Nova Diretoria Executiva e Conselho Administrativo ProAcústica tomam posse

O biênio 2020-2021 tem início repleto de desafios e envolvido numa aura de celebração pelo Ano Internacional do Som. É o momento onde a ProAcústica renova a configuração da Diretoria Executiva e do Conselho Administrativo para que a associação continue a representar de forma virtuosa a cadeia da acústica brasileira.

Entre as metas e objetivos que devem trilhar a ProAcústica para o biênio 2020-2022, com a posse da nova Diretoria e Conselho Administrativo, estão a ampliação do quadro associativo, das capacidades técnicas, a visibilidade dos associados e o fortalecimento do mercado de acústica no Brasil. Durante o discurso de posse, o presidente executivo eleito, Luciano Nakad Marcolino, afirmou “seu compromisso em consolidar e ampliar o relacionamento com outras entidades, buscar novas fontes de recursos com patrocínios diversos e estender os eventos realizados pela associação a outras regiões do país”.

A participação das empresas associadas no processo eleitoral representou um compromisso ético que atende às normas estatutárias e garante direitos e deveres aos associados. Das atuais 75 empresas associadas, na ocasião das eleições, 58 tinham direito a voto e 29 votaram. Portanto, 50% das empresas aptas participaram desse processo, sendo 28 votos em chapa única e um voto em branco.

Os nomes eleitos para a diretoria executiva são: Luciano Nakad Marcolino – Presidente Executivo (Owa Brasil Produtos Acústicos Indústria, Importação, Exportação Ltda.); Alberto Safra – Vice-Presidente Administrativo Financeiro (Aubicon Indústria e Comércio Ltda.); Marcos Holtz – Vice-Presidente de Atividades Técnicas (Harmonia Acústica Ltda.); Carlos Henrique Mattar – Vice-Presidente de Comunicação e Marketing (Placo do Brasil Ltda.); Edison Claro de Moraes Vice-Presidente de Relações com o Mercado (Atenua-Som Indústria e Comércio Ltda.); e José Carlos Giner – Vice-Presidente de Recursos Associativos (Environmental Solutions Consultoria Ltda.).

Para o conselho administrativo foram eleitos: Omair Roberto Zorzi – Presidente (Knauf do Brasil Ltda.); Eduardo Volkart da Rosa – Vice-Presidente (Altenburg Textil Ltda.); Conselheiros: Rafael Schmitt (Scala dB Acústica Ltda.), Lineu Passeri Júnior (Passeri Arquitetos Associados Ltda.), Rafael Siais (Isar Isolamentos Térmicos e Acústicos Ltda.), Cândida de Almeida Maciel (Síntese Arquitetura e Construção Ltda.), Olavo Fonseca Filho (Sonar Engenharia Ltda.) e Marcelo de Godoy (Modal Acústica e Engenharia Ltda.).

Eventos comemorativos no Ano Internacional do Som – IYS 2020

Pela importância e expressividade no cenário nacional ou internacional farão parte do calendário internacional uma série de eventos de realização ou participação com apoio da ProAcústica, sob o tema do IYS 2020. São eles: Feicon Batimat 26º Edição – 31/03 a 03/04/20 em São Paulo; 25º INAD Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído (29/04/20, em todo Brasil); UIA 2020 RIO EXPO – 27º Congresso Mundial de Arquitetos (19 a 23/07/20, no Rio de Janeiro, cidade designada pela Unesco como a Capital Mundial da Arquitetura 2020); High Design Home & Office Expo & ARQ+ (19 a 21/08/20, em São Paulo/SP); FIA 20 12º Congresso Iberoamericano de Acústica e o XXIX Encontro SOBRAC (20 a 23/09/20, em Florianópolis/SC).

Como já acontece há 8 anos, será realizado, no dia 29 de abril, o 25º INAD – Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído. Momento em que a associação mobiliza com ações inusitadas a sociedade com grande engajamento dos associados e repercussão na mídia nacional e internacional.

Para este ano está prevista a 1º Hush City Soundwalk Brasil – evento inspirado no Programa Global Hush City Soundwalks -, uma caminhada para escutar a cidade em grupo e mapear áreas tranquilas com o aplicativo Hush City, a ser lançado na versão português. As ações devem acontecer nas principais cidades e coordenadas por representantes das empresas associadas locais.

Esse ano a associação participará da UIA 2020 RIO EXPO – 27º Congresso Mundial de Arquitetos (19 a 23/07/20), no Rio de Janeiro, cidade designada pela Unesco, como a Capital Mundial da Arquitetura 2020. Além da presença do Espaço ProAcústica – local de exposição para associados apresentarem seus produtos, o tema relacionado ao Ano Internacional do Som estará na Arena do Conhecimento, palco de apresentação de debates e discussões sobre o setor para 200 pessoas.

Entre os dias 19 e 21/08/20, a ProAcústica, marcará presença pelo terceiro ano, na feira High Design, Home & Office Expo 2020 com a participação de empresas associadas expositoras no espaço ARQ+, contribuindo com os talks sob o tema Arquitetura Corporativa. Outra novidade é o Congresso 360 onde, num slot com duas horas de duração, será debatido o tema Acústica no Mercado Residencial.

Com contribuições de conteúdos, a ProAcústica irá colaborar com atividades paralelas do FIA 2020  XII Congresso Iberoamericano de Acústica e do XXIX Encontro Sobrac (20 a 23/09/20).

Comitês Técnicos

Fundada há nove anos, a ProAcústica comemora o desenvolvimento da área técnica, onde reside a maior força e competência da associação, que atua no mercado através dos Comitês Acústica Ambiental (coordenador Juan Frias), Acústica nas Edificações (coordenador Davi Akkerman) e Comitê Acústica de Salas (coordenador José Augusto Nepomuceno) onde grupos de trabalho (GTs), com coordenadores e representantes das empresas associadas discutem sobre legislação, normas técnicas, produzem conteúdos diversos como manuais, artigos, cases etc.

Já a produção de conteúdo técnico com normativas que promovam melhorias na qualidade, produtividade e desempenho das soluções oferecidas pelas empresas do setor é revertida em publicações produzidas pela associação. Esse ano serão lançados os Manuais ProAcústica sobre a Norma ABNT NBR 10151:2019 – Acústica e, possivelmente, uma nova edição, após revisão da ABNT NBR 15575:2013, do  Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho.

Como forma de promover o aprimoramento técnico e a garantia de resultados seguros das medições das empresas do setor está em curso a 4a Edição do Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica (InterLab) que cresceu 32% em relação a anterior de 2017. São 25 laboratórios, de 12 estados diferentes, num total estimado de 157 ensaios a serem realizados entre janeiro e abril de 2020. Com finalização prevista para julho deste ano, após os relatórios finais e a emissão dos Certificados de Participação, serão abertas as inscrições do 1º QualiLab Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo que qualificará os laboratórios, atribuindo um Selo de Qualificação para cada ensaio resultante de medição de campo realizada com excelência (Selo QualiLab).

A ProAcústica aclama a chegada do ano comemorativo e convida todos a vivenciarem a experiência do som a sua volta: VIVA ESSA ONDA!