O Ano Internacional do Som e o Conforto Acústico

O Ano Internacional do Som e o Conforto Acústico
Entrevista com Luciano Nakad Marcolino, presidente executivo da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica – ProAcústica, na edição da Revista Contramarco, de março-abril 2020

Fonte | Revista Contramarco – ano 21 – nº142 | março-abril 2020
Autoria | Revista Contramarco
Conteúdo Online | Acesse aqui
Conteúdo Impresso | Acesse aqui

Contramarco

“Criada em 2010 e lançada ao mercado em 2011, a ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica nasceu da iniciativa de empresas e profissionais que identificaram a oportunidade de divulgar a toda a sociedade, a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente, como fator de bem-estar e de saúde pública”.

Lucinao Nakad Marcolino
Nesses quase 10 anos de existência, a ProAcústica se orgulha de ter mobilizado para o seu quadro associativo, entre fundadoras e afiliadas, 80 empresas associadas, sendo 12 fundadoras, 62 efetivas e 6 beneméritas. Das 74 empresas ativas, 36 são fabricantes de produtos acústicos, 22 consultorias em projetos de acústica, nove empresas de instalação e distribuição, cinco laboratórios, e dois escritórios de arquitetura e engenharia.

Entre os principais marcos históricos da associação, está a formação e constituição dos Comitês de Atividades Técnicas (Acústica Ambiental, Edificações e de Salas Especiais) e a composição, no âmbito dos comitês, dos Grupos de Trabalho, entre eles os GTs INAD, Mapa de Ruído, Norma de Desempenho, NBR 10151 Qualilab,  Condicionamento Acústico, Controle de Ruído e Vibrações, entre outros.

Foi por meio dos Comitês de Atividades Técnicas e GTs que conseguimos realizar o Dia Internacional de Combate à Poluição Sonora (INAD). Ação fundamental para a aprovação da Lei 16.499, que ordena a elaboração do Mapa do Ruído Urbano do Município de São Paulo.

Outro ponto fundamental na história da entidade é o trabalho de acompanhamento técnico na revisão e elaboração de Normas Técnicas de Acústica. Essa ação coordenada acontece junto às Comissões de Estudos Especiais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a CEE 196 – Acústica; CE – 002:136.001 Desempenho de Edificações; entre outras Comissões, que contam com a participação efetiva do corpo técnico da ProAcústica.

Além disso, gostaria de destacar a produção de conteúdo com as publicações técnicas, como manuais, vídeos, textos e artigos; os Programas de Qualificação para Laboratórios de Campo para Acústica em Edificações; a participação em feiras, congressos e eventos; e o trabalho de comunicação que a entidade realiza por meios digitais e nas mídias eletrônicas e impressas, com conteúdo atualizado e de qualidade.