ProAcústica na High Design lança Manual de Auditórios e traz especialistas para falar sobre Conforto

Indústria expõe no espaço ARQ+ Smart Construction, na Ilha ProAcústica, soluções em design para o conforto acústico dos ambientes

As mais recentes tecnologias e soluções acústicas serão apresentadas na Ilha ProAcústica, durante a High Design, Home & Office Expo, no espaço ARQ+ Smart Construction. O local reunirá soluções para projetos de arquitetura e design de interiores, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, entre os dias 21 e 23 de agosto.

A Ilha ProAcústica contemplará empresas associadas como expositoras, que vão apresentar as últimas novidades em design, tecnologia e inovação para os mercados residencial e corporativo. São elas: Atenua Som, Isover/Placo, OWA Sonex e Trisoft.

O tema Conforto será destaque nos talks com especialistas acústicos, sob a curadoria e mediação do editor da revista Projeto, Fernando Mungioli. Os talks sobre Conforto acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de agosto, as 13h30 no espaço ARQ+ Smart Construction, localizado entre as Ruas F/G do pavilhão..

Na quinta-feira, dia 22, as 17h30, será lançado no mesmo local, o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica de Auditórios, um guia prático e orientativo com boas práticas para os projetos de acústica de auditórios, seguido de debate com o coordenador e colaboradores. Esta publicação é uma iniciativa da ProAcústica por meio do Comitê Acústica nas Edificações – Grupo de Trabalho GT Salas Especiais, formado por representantes das empresas associadas de projeto e consultoria acústica e de fabricantes de produtos acústicos.

ACESSE AQUI a programação completa dos talks ARQ+

Programação talks tema – CONFORTO – as 13H30    

21/08/19 – 4ª feira: Boas práticas acústicas para hotéis e restaurantes
Participante: Arq. Fernando Alcoragi

22/08/19 – 5ª feira: Boas práticas acústicas para ambientes corporativos
Participante: Arq. Lineu Passeri Júnior

23/08/19 – 6ª feira: Conforto que se vê: as possibilidades criativas nos projetos de acústica residencial, corporativo e grandes obras
Participantes:
Enga acústica Raquel Rocha (residencial)
Engo acústica Juan Frias (corporativo)
Arq. Marcos Holtz (grandes obras)

Especial de  lançamento

22/08/19 – 5ª feira das 17H30 – Lançamento Manual ProAcústica para Qualidade Acústica de Auditórios
Participantes:
Arq. José Augusto Nepomuceno: coordenador GT Salas Especiais responsável pelo manual
Arq. Edison Borges Lopes: VP AsBEA e prefaciante do manual
Arq. Marcos Holtz: VP Atividades Técnicas e mediador do talk

Breve apresentação dos participantes convidados


Fernando Alcoragi, Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado FAAP com pós-graduação em Ambientação Acústica de Edificações nos Conglomerados Urbanos pela USP. É sócio diretor da empresa Akkerman Alcoragi Acústica Ideal, atua na área a mais de 20 anos e é responsável por mais de 2.500 projetos acústicos nas mais diversificadas tipologias. É vice-presidente do Conselho Administrativo da ProAcústica gestão 2018-2019.

Lineu Passeri Júnior, arquiteto, mestre e doutor em acústica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP, músico formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Professor de acústica da UNIBAN e do Centro Universitário Belas Artes. Sócio proprietário da Passeri Acústica, escritório técnico de projeto e consultoria associado à ProAcústica, com inúmeros projetos realizados nos últimos 20 anos.

José Augusto Nepomuceno, arquiteto especialista em acústica de salas, consultor principal associado da Akustiks (EUA) e Acústica & Sônica (Brasil). Coordenador do Comitê Acústica de Salas e Grupo de Trabalho de Salas Especiais da ProAcústica. Consultor acústico de salas, teatros, auditórios nas principais capitais do Brasil e no exterior.

Edison Borges Lopes, arquiteto e urbanista formado pela FAUUSP em 1987, participou de projetos nas áreas industriais e comerciais. É sócio-fundador da ArGis Arquitetura e Gestão Integrada, com projetos desenvolvidos para lojas e shoppings. Associado à AsBEA Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura desde 2006, participou de grupos de trabalho, foi presidente na gestão 2017-2019 e atualmente é vice-presidente da entidade (2019-2021). Autor do prefácio do Prefaciou o Manual ProAcústica para Qualidade Acústica de Auditórios, da ProAcústica.

Marcos Holtz, arquiteto e urbanista, mestre em Acústica pela FAU USP. Sócio Diretor da Harmonia Acústica especializada em projetos acústicos onde participou como autor de cerca de 800 projetos. Representante do Brasil na ISO, coordena o GT 1 do ABNT CEE 196 e espelho do ISO TC 43 SC 2. Relator do GT para revisão da NBR 15575 dos requisitos de acústica. Vice-presidente de atividades técnicas e coordenador do GT Acústica Básica da Associação ProAcústica.  

Raquel Rocha, engenheira acústica formada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestre pelo programa Construinova da Universidade de São Paulo (Poli – USP) cujo tema de pesquisa foi “Análise e caracterização de soluções acústicas para mitigar os ruídos oriundos de instalações hidrossanitárias prediais”. É coordenadora de projetos na área de edificações acústicas na empresa Giner, empresa associada ProAcústica.

Juan Frias, engenheiro acústico pela Universidade Politécnica de Madri (Espanha), coordenador do Comitê Acústica Ambiental e do Grupo de Estudos Mapa de Ruído da ProAcústica e sócio diretor da Bracústica, empresa associada.

Relação de empresas expositoras na Ilha ProAcústica

Atenua Som

Cabine acústica: Aos visitantes da exposição, a Atenua Som oferece a experiência do conforto proporcionado pelas esquadrias antirruído, ao abrir e fechar a janela da cabine acústica. A música que sai da cabine parece ser desligada ao fechar a janela! O que possibilita a “mágica” acontecer é o conjunto entre os vidros duplos, os perfis especiais e a excelente vedação, que bloqueia a entrada de ruídos e também de impurezas, além de diminuir a troca de calor entre os ambientes.
 
PVC: As esquadrias em PVC da Atenua Som oferecem um excelente desempenho termoacústico, resistência e durabilidade, garantindo um ambiente confortável com baixa interferência de ruídos externos, e proporcionam uma economia de até 40% nos gastos com energia elétrica de aquecedores e ar condicionado. Na feira, os visitantes poderão conferir os diferentes acabamentos que o PVC permite, além do branco, nas cores cinza, preto e no sofisticado acabamento amadeirado. O PVC utilizado pela Atenua Som não amarela com o tempo e é resistente a agentes agressivos como maresia, corrosão, cal e cimento. As janelas de PVC apresentam menor impacto ambiental em relação a outros materiais como aço e alumínio, levando em consideração o consumo de recursos naturais e energia para sua produção, emissões de poluentes, potencial de toxidade, uso da terra, doenças ocupacionais e acidentes.

Isover/Placo Grupo Saint-Gobain

Ecophon: linhas de produtos Nuvens Solo e Gedina, indicadas para ambientes comerciais em geral. Solo é um produto versátil oferecido em várias formas e tamanhos, permitindo assim a liberdade de design. Toda a linha está inserida na categoria A de absorção acústica e possuem 40mm de profundidade. Enquanto isso, Gedina é ideal para aplicações onde um forro suspenso standard removível com performance técnica é necessário. As placas são fabricadas em lã de vidro de alta densidade. A superfície aparente é revestida com Akutex™ T e o verso da placa recebe aplicação de véu de vidro. Os perfis são fabricados em aço galvanizado.

Isover: apresentará o painel acústico Decorsound e sua linha de lã de vidro Wallfelt 4+. A linha Decorsound é composta por painéis modulares disponíveis em 16 cores. Sua composição de lã de vidro revestida com tecido na face aparente contribui para a melhoria da performance acústica de ambientes, minimizando a propagação de ruídos. São ideais para quem procura flexibilidade de projeto e personalização de ambientes. Seus módulos são fixados nas paredes e se integram perfeitamente à decoração do ambiente. Agora quem precisa reforçar o conforto termoacústico pode apostar em Wallfet 4+, placas de lã de vidro que foram desenvolvidas para proporcionar isolamento de paredes em sistemas de construção a seco: drywall e light steel frame.

Placo: apresentará a placa acústica Phonique e sua completa linha de forros acústicos. Phonique aumenta o isolamento nos sistemas construtivos de paredes em drywall, assegurando elevado desempenho acústico à edificação e proporcionando um aumento no isolamento acústico de até +3dB. Ela se adapta a qualquer ambiente, seja ele comercial ou residencial. Para forros, vale a pena conhecer as linhas Gyptone e Rigitone. Gyptone é uma placa de gesso com perfurações quadradas e aba lisa, que possibilitam desempenho acústico e alto padrão estético.

OWA Sonex

Sonex FiberwoodAcoustic Nature: O lançamento da OWA Sonex, Fiberwood, une conforto acústico a um design criativo, harmônico e sustentável. Produzido de matérias primas naturais e recicláveis – fibra de madeira mineralizada – o Fiberwood oferece ótima performance acústica, segurança ao fogo, ação bacteriostática e fungistática, resistência à umidade e elevada durabilidade. O Fiberwood está disponível em diversas cores e modulações para aplicação em teto e paredes, podendo ser utilizado em diversos ambientes e estilos arquitetônicos.

Sonex illtec 3DWe Design Silence: O Sonex 3D traz movimento e acústica sob uma nova perspectiva, onde o design se expressa através de cores, formas, ângulos e silhuetas, criando uma nova essência para projetos elegante e inovadores, sem abrir mão da qualidade acústica e dos critérios mais exigentes de segurança ao fogo – Classe IIA pela IT-10. Além de seu design, o Sonex 3D apresenta instalação simples e rápida, permitindo a aplicação em ambientes já em funcionamento, como restaurantes, escritórios, escolas, centros de convenções, salões de festas, auditórios, entre outros.

NexacusticWood Design: A linha Nexacustic é composta por forros e revestimentos com desempenho acústico incomparável e design sofisticado. Produzido em MDF Ignífugo e diversos modelos de frisos e perfurações, a linha Nexacustic oferece solução perfeita para teatros, auditórios, hotéis, restaurantes, salas de reuniões, entre outros. Com sistema exclusivo de instalação, a linha Nexacustic pode ser aplicada em teto ou paredes, formando superfícies planas ou curvas, além de proporcionar segurança ao fogo (Classe IIA pela IT-10) e contribuir para Créditos LEED.

Trisoft

Baffles Trisoft: aliam estética, inovação e versatilidade em projetos de design de interiores. Integram-se perfeitamente à arquitetura dos ambientes, com muitas opções para quem procura flexibilidade e personalização. Produzidos em lã de PET, os Baffles Trisoft são indicados para ambientes que necessitam de tratamento acústico como: sala de aula, salas comerciais, saguões de hotéis, aeroportos, shoppings, praças de alimentação etc. Proporcionam um moderno e diferenciado visual aos ambientes aliando funcionalidade e versatilidade aos projetos de design de interiores.

Nuvens Trisoft: painéis acústicos horizontais que aliam alto desempenho e design, contribuindo na estética dos espaços aéreos dos projetos de arquitetura. Indicadas para absorção dos ruídos estão disponíveis em diversos formatos e cores, sendo possível a customização de formas, estampas e texturas através da impressão em alta definição nos tecidos. Podem ser instaladas em qualquer superfície de teto ou laje. As Nuvens Trisoft são modernas, despojadas e eficientes. Proporcionam absorção de ruídos de reverberação, tratando a emissão das ondas de sons de ambientes internos.

Revest Trisoft: solução acústica arquitetônica, autoextinguível, atóxica e sustentável. Disponível nas versões Frame (revestida com tecido especial decorativo) e Decor (revestido com tecido que permite impressão em alta definição personalizável). Alia design, tecnologia e desempenho acústico, pois reduz a reverberação melhorando a inteligibilidade do som, tornando o ambiente mais agradável.
 
Cobogó: solução acústica arquitetônica da Trisoft e única divisória acústica que permite a passagem de luz e ventilação, ao mesmo tempo que proporciona agradável design visual e privacidade ao ambiente. Ideal para qualquer ambiente (tanto corporativo quanto residencial), sustentável e 100% reciclável.

SOBRE

A ProAcústica – Associação Brasileira para a Qualidade Acústica é uma entidade civil sem fins lucrativos, que reúne empresas e profissionais da área, para divulgar a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente. Criada em março de 2011 para estimular iniciativas de combate à poluição sonora nas grandes cidades brasileiras e nas edificações, a ProAcústica pretende colaborar com a criação, revisão e desenvolvimento de normas técnicas, de normas para materiais e aplicações acústicas com padrões mínimos de qualidade.

A High Design Home & Office Expo assume a posição de plataforma multimídia de negócios e conteúdo que tem como característica a entrega de experiências presenciais únicas, inéditas e exclusivas aos visitantes. Está previsto o comparecimento de mais de 20 mil visitantes no pavilhão que será palco de projetos, networking e conteúdo, exclusiva para arquitetos, designers de interiores, construtores, lojistas de alto padrão, compradores internacionais e investidores.

Evento: High Design Home & Office Expo
Realização: Informa Exhibitions
Datas: de 21 a 23/08/19
Horário: das 10h00 às 20h00
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP – CEP: 04329-100
Fone: 55 11 5067-1717

Mais informações: Acesse aqui
Credenciamento: Acesse aqui