdo. Entre elas, a Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) através das diversas regionais, com a promoção de road shows, cursos, palestras, grupos de trabalhos, entre outras modalidades. A ideia é tratar de temas comuns às duas entidades, como a Acústica de Edificações e a Norma de Desempenho, além da acústica ambiental (mapas de ruído), planejamento urbano, legislação, Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo e Plano Diretor. “Possivelmente, teremos uma participação conjunta nas principais feiras do setor como a Expo Revestir (02-06/03/15) e Feicon Batimat (10-14/03/15).