Aumento de barulho urbano leva cidades a procurarem soluções para mapear ruídos

Aumento de barulho urbano leva cidades a procurarem soluções para mapear ruídos
Uma em cada três pessoas na Europa é exposta aos altos volumes durante o dia, e 20% não conseguem dormir bem pelo excesso de ruído.

Fonte | Época Negócios – Tecnologia – 06/12/19
Autoria | Carla Aranha
Conteúdo online | Acesse aqui

Está mais difícil escutar. O aumento do transporte rodoviário urbano, do tráfego aéreo e do uso de máquinas faz da poluição sonora um dos principais desafios das cidades no futuro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada três pessoas na Europa é exposta aos altos volumes durante o dia, e 20% não conseguem dormir bem pelo excesso de ruído. A poluição sonora não compromete apenas o sistema auditivo, mas afeta o bom funcionamento do organismo como um todo.


                                                           Getty Image

Algumas cidades começaram a adotar medidas para controlar a barulheira. Em Kakinada, na Índia, foram instalados sensores em pontos estratégicos para detectar mudanças nas emissões sonoras. O objetivo é municiar o governo de ferramentas para limitar a circulação de veículos em determinados horários e até reavaliar os padrões do tráfego aéreo. Estações de monitoramento da empresa de tecnologia francesa Kerlink foram equipadas com sensores da indiana Oizom-  que está aproveitando para medir também a poluição do ar.


                                                               Getty Image

Em Cuenca, no Equador, a americana Libelium está conduzindo um projeto piloto parecido. “As ferramentas processam milhares de dados diariamente e facilitam a tomada de decisões para reduzir o barulho das cidades”, diz Ankit Vyas, CEO da Oizom.