2º Fórum Paulista de Acústica se consolida no calendário nacional

Evento realizando na Unicamp, teve apoio da ProAcústica, da FAU-USP e reuniu especialistas, técnicos e acadêmicos do estado

Mais um passo foi dado na consolidação de um importante evento regional da acústica brasileira. O 2º Fórum Paulista de Acústica – FPA, realizado na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp – no auditório da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo – FECFAU – reuniu especialistas, técnicos e acadêmicos da área de acústica e vibrações do estado de São Paulo.

Realizado pela Regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Acústica – Sobrac, o evento teve o apoio da ProAcústica, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU-USP e da Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Fatec, de Tatuí, no interior do estado.

A mesa de abertura foi composta pela professora Mariana Rodrigues Ribeiro dos Santos, representando a direção da Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (FECFAU-Unicamp); por Maria Fernanda de Oliveira, do Conselho Consultivo da Sobrac; pela professora Ranny Michalski, da FAU-USP e vice coordenadora da Regional São Paulo da Sobrac; e pelo Marcos Holtz, presidente da
ProAcústica.

A programação do evento foi distribuída em 4 sessões técnicas composta pela apresentação de cerca de 39 projetos. Além disso, foram realizadas uma mesa redonda intitulada Acústica de Ambientes Educacionais; uma visita técnica à sala de escuta crítica do professor Bruno Mazieiro, da FECFAU – Unicamp; e uma palestra de encerramento.

Ao todo, o fórum contabilizou mais de 100 inscritos, sendo 49 profissionais do setor e os demais estudantes de graduação ou de pós-graduação. O evento teve também 18 empresas patrocinadoras que puderam expor produtos ou materiais de divulgação.

De acordo com a professora Maria Fernanda de Oliveira, uma das representantes do Comitê Organizador, “o segundo FPA cumpriu com as expectativas. Foi um grande sucesso e uma oportunidade para falar sobre acústica e vibrações. Acho que estamos no caminho certo”.

As sessões técnicas seguiram o formato semelhante ao do primeiro evento. Onde a organização tentou mesclar diferentes assuntos envolvendo temas como acústica de salas, acústica de edificações, processamento de sinais, paisagem sonora e os cases de cada patrocinador. “As sessões ficaram bem diversificadas em relação aos assuntos para que o evento não ficasse tão segmentado”, explica Oliveira.

Ela adiantou que o terceiro FPA está confirmado para ser realizado ano que vem no Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, em São Paulo. Sob a coordenação do técnico de laboratório e doutorando da Unicamp, Henrique Pires.

A palestra de encerramento foi realizada por José Augusto Nepomuceno Neto, Vice-Presidente de Atividades Técnicas, da ProAcústica. Onde a ênfase dada por ele foi a acústica de espaços voltados para artes performáticas em salas de concertos reabilitadas ou restauradas. Nepomuceno falou dos cases desenvolvidos por sua empresa, como a sala São Paulo e o Teatro Cultura Artística. Abordou também sua experiência internacional e de renomados profissionais que trabalharam com ele ao longo do tempo.