03 | O que é absorção sonora?

É a capacidade dos materiais porosos (espumas) e fibrosos (lãs, tecidos e forros minerais) de converter parte do som que incidente sobre eles em calor. A outra parte é refletida de volta ao ambiente. Quanto maior a parcela absorvida, maior o coeficiente de absorção sonora de um revestimento ou forro.

A absorção dos materiais medida em laboratórios, conforme normas nacionais/internacionais, é representada em índices por faixa de freqüência, dentro da faixa audível para ouvido humano.

O NRC – Coeficiente de Redução de Ruído (Noise Reduction Coefficient) é a média simples dos coeficientes de absorção nas freqüências de 250, 500, 1000, 2000 Hz, (as faixas centrais da sensibilidade do ouvido humano), e representa a performance de absorção sonora de um material acústico.

SRA – Índice de Absorção da Voz (Speech Range Absorption) é a média simples da absorção sonora de um material nas faixas de freqüência da fala (media de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz). Similar ao NRC, mas representa melhor os efeitos de absorção em ambientes como escritórios, auditórios, call centers, aonde a voz é predominante.

αw -Coeficiente de absorção sonora ponderado, alfa “w”. (10.2) – O coeficiente αw representa, em um índice único, uma estimativa da absorção média de produtos que podem ser utilizados na análise de situações rotineiras como aquelas de escritórios, salas de aula, hospitais etc. Para ambientes com características especiais, deve ser usado o conjunto completo de dados de absorção em função da frequência.