Palavra do Presidente: Out-Nov/2022

Somos vencedores e temos que comemorar! Em uma disputa com a cidade de Ottawa, Canadá, ganhamos a candidatura para sediar, em 2025, no Brasil, o Inter-Noise, um dos principais congressos de acústica do mundo, na cidade de São Paulo. Com isso será a segunda vez que o país vai receber um evento dessa magnitude, o primeiro foi em 2005, no Rio de Janeiro. Agradeço a todos que se empenharam nesse movimento conjunto que envolveu o comitê organizador representado pela ProAcústica com o apoio da Sobrac, o Ince USA, a ASA – Acoustical Society of America, a FIA-Federação Iberoamericana de Acústica, as associações de acústica de Portugal, Espanha e Argentina, e de diversas universidades brasileiras.

No último dia 24 de novembro, em um momento histórico para a comunidade acústica Brasileira, foi oficialmente implantado o Comitê Brasileiro de Acústica da ABNT/CB-196, uma conquista conjunta da ProAcústica e Sobrac que teve início em dezembro de 2021 quando ambas associações protocolaram carta propondo a criação junto à ABNT. Esse ato representa uma ação estratégica e um marco para o avanço no setor da acústica no Brasil. Com a implementação desse comitê poderemos desenvolver, criar e traduzir normas específicas para o nosso mercado.

Com o mundo hiperconectado, a ProAcústica avança e acaba de investir em uma nova ferramenta para agilizar seus processos. A Glue Up, em fase de implantação, é uma plataforma de gerenciamento de associações, eventos e comunidades (exclusivamente para o público associativo) que traz um conjunto completo de ferramentas projetadas para agilizar operações, modernizar processos e eliminar desafios de engajamento. Com essa plataforma em nuvem todas as operações da organização serão monitoradas e interconectadas. Nossa meta é criar uma rede coletiva para a comunidade de associadas para facilitar a comunicação e todos os processos.

Para celebrarmos as conquistas de 2022, a ProAcústica convida todas associadas para um happy hour que irá acontecer, no dia 29 de novembro, em São Paulo. No dia compartilharemos um conteúdo no formato de talks sobre as atividades desenvolvidas no ano e os rumos reservados para 2023. Não deixe de confirmar presença no e-mail convite.

A ProAcústica deseja boas-vindas as mais recentes associadas Ambiética, DB Cover, Procryl e Technoblast. A todos desejo um ano de 2023 com muita renovação e paz.

Boa leitura!
Luciano Nakad Marcolino | Presidente Executivo