Conforto acústico: saiba como ruídos atrapalham o bem-estar em residências

Título | Conforto acústico: saiba como ruídos atrapalham o bem-estar em residências
Fonte | G1 São José do Rio Preto / Araçatuba – Mercado Imobiliário do Interior – de 11/09/18
Autoria | colaborou Ana Beatriz Serafim
Conteúdo impresso | Acesse aqui
Conteúdo Online | Acesse aqui

Arquiteta explica como o planejamento do conforto ambiental dos moradores ajuda a produzir um espaço ergonômico e com bem-estar.

Imagine uma casa em que um filho assiste a um filme na sala de estar enquanto o outro estuda com amigos na mesa de jantar e, ao mesmo tempo, a mãe prepara um bolo na cozinha. A mistura de sons e ruídos nos espaços integrados das residências gera confusão.

A acústica arquitetônica é a área da arquitetura que estuda o comportamento do som tanto em ambientes internos como externos.

O G1 conversou com a mestre em design, arquiteta e urbanista Elisangela Sorano Gonçalves, de Sorocaba (SP), sobre a utilização do conhecimento de acústica para projetar espaços livres de ruídos indesejados e com propagação adequada dos sons de interesse.

Para a arquiteta, as estratégias de uma edificação com qualidade acústica devem fazer parte do projeto desde os primeiros estudos.

“Muitas vezes elas vão determinar a implantação do projeto, a distribuição dos espaços internos, a forma dos ambientes, o tipo de parede usado para dividi-los, as portas e janelas, o piso, bem como todo o material de acabamento interno da construção”, explica.

Continue lendo….