Norma de desempenho em esquadrias 10821 terá item termoacústico

Para que uma esquadria cumpra o papel de conforto térmico, vedação e segurança deve atender os requisitos mínimos de desempenho, descritos na norma 10821. A engenheira Fabiola Rago Beltrame, consultora técnica da Afeal, vem ministrando palestras em diferentes Estados do Brasil para falar sobre a norma.

Independente do material com que foi fabricada, para que uma esquadria cumpra o papel de conforto térmico, vedação e segurança devem atender os requisitos mínimos de desempenho, descritos na norma 10821. Para promover o conhecimento de fabricantes e construtores sobre a NBR 10821 da ABNT para Esquadrias Externas para Edificações, a engenheira Fabiola Rago Beltrame, consultora técnica da Afeal, Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio, e coordenadora da Comissão Especial de Esquadrias 191 vem ministrando palestras em diferentes Estados do Brasil. A norma mãe está em revisão e, em paralelo, são preparados os textos das partes 4 e 5, com os Requisitos de Desempenho Adicionais e Instalação. A parte 4 da norma estabelecerá vários níveis de desempenho acústico e térmico, que serão informados pelo fabricante de esquadrias à construtora e ao consumidor, por meio de etiquetas emitidas por organismos independentes.

Beltrame vem esclarecendo que, ao adquirir uma esquadria ou contratar o serviço de um fabricante, a construtora ou o consumidor devem prestar atenção ao projeto do produto, pois uma esquadria que atende a norma pode ser semelhante à outra não-conforme. “Um bom projeto, associado à adequada instalação do produto na obra, deve seguir os detalhes de projeto da esquadria que apresentou um bom desempenho nos ensaios realizados”, disse a consultora técnica ao site AECweb. Outra norma técnica, a NBR 10821-2 de 2011, determina os requisitos e critérios de aceitação para os testes de desempenho das esquadrias com relação à estanqueidade ao ar, água, esforços de vento e ensaios de manuseio. Para comprovar que o produto foi bem feito e atende aos requisitos, os fabricantes de esquadrias preparam um protótipo que passa por testes em laboratórios acreditados pelo Inmetro.