ProAcústica participa da I Campanha de Saúde Auditiva do SESI-SP nos dias 27 e 28 de março

Reconhecida por divulgar a importância da qualidade acústica nas edificações e no meio ambiente, como fator de bem-estar e de saúde pública, a ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) foi convidada a participar da I Campanha de Saúde Auditiva promovida pelo SESI-SP. O evento ocorrerá no edifício da Fiesp e SESI, na av. Paulista, em São Paulo, nos dias 27 e 28 de março de 2014, das 9h às 15h. O objetivo da Campanha é conscientizar a população sobre os riscos do ruído e a importância dos cuidados com a audição. O evento é promovido pela Divisão de Esporte e Qualidade de Vida (DEQV) do SESI-SP. 

Durante a Campanha profissionais da ProAcústica farão a medição, em tempo real, dos níveis de ruído locais para compor, com software especial mapa sonoro daquele trecho da av. Paulista, avaliando dos efeitos da poluição sonora no local. Além disso, o público poderá fazer uma visita monitorada a uma orelha gigante inflável que será montada na mesma ocasião. Esse grande túnel interativo simula o ouvido humano e permite entender o funcionamento da audição. Ao entrar no túnel, os visitantes, orientados por um fonoaudiólogo, irão conhecer todas as funções do ouvido humano, conhecer como funcionam o martelo, a bigorna e o estribo (os menores ossos do corpo) e visualizar a condução do som da cóclea até o cérebro.

Haverá ainda projeção de um vídeo sobre Audição desenvolvido pela Telemedicina, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e Projeto Homem Virtual, além de distribuição de pendrive em forma de orelha humana aos participantes da campanha.

No dia 27 de março, das 9h às 11h, será promovida também uma mesa redonda técnica para discussão de diversos temas. O presidente da ProAcústica Davi Akkerman foi convidado para fazer uma palestra sobre Poluição Sonora Urbana. Segundo Akkerman, é de extrema importância a iniciativa do SESI-SP, pois tem como alvo conscientizar o público a respeito da saúde auditiva e fornecer informações valiosas para a sua compreensão. “Esse tipo de ação se harmoniza com os objetivos da ProAcústica, pois somos uma instituição focada nesse tema e na divulgação dos efeitos negativos da poluição sonora”, destaca Akkerman. Em sua palestra, o presidente da ProAcústica irá falar sobre como os países mais desenvolvidos vêm abordando o problema e como as nações em desenvolvimento estão se mobilizando a respeito do assunto.

Outras duas palestras serão dadas pela professora Ana Cláudia Fiorini, do Departamento de Fonoaudiologia da UNIFESP-EPM, que irá falar sobre “Perdas Auditivas Induzidas por Níveis de Pressão Sonora Elevados” e por Alice Penna, fonoaudióloga do CEREST/SP e professora dos cursos de especialização em Audiologia e Saúde do Trabalho, do CEFAC Saúde, que abordará os “Programas de Conservação Auditiva e Educação”.

I Campanha de Saúde Auditiva do SESI-SP

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feitas com envio de uma mensagem para o e-mail jfarkas@sesisp.org.br com os seguintes dados: nome completo, RG, telefone e instituição.

Datas | 27 e 28/03/2014
Horário | das 9h00 às 15h00
Local | Prédio FIESP – Avenida Paulista, 1313 – Cerqueira César, São Paulo – SP
Objetivos | Conscientizar a população sobre os riscos do ruído e a importância dos cuidados com a audição.

Programação

Dia 27/03/2014

– Fórum de abertura, com palestras de especialistas
– Visita monitorada à Orelha Gigante Inflável
– Projeção do vídeo sobre Audição, do Projeto Homem Virtual
– Medição de ruído e projeção do mapa sonoro local, em tempo real
– Distribuição de pendrive, no formato da orelha humana, aos participantes da Campanha

 Dia 28/03/2014

– Visita monitorada à Orelha Gigante Inflável
– Projeção do vídeo sobre Audição, do Projeto Homem Virtual
– Medição de ruído e projeção do mapa sonoro local, em tempo real
– Distribuição de pendrive, no formato da orelha humana, aos participantes da Campanha