Vídeos registram a trajetória e os resultados dos primeiros 10 anos de história da ProAcústica

A associação acaba de lançar a série completa de vídeos que narram a evolução, as principais ações e contribuições ao longo desta década de representação junto à cadeia produtiva do setor no Brasil. Dez anos construindo junto com as Empresas Associadas uma das entidades setoriais mais atuantes do mercado, com uma linha de ação moderna, dinâmica, contemporânea e sensível às mudanças da sociedade.

Os quatro vídeos ilustram, no tempo, a trajetória que vem mudando os rumos da acústica no Brasil e para a sociedade, evidenciando a importância dos cuidados com a acústica, como fator de bem-estar e de saúde pública. E que atua como uma catalisadora de mudanças nos cuidados e boas práticas auditivas, educacionais, legislativas, normativas e no desenvolvimento de novas tecnologias.

A série de vídeos intitulada ProAcústica 10 Anos está disponível no Portal ProAcústica (https://www.proacustica.org.br/calendario-proacustica/chegou-o-momento-de-celebrar-10-anos-de-trajetoria-da-proacustica/), nas redes sociais (@associaçãoproacustica) e na playlits especial do Canal ProAcústica no Youtube.

Os 10 anos da História da ProAcústica está registrado no primeiro vídeo da série que traz um breve resumo com ênfase na evolução do quadro associativo, as atividades desenvolvidas; realizações e conquistas; campanhas e as principais ações. São imagens ricas que demonstram as inúmeras iniciativas que tornaram referência na história da entidade.

Como parceira global de um dos principais movimentos mundiais de alerta sobre os efeitos nocivos da poluição sonora na saúde e qualidade de vida das pessoas, o INADDia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, a ProAcústica documenta no segundo vídeo todas as mobilizações realizadas.

Desde 2011, com intervenções urbanas criativas, de grande repercussão no Brasil e no mundo, a associação mobilizou a sociedade civil e acadêmica trazendo luz sobre os benefícios do gerenciamento dos ruídos para a saúde pública. Na esfera política teve participação ativa na criação da lei do Mapa de Ruído Urbano de São Paulo e na formação do Grupo Gestor Intersecretarial da SMUL Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento – Prefeitura de São Paulo, tendo executado um Mapa Piloto e o Mapa de Ruídos da Operação Urbana Centro.

O registro das atividades técnicas da associação – um dos pilares da produção de conteúdo e fruto dos Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho formados por representantes das Empresas Associadas – é tema do terceiro vídeo.

Os Comitês Técnicos e Grupos de Trabalho são importantes fóruns de participação e colaboração das Empresas Associadas junto ao mercado de acústica, construção civil, arquitetura, urbanismo e meio ambiente. Eles contribuem com a elaboração e atualização de leis, normas e na produção de conteúdos técnicos relevantes como artigos científicos, manuais e publicações. Essas ferramentas e conteúdos são indispensáveis e contribuem para que toda cadeia da construção civil, dos planejadores e gestores públicos possam conceber ou adequar ambientes que propiciem o bem-estar da sociedade na casa, no trabalho e no espaço urbano.

O quarto vídeo da série destaca osprogramas voltados para o aprimoramento, qualidade, competitividade e qualificação: InterLab, QualiLab e Selo QualiLab. Desde a entrada em vigor da norma ABNT NBR 15575 Edificações habitacionais – Desempenho, em 2013, a demanda por ensaios normalizados de campo na área de acústica das edificações cresceu e desde então houve uma expansão no número de laboratórios para verificação do desempenho acústico em obra.

Frente a essa realidade, a ProAcústica lançou os dois programas que visam estimular a participação das empresas associadas e não associadas na aferição e controle de qualidade e a melhoria contínua de seus laboratórios. Os laboratórios participantes terão a oportunidade de avaliar as metodologias, validar os resultados dos trabalhos e implantar ações necessárias para oferecer o melhor serviço com confiabilidade aos clientes em geral.

Como complemento, a ProAcústica lançou o Programa de Qualificação para Laboratórios de Ensaios de Campo, que tem como base os resultados de participação de um Programa InterLab. Os resultados dos Relatórios Finais das Medições de Campo do InterLab serão avaliados com o objetivo de qualificar o laboratório, atribuindo um Selo de Qualificação para cada ensaio resultante de medição de campo realizada com excelência. Desde o lançamento, 16 laboratórios receberam o Selo QualiLab, um grande diferencial no mercado!