Prédios terão revestimento acústico

Título | Prédios terão revestimento acústico
Fonte | Portal Jornal do Comércio – 06/09/12
Conteúdo na integra | acesse aqui

Quem vive em apartamento certamente precisa lidar com barulhos provocados pelos vizinhos ou entre os cômodos do imóvel, que vão do “toc-toc” dos passos no andar de cima até os ruídos de instalações hidrossanitárias ou das buzinhas dos carros na rua.
 
A partir do próximo ano, as construtoras deverão se adaptar às normas de revestimento acústico e de isolamento térmico para as unidades habitacionais em todo o País. A Norma de Desempenho NBR 15.575, que vai estabelecer os parâmetros a serem seguidos pelo setor da construção civil em relação ao isolamento de ruídos, deve seguir para audiência pública em novembro e até o primeiro semestre de 2013 o setor já deverá seguir às regras.
 
Os problemas com a acústica dos edifícios se tornaram mais comuns a partir da década de 70, com o início de um movimento pela racionalização da construção civil, quando as estruturas das obras ficaram mais leves, com paredes menos espessas e janelas e portas, mais finas. É o que explica o presidente da Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica), Davi Akkerman. Com a redução, a acústica dos cômodos começou a ficar comprometida.
 
“A questão é que, na década de 90, chegamos a um limite de uma laje de concreto ter apenas 7 cm de espessura, sem contrapiso, a conhecida laje zero. Resultado: os apartamentos se converteram em caixas de ressonância comprometendo a qualidade acústica e o sossego dos moradores”, aponta Davi Akkerman.
 
As construtoras do Recife também terão que se adaptar às normas, afirma o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil e vice-presidente do Sinduscon-PE, José Antônio de Lucas Simón. “Os números foram recém-divulgados e as empresas devem começar a se adaptar. Mas ainda haverá audiência pública em novembro para ratificar o que está previsto na norma”, indica Simón.