Estátua do Laçador, em Porto Alegre, recebe protetores auditivos; entenda o motivo

Ação faz parte do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, que alerta sobre a poluição sonora

Fonte | G1 – HOME – SP – Online – 26/04/2023
Autoria | Jornal
Conteúdo Impresso | Acesse aqui
Conteúdo Online | Acesse aqui

Estátua do Laçador, em Porto Alegre, com proteção de ouvido – Foto: Reprodução/RBS TV

Quem passou pela região da Estátua do Laçador , na Zona Norte de Porto Alegre , percebeu um adereço diferente sobre o monumento. O gaúcho, inspirado no modelo do folclorista Paixão Côrtes (1927-2018) , usava protetores de ouvido na manhã nesta quarta-feira (26).

A ação faz parte do Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído, que alerta sobre a poluição sonora. Não por acaso, a estátua fica em um local de muito barulho: ao lado do Aeroporto Internacional Salgado Filho e da BR-116.

A intervenção no monumento foi feita pela Associação Brasileira para a Qualidade Acústica (ProAcústica) em parceria com o ittPerformance, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído foi criado em 1996, nos Estados Unidos. Em 2017, uma ação parecida foi realizada em São Paulo, no Monumento às Bandeiras

Laçador Inaugurada em 1958, a representação em escultura do gaúcho pilchado foi definida por lei municipal como símbolo oficial de Porto Alegre em 1992. Em 2001, a escultura foi tombada como patrimônio histórico municipal.

Para se inspirar na figura humana de um gaúcho autêntico como modelo, o artista plástico Antônio Caringi contou com o tradicionalista Paixão Côrtes como modelo. O folclorista posou para o artista com trajes típicos.

Esculpido em bronze, o monumento tem 4,45 metros de altura, pesa 3,8 toneladas e possui um pedestal de granito de 2,10 metros de altura.

Laçador foi restaurado e voltou ao seu local de origem em Porto Alegre.