ProAcústica discute revisão de normas do setor e passa a integrar a Câmara Ambiental da Construção

Ao que tudo indica, a revisão das normas brasileiras de acústica deverá ganhar impulso, pois o CB02, da ABNT, deu prazo até setembro próximo para que os textos sejam apresentados oficialmente. “Vários membros da ProAcústica já fazem parte da Comissão de Estudos das normas, mas agora, com o prazo, acredito que as principais normas de acústica do país finalmente serão atualizadas. Temos três meses para apresentar o texto, que depois passará para consulta pública”, explica Davi Akkerman, presidente da ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica).

No encontro, dia 26 de junho, das 8h00 às 11h30, no Bourboun Convention Ibirapuera, em São Paulo, os associados da entidade (empresas, especialistas e profissionais do mercado de acústica) o tema será destaque. A revisão das normas conta com três Grupos de Trabalho: um deles para a NBR 10.151, outro para a NBR 10.152, além do grupo que cuidará da tradução e adaptação da ISO 1996 (Acústica, Descrição, medição e avaliação do ruído ambiente) que se tornará a norma brasileira de referência na área.

Durante o evento, também será anunciado que ProAcústica foi convidada pela Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) para fazer parte do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade, da Câmara Ambiental da Construção. A entidade irá auxiliar no Macrozoneamento de Ruídos Urbanos, que consiste num estudo que contemplará parâmetros e metodologias de medição para ruídos urbanos e sua interface com empreendimentos residenciais, comerciais e de serviços.

Segundo Nicolas Isnard, coordenador da Comissão de Acústica Ambiental da ProAcústica, a ideia da Câmara Ambiental é aprofundar conhecimentos, elaborar instrumentos de orientação para o atendimento à legislação e normas técnicas relacionadas a ruídos urbanos e nos empreendimentos. O Grupo de Trabalho é composto ainda pelo Sinduscon-SP, Abramat, Afeal, Apeop, Asbea, Secovi, GT Rodovias da Câmara Ambiental, além da  Secretaria de Meio Ambiente, Cetesb, Secretaria Municipal de Habitação e Secretaria Estadual da Habitação (CDHU).

Outro dos temas tratados será o Ensaio Interlaboratorial, promovido pela ProAcústica, com a participação de vários laboratórios de medições acústicas de campo com o objetivo de avaliar a precisão dos métodos de acordo com as normas ISO 140-4 ou NBR 10151. O processo ocorrerá com os laboratórios interessados, por meio da medição de um mesmo ambiente. “A participação de um Ensaio Interlaboratorial é uma ferramenta imprescindível para o controle de qualidade e melhoria das empresas que atuam na área de medições acústicas de campo, pois permite conhecer o seu desempenho comparativamente aos dados obtidos pelas demais. Além de analisar os desvios, o procedimento contribui também para identificar erros na cadeia de medição que, de outra maneira, não seriam perceptíveis e, assim, realizar correções necessárias”, explica Juan Frias, coordenador da Comissão de Edificações da ProAcústica.

Para fechar a manhã, o professor Bento Coelho, do Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa, fará uma palestra sobre “Acústica de edifícios e ambiental”, abordando os aspectos da engenharia acústica relacionados com o desempenho dos edifícios e sobre mapeamento sonoro das cidades e gestão do ruído urbano. O professor Bento Coelho é o coordenador, aqui no Brasil, do curso de pós-graduação lato sensu “Formação em Engenharia Acústica de Edifícios e Ambiental”, promovido pela ProAcústica, em realização conjunta com a Escola Politécnica da USP (Poli), Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e Instituto Superior Técnico, da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (IST).

Sobre a ProAcústica – www.proacustica.org.br

A ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica é um entidade civil sem fins lucrativos que reúne empresas e profissionais para o desenvolvimento da Acústica Aplicada no Brasil. Criada em março de 2011 para estimular iniciativas de combate à poluição sonora nas grandes cidades brasileiras, congrega profissionais do setor de conforto sonoro ambiental, fabricantes de produtos acústicos, escritórios de arquitetura, projetos e consultoria em acústica, empresas de instalação e distribuição, laboratórios e construtoras. A entidade colabora com a criação, revisão e desenvolvimento de normas técnicas ambientais, de materiais e aplicações acústicas. Tem como foco divulgar a importância das soluções acústicas para a saúde e qualidade de vida.

Data | 26/06/12 | 3ª feira
Horário | 8h00 às 11h30
Local | Bourboun Convention Ibirapuera – Sala Rouxinol – Av. Ibirapuera, 2.927 – Moema – São Paulo, SP
Fone | 11 5041-303611 5041-3036 ou email| contato@proacustica.org.br

Programação

08h00 | Café da manhã de boas vindas 
08h50 | Abertura: Davi Akkerman – Presidente da ProAcústica – Apresentação inicial e Associados Afiliados
09h00 | Comissão Acústica Ambiental – Nicolas Isnard – Coordenador
09h15 | Acústica em Edificações – Juan Frias – Coordenador
09h30 | Classificação Acústica para Restaurantes – Marcos Holtz – Coordenador
09h45 | Balanço Financeiro Dez/11 – Mai/12 – Alberto Safra – Diretor Administrativo & Financeiro
10h00 | Seminário Bienal & Concurso Nacional ProAcústica 2013 – Luciano Marcolino – Diretor Comunicação & Marketing
10h15 | Balanço Geral aberto para debates – Participação de todos os presentes
10h30 | Acústica de Edifícios e Ambiental – Prof. Dr. Bento Coelho, do Instituto Superior Técnico, UTL, Lisboa, Portugal
11h15 | Debates
11h30 | Agradecimentos e Encerramento