Inter-Noise Seul 2020 terá plataforma digital e inscrições com preços reduzidos

Uma plataforma global, digital e online para o compartilhamento de conhecimento sobre acústica é o que promete ser o 49º Congresso e Exposição Internacional de Engenharia de Controle de Ruído (Inter-Noise – Seul – 2020), que acontecerá de 23 a 26 de agosto, na Coreia do Sul. Devido às dificuldades de locomoção e os riscos de aglomeração de pessoas, em função da pandemia da Covid-19, o Comitê Organizador e o Instituto Internacional de Engenharia de Controle de Ruídos (I-INCE) decidiram realizar o evento, na edição 2020, no formato e-Congress. A ProAcústica se prepara para representar o Brasil e região Pan-Americana e, entre as ações, apresentará um artigo científico em um dos painéis do evento. 

Apesar das dificuldades, o resultado do Inter-Noise Seul 2020 pode ser surpreendente. O fato de o congresso ser online pode alterar o panorama do evento e ampliar o acesso de um maior número de participantes. A tendência para que isso aconteça está no fato de o preço da inscrição ter sido reduzido em 1/3 e os participantes não terão despesas de locomoção e hospedagem.

De acordo com Davi Akkerman, coordenador do Comitê Acústica de Edificações da ProAcústica e vice-presidente da Região Pan-Americana (2019-2021) no Comitê Organizador (CSC) do Inter-Noise, “existe uma expectativa de um número muito maior de participantes do que o habitual – cerca de 1.200 pessoas presenciais. As sessões técnicas serão apresentadas em vídeos e as palestras principais deverão ser ao vivo, assim como as cerimônias de abertura e fechamento do congresso. Também ocorrerá a tradicional exposição de produtos, serviços, equipamentos, por meio de vídeos. Uma experiência inédita”, estima.

A ProAcústica se prepara para apresentar o artigo intitulado “Poluição sonora em São Paulo: ações em prol de políticas públicas” (Noise pollution in São Paulo: actions towards public policies), em um dos painéis de conteúdo do evento. O texto foi produzido pela entidade tendo como autores: a gerente técnica, Priscila Wunderlich; o vice-presidente de Atividades Técnicas, Marcos Holtz; e Juan Frías, coordenador do Comitê Acústica Ambiental. A apresentação ficará a cargo de Wunderlich.

O artigo “descreve as metodologias e resultados do trabalho realizado pela ProAcústica para melhorar a compreensão sobre a poluição sonora por parte da população e governantes, com o objetivo de estimular o estabelecimento de políticas públicas de gerenciamento de ruído”, explica Wunderlich. O texto, ainda, destaca o papel da associação, desde 2011, na articulação de ações entre os diferentes níveis da administração pública, privada e científica – em parceria com outros organismos da sociedade civil – como uma de suas principais conquistas. O resultado prático dessa ação foi a elaboração e tramitação da Lei 16499, aprovada em 2016, que impõe à prefeitura de São Paulo a obrigatoriedade da execução do Mapa de Ruído da cidade.

Outra importante participação no Inter-Noise será a de Akkerman na reunião online do Congress Selection Comitee (CSC), que analisa e define os países sedes dos congressos futuros. O coordenador do Comitê Acústica de Edificações da ProAcústica, também, participará dos encontros (pré e pós congresso) do Conselho de Diretores, como vice-presidente para Região Pan-Americana e da Assembleia Geral da I-INCE. Ao final será apresentado uma gravação em vídeo – preparada sobre o congresso em 2021, em Washington, DC -, onde a ProAcústica será co-organizadora.