Uma década com realizações que renderam conhecimento e protagonismo técnico

Produtividade e efetividade estão entre as palavras que mais combinam com a marca deixada pela ProAcústica ao longo desses 10 anos. Nesse período a entidade transcendeu as condicionantes mercadológicas, pois tratou a acústica como uma bandeira, uma causa a ser evidenciada para que a população entenda que existem ferramentas capazes de combater a poluição sonora e melhorar a qualidade de vida. Foram inúmeras as ações que as Empresas Associadas empreenderam com o objetivo de transformar e melhorar as condições da vida nas cidades e que renderam atividades como os Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho; Legislações e Normas Técnicas; InterLab & QualiLab; Mapa de Ruído; INAD; entre outras. A partir dessas atividades a ProAcústica conseguiu estruturar um rico conteúdo técnico que foi essencial para embasar as ações que a tornaram uma referência internacional.

Evolução associativa

A ProAcústica criou um movimento que gerou engajamento e aproximou empresas do mercado, muitas delas concorrentes, para serem associadas e responsáveis por essa evolução associativa ao longo dos anos. A associação teve início em 2010 com 13 fundadores, completou o primeiro ano de constituição (2011) com um quadro associativo de 29 empresas e, hoje, após 10 anos são 83 Empresas Associadas, o que representa um crescimento de aproximadamente 186%.

São 33 fabricantes de produtos acústicos (40%), 33 consultorias em projeto de acústica (40%), 10 empresas de instalação e distribuição (12%), 4 laboratórios (5%), 2 escritórios de arquitetura e engenharia (2%) e 1 associação (1%).

ProAcústica 10 ANOS de história | Assista aqui o vídeo

Ações em eventos

Estar presente em eventos e feiras para a ProAcústica sempre foi sinônimo de oportunidade para que os especialistas das Empresas Associadas pudessem levar conhecimento para a cadeia produtiva da construção civil. Ao longo dos anos apoiou e participou de inúmeras iniciativas das principais entidades setoriais parceiras de forma coadjuvante como feiras, congressos, simpósios, debates técnicos e painéis temáticos.

Em 2013, veio a primeira participação com mais protagonismo, quando a entidade fincou pela primeira vez a sua bandeira na Feicon Batimat 19º Salão Internacional da Construção e no seu núcleo de conteúdo. Na oportunidade, Davi Akkerman, presidente na época, fez palestra sobre “Conforto Acústico: os requisitos de desempenho acústico sob o ponto de vista do projeto de arquitetura e dos materiais”, no Seminário da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).

Como curadora do Pavilhão Experience Acústica Arquitetura, a entidade marcou presença, em 2014, com grade de palestras no 15º Office Solution Arquishow Facility Show. Em 2015, a ProAcústica apresentou as credenciais da cidade de São Paulo como candidata a sediar o Inter-Noise em 2018. No 1º Congresso Latino-americano de Steel Frame, no mesmo ano, a “Acústica de Vedações Verticais para Sistemas Light Steel Frame e a Norma de Desempenho ABNT 15575”, foram temas de palestra de Akkerman.

Entre 2017 e 2019, a Feicon Batimat presenciou participações com protagonismo da chamada Ilha ProAcústica. Nas ações a entidade levou conhecimento aos participantes da feira por meio do túnel sensorial, arena do conhecimento e com os estandes de empresas associadas que atraíam os visitantes com produtos, serviços e soluções acústicas. Em 2018, a Ilha alcançou 18 expositores em um espaço de 340 m2 e um ambiente para 50 participantes com apresentações de conteúdo.

A High Design, Home & Office Expo foi palco de duas grandes participações da ProAcústica (2017 e 2018) no espaço ARQ+ Smart Construction. Mais uma vez a Ilha ProAcústica obteve destaque ao apresentar expositores associadas com soluções do mercado acústico e os talks sobre conforto sonoro voltado para os profissionais de arquitetura e design de interiores.

Em 2020, a pandemia impactou a realização dos eventos de acústica, arquitetura, design e construção. Mas nem por isso a associação deixou de participar dos eventos internacionais e nacionais, de forma virtual. Celebrou o Ano Internacional do Som (IYS 2020) que foi estendido por seu Comitê Diretor até 2021, com ações no INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, e representou o Brasil no Inter-Noise 2020, em Seul, na Coreia do Sul, em um Congresso online. O Inter-Noise é o principal evento internacional de acústica e a ProAcústica possui papel relevante como principal representante do cone sul e por fazer parte do Comitê Organizador.

Em 2021 os olhos das Empresas Associadas se voltam para o UIA 2021 RIO EXPO integrada ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos – promovido pela União Internacional de Arquitetos que será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 22 de julho.

Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído

A ProAcústica está entre os parceiros globais que dão voz e contribuem com o sucesso do INAD como uma plataforma educacional e um catalisador para a mudança. E, desde 2012, a  ProAcústica clama e chama a atenção da população e das autoridades públicas para o problema do ruído, a fim de criar medidas mais eficazes e punições mais severas para reduzir a poluição sonora nos centros urbanos. E, entre as conquistas vem atuando na modernização da legislação nacional sobre ruído e na atualização das normas técnicas brasileiras relacionadas à acústica. Com as intervenções urbanas e a promoção de uma série de debates foi além e chegou ao outro lado do mundo, repercutindo notícias na Europa, China e em outros países. E conquistou o poder público com a parceria e criação da lei do Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP.

Durante esses 10 anos, a Avenida Paulista, em São Paulo, palco de grandes manifestações históricas, foi um dos lugares que abrigou por várias vezes o evento mundial de conscientização, atraindo um público que chegou a ultrapassar 300 pessoas. Para demonstrar ao público o nível de ruídos do local, a ProAcústica montou equipamentos de medição de ruídos, com o acompanhamento de técnicos, mostrando em tempo real no seu site um mapa sonoro do local com os resultados da medição e variação do ruído durante todo o dia. Além do mapeamento, apresentava links com informações a respeito dos efeitos nocivos do ruído sobre a saúde humana, imagens e vídeos.

“São Paulo discute pela primeira vez o impacto do ruído em São Paulo”. Esse foi o tema que norteou, entre 2014 e 2016, as Conferências Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, por ocasião do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, organizadas pela ProAcústica. Iniciativa suprapartidária e aberta à população reuniu autoridades representantes do Estado e Município, especialistas brasileiros e internacionais, entidades da sociedade civil organizada e representantes do meio acadêmico e entidades de classe com o propósito de combater a poluição sonora e propor iniciativas para a melhoria acústica na cidade.

O resultado desses encontros proporcionou o tratamento dos problemas que o ruído causa à saúde humana e a exposição sobre experiências bem-sucedidas de controle dessas emissões no Brasil, Espanha e Portugal.

E, ainda, em 2016 foi realizado o primeiro “Manifesto do Silêncio”, na Avenida Paulista. Um ato que teve a participação dos alunos da Escola Municipal Desembargador Amorim Lima, da zona Oeste de São Paulo. Eles se reuniram no jardim da Casa das Rosas e vestindo camisetas brancas e portando cartazes brancos em protesto contra a poluição sonora pararam a avenida e atraíram a população e a grande mídia. Foi emocionante!

A associação conquista a mídia internacional, em 2017, com uma das mais ousadas intervenções quando o Monumento às Bandeiras, no Parque do Ibirapuera, amanheceu com fones auriculares amarelos de proteção para lembrar que a sociedade civil busca soluções de enfrentamento e combate às diversas formas de perturbação acústica. O momento atraiu na época o secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini, que colocou a poluição sonora – que ele chamou de sexta modalidade da poluição, ao lado da poluição da água, ar, solo, visual e climática – na pauta da política pública do município. A edição deste ano do INAD foi um esforço conjunto da ProAcústica e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo por meio do departamento de Educação Ambiental da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz). Nesse momento cresceu ainda mais a repercussão nacional na mídia com matéria de capa, no jornal Folha de S. Paulo e veiculação em várias emissoras de TVs.

Com a hashtag #chegadebarulho o INAD 2018, novamente na Avenida Paulista e uma intervenção urbana digital na fachada do prédio da Fiesp, foi lançado o Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP, importante instrumento de gestão urbana para a cidade de São Paulo. O projeto piloto foi elaborado pelo grupo de trabalho GT Mapa de Ruído, do  Comitê Acústica Ambiental, que trabalhou na definição das diretrizes para as melhores práticas no mapeamento acústicobem como na modelagem da área piloto, localizada entre as avenidas Paulista, Brasil, Nove de Julho e a Vinte Três de Maio. Nesse dia a equipe de reportagem do jornal SP1 da TV Globo no viaduto Tutóia, sobre a avenida 23 de Maio, marcado no mapa piloto como ponto mais  barulhento da região, registrou e mostrou o quanto a poluição sonora é preocupante.

Encerrando as manifestações presenciais, na edição do INAD 2019 foi realizada uma Bicicletada e Caminhada noturna no Minhocão, com a presença de muitos apoiadores, que culminou com o Manifesto do Silêncio quando todos pararam e respeitaram um minuto de silêncio, comemorado mundialmente. E como continuidade ao Mapa de Ruído Urbano Projeto Piloto SP, lançado em 2018, a ProAcústica apresentou o Mapa de São Paulo para a área de Operação Urbana Centro, seguindo as diretrizes da Lei nº 16.499, que prevê que o mapeamento deve ser iniciado prioritariamente pelas Operações Urbanas de São Paulo. O Mapa de Ruído Centro SP foi elaborado dentro da área Operação Urbana Centro e abrange o centro velho, novo e regiões históricas da cidade de São Paulo – numa área de mais de 6 Km2. Para a calibração do mapa abrangeu-se 62 pontos de medição, entre eles, uma parte da área do minhocão (entre a praça Roosevelt e o Largo do Arouche) envolvendo 10 empresas participantes do Comitê Acústica Ambiental: Acoem, Acoustic Control, Acústica & Sônica, Akkerman Alcoragi Acústica Ideal, Atenua-Som, Bracústica, Ecoa Consultoria Acústica, Giner Sound Vibration, Grom Acústica e Vibração e Harmonia Acústica.

Decreto regulamenta a elaboração do Mapa de Ruído Urbano da Cidade de São Paulo

Mas mesmo com o afastamento social que nos foi imposto pela pandemia do Coronavírus -, não abrimos mão de nos manifestarmos nos dias do INAD 2020 e 2021. E como parte do calendário oficial do Ano Internacional do Som 2020, organizado pela  International Commission for Acoustic, de caráter mundial, a ProAcústica lançou a campanha #SonsQueAmo como forma de expressão e liberdade frente à imobilidade e ao silêncio dos tempos atuais. Dessa feita, criou uma plataforma para expor reproduções sonoras corriqueiras de gestos diários e de expressão. Com isso recebemos uma série de vídeos com sons que passaram a tocar na alma e no coração com muita emoção.

Já na 26ª edição global do INAD 2021, a ProAcústica se uniu em prol da solidariedade e  abraçou a campanha Corona no Paredão, da Rede Gerando Falcões, com a ação Acústica Solidária. A meta inicial de doar 600 cestas básicas digitais, que estão sendo distribuídas em favelas para as famílias em estado de vulnerabilidade já atingiu 65% da meta. Ao mesmo tempo promoveu encontro online para manifestar um minuto de silêncio em prol da solidariedade e fincar a bandeira brasileira de apoio ao combate à poluição sonora nesse dia tão importante para a cadeia produtiva da acústica.

Evolução da Newsletter

A comunicação com o público tem sido uma das principais vertentes de ação da ProAcústica. A Newsletter da entidade no decorrer dos anos se tornou uma importante ferramenta de relacionamento com a sociedade e o mercado. O conteúdo da publicação se tornou objeto de consulta para profissionais do setor, empresários, especialistas e estudantes. Até o momento, foram publicadas 42 edições do periódico que traz matérias, reportagens, curtas, agenda e as publicações técnicas.

Os temas passam pela curadoria da área técnica, conselho e da diretoria da entidade. As pautas são tratadas levando em consideração temáticas contemporâneas, que abrangem as novidades em soluções tecnológicas e técnicas nos campos da acústica ambiental e no contexto das edificações.

Desenvolvimento técnico

Produção e divulgação de conhecimento e conteúdos técnicos relevantes como manuais de acústica.  Incentivo ao desenvolvimento do setor e à boa qualidade dos serviços. Fortalecimento das Empresas Associadas junto ao mercado da acústica, construção civil, arquitetura, urbanismo e meio ambiente. Integração entre fabricantes, consultores, laboratórios e outras organizações do setor de acústica. Contribuição na elaboração e atualização de leis e normas. Esses são alguns dos pilares que sustentam as inúmeras atividades da ProAcústica.

Comitês e Grupos de Trabalho ProAcústica

Publicações técnicas

Para reunir expertises e obter resultados que se concretizaram durante os 10 anos, foram criados os  Comitês Técnicos organizados por meio de Grupos de Trabalho (GT). Nesses grupos fazem parte representantes das  Empresas Associadas interessadas em desenvolver e discutir assuntos em comum dentro dos temas específicos propostos pelos Comitês Técnicos. Dessa maneira, hoje estão constituídos os Comitê Acústica nas Edificações, que reúne os GTs Pisos e Mantas, Norma Desempenho, Acústica Básica, QualiLab e Condicionamento Acústico; do Comitê Acústica de Salas, que coordena os GTs Salas Especiais, Escolas e Controle de Ruído e Vibrações; e do Comitê Acústica Ambiental, que coordena os GTs Mapa de Ruído, INAD e NBR 10151. Todos coordenados por representantes de Empresas Associadas.

Desses fóruns de trabalho dinâmico se materializaram inúmeros conteúdos que hoje são base de consulta à comunidade técnica da acústica. Dentre eles, destacam-se a produção de 8 manuais publicados pela associação.  Impressos e, também, disponíveis no Portal ProAcústica já alcançaram o número de 35 mil downloads. São eles: Manual de Acústica Básica; Qualidade Acústica de Auditórios; Acústica em Escolas; Classe de Ruídos das Edificações Habitacionais; Norma de Desempenho; de Recomendações Básicas para Contrapisos Flutuantes; de Escopo de Projetos e Serviços de Acústica; e Desempenho acústico em sistema drywall – Manual prático de acústica. Estes dois últimos são uma iniciativa das mais importantes entidades do mercado da Construção Civil: SecoviSP, SindsuconSP e Associação Drywall.

Atividades normativas

A ProAcústica tem voz ativa na elaboração e revisão de normas técnicas voltadas para o desempenho acústico em edificações habitacionais. E, desde 2013, participa ativamente na elaboração da ABNT NBR 15575. Após completar cinco anos, a norma entrou em processo de revisão e desde então conta com a colaboração direta da associação.  Avaliada e discutida em grupos de trabalhos específicos para cada requisito abordado pela norma, a ProAcústica passou a coordenar o GT Acústica por meio do vice-presidente de Atividades Técnicas, o arquiteto Marcos Holtz, como relator.

Também sob coordenação de Marcos Holtz, a  ProAcústica representa o Brasil perante a ISO no comitê técnico de acústica de edificações ISO TC 43/SC 2 Building Acoustics. Atualmente o TC 43 é responsável pela elaboração e revisão de 14 normas, já tendo o Brasil enviado 29 votos referente às diversas normas trabalhadas pelo comitê, entre 2018 até o momento. Em âmbito nacional, dentro da Comissão de Estudo Especial de Acústica – ABNT CEE 196 o GT 1 é responsável pela área de acústica de edificações. Também coordenado por Marcos Holtz e Carolina Monteiro, o grupo foi criado como espelho da ISO TC 43 SC 2. A tradução para o português da norma ISO 16283 está avançando. A parte 1 já foi traduzida e publicada como ABNT NBR ISO 16283-1 e as partes 2 e 3 estão em processo de tradução.

Após participação ativa na revisão da normaABNT NBR 10151 a ProAcústica tem se empenhado, dentro do GT 8 ABNT CEE 196: Sistemas de Transporte, em atuar na elaboração da norma ABNT NBR 16425 – Acústica – Medição e avaliação de níveis de pressão sonora provenientes de sistemas de transportes. A ProAcústica atua nos diversos grupos de trabalho, representada pela gerência técnica da entidade e colaboradores especialistas das Empresas Associadas

Já o GT 10 ABNT CEE 196: Tratamento Acústico é coordenado por Talita Pozzer e realiza estudos para verificar a viabilidade de usar a DIN 18041 como referência para elaborar a nova norma para tratamento acústico em recintos fechados, que deverá substituir a NBR 12179.

InterLab & QualiLab: programas voltados para o aprimoramento e qualificação

Um dos maiores desafios da indústria da construção civil na atualidade para o cumprimento dos requisitos de acústica da ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais-Desempenho – é a realização dos ensaios de campo para aferição do desempenho acústico das unidades habitacionais. Visando isso, a ProAcústica lançou, em 2012, o primeiro Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica – InterLab para garantir o controle de qualidade e da melhoria contínua dos ensaios realizados em campo, por meio de medições dos Laboratórios de Acústica de Edificações.

InterLab / QualiLab - Selo

Atualmente na 4ª Edição do InterLab, a associação teve uma evolução no quadro com um total de 26 participantes – um número representativo em relação ao início com apenas 5 participantes. Em 2020, o programa contou com a participação de empresas dos estados da Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.

Entre outros aspectos, os ensaios interlaboratoriais são necessários para o cumprimento do item “garantia da validade dos resultados” da ABNT NBR ISO/IEC 17025, para laboratórios que tenham interesse em obter a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro – CGCRE.

Como complemento, em 2019, a ProAcústica lançou o Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo – QualiLab, que tem como base, os resultados de participação de um Programa InterLab.

Desde então, já foram concedidos a 16 laboratórios a qualificação que atribui o Selo QualiLab pela constatação do desempenho dos Laboratórios de Campo de Acústica em Edificações, de acordo com normas técnicas e critérios obtidos por meio de análise estatística robusta.Um instrumento que os diferencia entre aqueles que verificam e constatam o atendimento dos requisitos acústicos da Norma de Desempenho ABNT NBR 15575, o Selo QualiLab passa a ser um grande diferencial de mercado do laboratório no atual cenário do setor da construção civil e das demandas da área imobiliária.

O Selo QualiLab ProAcústica de cada laboratório apresenta um QR Code que direciona para o link onde estão publicadas as informações do laboratório. O resultado do programa e a validade do Selo QualiLab ProAcústica é de dois anos, de Janeiro/2021 a Dezembro/2022, e somente são laboratórios qualificados neste

programa aqueles publicados no link: www.proacustica.org.br/interlab/qualificados-qualilab.html