Qualidade acústica em ambientes internos será tema de talks entre especialistas na High Design Home & Office Expo

O conforto acústico e os impactos na qualidade de vida nos ambientes construídos, em residências e escritórios, são alguns dos temas promovidos pela ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) no espaço ARQ+ Smart Construction, durante a High Design, Home & Office Expo.

Os debates, em formatos de talks, acontecem de 28 a 30 de agosto, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, das 13h30 às 16h30 e se inserem na temática de conforto do espaço que ainda debaterá futuro e tecnologia. Os assuntos abrangem acústica corporativa, conforto acústico e design, neuroarquitetura, desempenho acústico e mercado imobiliário, entre outros.

As abordagens dos profissionais incluem questões como soluções acústicas e os desafios quanto ao design, a boa técnica e o conforto; escritórios panorâmicos e sua evolução ao longo do tempo e as limitações encontradas no dia a dia de soluções de layouts; e como a arquitetura de conforto sonoro e a neuroarquitetura podem impactar e criar melhorias na vida das pessoas.

A mediação dos debates ao final de cada apresentação será de Fernando Mungioli, publisher da revista Projeto e curador do ARQ+ Smart Construction.

Além dos encontros, a ProAcústica traz para a feira a Ilha ProAcústica, que contemplará quatro expositores em um espaço de 150 m2 para apresentarem as últimas novidades em design, tecnologia e inovação das soluções acústica no mercados residencial e corporativo. Estão confirmadas as empresas associadas Atenuasom, Aubicon, Casalille e Owa Sonex.

Palestras, datas e horários:



Saiba mais sobre os participantes do tema “Conforto” nos dias 28, 29 e 30/08/18 nos horários das 14h30 e 15h30:

José Augusto Nepomuceno, arquiteto especialista em acústica de salas, consultor principal associado da Akustiks (EUA) e Acústica & Sônica (Brasil). Coordenador do Grupo de Trabalho de Salas Especiais da ProAcústica. Consultor acústico da Sala São Paulo, Teatro Bourbon (Porto Alegre), Teatro Bradesco (São Paulo), Auditório Ibirapuera (São Paulo), Cidade das Artes (Rio de Janeiro), Sala Minas Gerais de Concertos (Belo Horizonte), Teatro Alfa (São Paulo), Cais das Artes (Vitória), Sala da OSPA (Porto Alegre), Praça das Artes, entre outros. No exterior: Cidade da Cultura da Galiza (Espanha), Siam Paragon Opera (Tailândia), Gran Teatro Nacional (Lima), Teatro de San Luis Potosi (México), Cleveland Museum of Arts (Cleveland), National Airspace Museu (Washington), entre outros.

Abordagens: as relações entre arquitetura e a acústica (vice-versa) no projeto de auditórios, salas de espetáculos e espaços similares. Nestes espaços a assinatura acústica está diretamente ligada à volumetria e geometria, tornando acústica e arquitetura uma relação indissociável.
 
Marcelo de Godoy, engenheiro eletricista e mestre em engenharia mecânica pela Escola Politécnica da USP, há 14 anos é diretor da Modal Acústica, tendo desenvolvido e gerenciado centenas de projetos acústicos e consultorias. Trabalhou no Laboratório de Acústica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Associado certificado da SOBRAC Sociedade Brasileira de Acústica e da ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica, onde é membro do Conselho Administrativo.

Abordagens: Como se preparar para as demandas de desempenho e as responsabilidades técnicas dos atuais e futuros produtos do mercado imobiliário pós-publicação da Norma de Desempenho NBR 15575; a importância atribuída ao desempenho e em especial o acústico e como isto impacta o projeto/especificação, a execução e a obra. Como os profissionais de arquitetura e design de interiores devem se preparar. O que esperar dos produtos imobiliários quanto ao desempenho acústico.

Marcela Barros, arquiteta e urbanista para Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua como consultora de acústica na área da construção civil desde 2013, pela empresa Harmonia Acústica, empresa associada da ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica. Com experiência em projetos residenciais e corporativos, está se especializando em acústica de salas corporativas e participa de pesquisas acadêmicas internacionais sobre o assunto

Priscilla Bencke, especialista em projetos para Ambientes de Trabalho, consultora internacional de Qualidade em Escritórios, graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS e pós-graduada em Arquitetura de Interiores pela UniRitter Laureate International Universities. É responsável pela Bencke Arquitetura e atua nas áreas de consultoria, projeto e execução, para empresas que buscam a produtividade através do bem estar e qualidade de vida aos colaboradores. Fundadora do conceito qualidade corporativa: Smart Workplaces.

Abordagens
Acústica corporativa: Psicoacústica; produtividade x qualidade acústica; open plan: solução ou problema?
Neuroarquitetura: Arquitetura de conforto sonoro e a neuroarquitetura podem impactar e criar melhorias na vida das pessoas e na sua capacidade de produção no ambiente de trabalho. Como a arquitetura e o design de interiores atual podem produzir ambientes corporativos capazes de propiciar a sensação de bem-estar aos colaboradores, com qualidade de vida nos diferentes espaços físicos planejados por meio da neuroarquitetura, evitando doenças como a depressão ou a

José Carlos Giner, engenheiro, BSc (EEng) CEng Aco. Diretor técnico e principal consultor da Giner, atua como especialista em acústica arquitetônica, controle de ruído e vibração ambiental e industrial tendo participado em mais de 350 projetos. Coordenador da comissão de estudo ABNT CE-03:100.001 – Áudio, Vídeo Sistemas de Multimídia e Equipamentos. Vice Presidente de Recursos Associativos e coordenador do Grupo de Trabalho Escolas, na ProAcústica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica.

Abordagens: Escritórios panorâmicos e sua evolução ao longo do tempo e as limitações encontradas no dia a dia de soluções de layouts. Como os elementos acústicos garantem o conforto no universo dos atuais e futuros espaços corporativos.

Lineu Passeri Júnior, arquiteto, mestre e doutor em acústica pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAUUSP, músico formado pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Professor de acústica da UNIBAN e do Centro Universitário Belas Artes. Sócio proprietário da Passeri Acústica, escritório técnico de projeto e consultoria associado à ProAcústica, com inúmeros projetos realizados nos últimos 20 anos, com destaque para os projetos de acústica do Museu do Futebol, das novas torres do Hospital Sírio-Libanês e do auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina.

Abordagens: Soluções acústicas e os desafios quanto ao design, a boa técnica e o conforto. Estética com desempenho em vários segmentos, de lojas, restaurantes a hotéis, hospitais e igrejas.

Nancy Devai, gerente de produto da OWA Brasil, atua há mais de quinze anos na especificação de forros e revestimentos acústicos, assim como no desenvolvimento/melhorias de produtos. Participa dos Grupos de Trabalho da ProAcustica Associação Brasileira para a Qualidade Acústica correspondentes à elaboração de manuais para acústica de edificações, bem como das Comissões de Estudo da ABNT correlatas às normas de acústica e segurança ao fogo. Formada em Engenharia Química possui Pós-Graduação em Marketing, além de vários cursos de especialização em Acústica.

Abordagens: A importância da especificação e do conhecimento das soluções acústicas para os diversos projetos. Como especificar produtos arquitetônicos? O que se deve levar em consideração? Como relacionar a solução colocada em projeto com especificação de produtos e suas características e como estas informações vão para a obra. Como mercado fornecedor vem se transformando para fornecer subsídios técnicos de seus produtos/soluções aos especificadores.

Evento | High Design Home & Office Expo
Realização | Informa Exhibitions
Datas | de 28 a 30/08/18
Horário | das 10h00 às 20h00
Local | São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço | Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo/SP – CEP: 04329-100
Fone | +55 11 5067-1717

Mais informações | Acesse aqui
Credenciamento antecipado | Acesse aqui