Menos barulho, por gentileza

Título | Menos barulho, por gentileza!
Fonte | Portal Jornal da Comunidade – Seção Imóveis – 08/10/12
Autora | Wilma Mendonça –  Redação Jornal da Comunidade
Conteúdo na integra | acesse aqui

Novas regras relativas às propriedades acústicas imobiliárias estabelecem mudanças para que imóveis diminuam ruídos provenientes de construções com paredes, lajes e outras estruturas mais espessas e que emitem barulho. Normas serão exigidas a partir do próximo ano.

Um dos grandes dilemas quando o assunto é conforto dentro de casa é a questão dos barulhos. Eles aparecem por vários cantos, das paredes, das lajes, ou até mesmo dos pisos. Na hora de comprar um imóvel, o cliente quase nunca pensa nesse quesito, que apesar disso, tem grande importância. Atualmente, preocupadas com o bem-estar dos moradores, construtoras tentam melhorar a qualidade acústica de imóveis. Além disso, começam a valer no primeiro semestre de 2013 as novas normas estabelecidas para a construção de edifícios habitacionais no Brasil. Entre as normas elaboradas estão aquelas voltadas para a acústica dos edifícios. Já aderida por algumas construtoras, as novas regras fazem parte da Norma de Desempenho NBR 15.575 da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
 
O novo padrão é estabelecido a edifícios que tenham até cinco pavimentos. Vários fatores influenciam no isolamento acústico do imóvel, entre eles a espessura das lajes e pisos; a qualidade dos materiais e a forma como é realizada a vedação dos locais necessários. A maioria desses imóveis são feitos com a chamada “laje zero”, que tem apenas sete centímetros de espessura – ao contrário dos doze tradicionais. Foi estabelecido também pela norma, volume com de 48 decibéis. Vários fatores influenciam na qualidade acústica do imóvel, entre elas, a variação de espessura das paredes, a inserção de esquadrias sem observar o tipo e a qualidade do produto, e as lajes – que geralmente são de pequena espessura e feitas por materiais que facilitam a propagação dos sons. Os tipos de pisos inseridos também influenciam nesse caso, também pelos diferentes materiais dos produtos.
 
Atualmente, ao adquirirem um novo imóvel, as pessoas estão mais atentas a esses quesitos. A expectativa do mercado é que com a prática obrigatória das normas, as dores de cabeça dos moradores que se sentem incomodados vão diminuir. “É nítido o aumento da preocupação dos consumidores com a questão acústica. Acredita-se que isso faz parte de um movimento mais amplo de busca pela qualidade de vida, e de conscientização desses consumidores”, comenta o diretor técnico da Tecpro Engenharia. Para moradores que não têm seu imóvel com isolamento acústico existe a possibilidade de melhorar a sonoridade do local. “Existem sistemas próprios para cada tipo de problema. Alguns deles demandam a realização de reformas para sua instalação, mas, normalmente, não se trata de obras radicais”, afirma Marcelo.
 
Preço do imóvel
Esse é um quesito que não tem muita influencia na hora de comprar um imóvel pela maioria dos clientes, logo a valorização do imóvel dificilmente é comprometida A bancária, Kátia Neves, relata o sofrimento com os barulhos excessivos que são ocasionados pelos vizinhos: “Tem uma que parece que faz faxina todas as noites e de salto. Dá para ouvir também os vizinhos tendo relações e até brigas”. Kátia conta também que a valorização de seu imóvel não diminuiu, pelo contrário, teve grande crescimento, mesmo com as questões da acústica. “Compramos o imóvel em 1996 e desde então já valorizou muito”, completa.
 
Para aqueles que pensam em comprar um imóvel, o conselho que Marcelo dá é de conhecer o local onde se encontra a residência, e observar a intensidade sonora, principalmente em horários de pico. Esse teste servirá de parâmetro para a pessoa perceber o quão alto está o barulho fora do imóvel. Outro ponto muito importante, e que poucos sabem é que o futuro proprietário deve pedir à construtora que respondam se o imóvel segue os padrões definidos pela ABNT, porque se a construtora certificar ao comprador do cumprimento dessas normas, e se elas não forem cumpridas, a construtora ficará responsável pelas devidas correções.
 
É importante que os proprietários que tenham interesse em fazer modificações com o intuito de melhorar o isolamento acústico de sua residência contratem um especialista na área, para que não tenham dor de cabeça, e comprometam a estrutura do imóvel. Esse profissional saberá escolher o produto certo para cada caso, pois a utilização de materiais com maior qualidade também fazem a diferença.