Com olhar para grandes projetos, a ProAcústica celebra conquistas de 2023 em encontro com associadas

O ano de 2023 foi de grande produtividade para a cadeia da acústica. Período de semear para colher no futuro importantes resultados por meio de grandes ações e novos projetos a serem realizados pela ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica). Para celebrar esse momento especial, a diretoria da entidade, composta pelo presidente, vice-presidentes, conselheiros, diretores e coordenadores dos Comitês Técnicos, apresentou uma retrospectiva dos resultados desse ano em evento realizado, no dia 28 de novembro, no espaço Praça São Lourenço, em São Paulo.

As realizações da associação nos últimos dois anos foram apresentadas para um público de cerca de 90 pessoas na fala do presidente Luciano Marcolino. Entre as conquistas, Marcolino salientou a realização do InterNoise das Américas, um dos principais congressos de acústica do mundo, que será organizado pela ProAcústica, na cidade de São Paulo, em agosto de 2025.

“Gostaria de agradecer a todos da Diretoria Executiva, do Conselho Administrativo, gerentes de atividades técnicas e empresas associadas que fizeram parte desse time neste período de quatro anos e nos ajudaram neste mandato que se encerra agora em dezembro. Todas as realizações que serão apresentadas foram pensadas para as associadas e são fruto do trabalho de toda essa equipe”. O presidente aproveitou a oportunidade para anunciar a nova gerente técnica da associação, a arquiteta Grace Jeong.

A criação do novo Comitê de Comunicação e Marketing foi anunciada pelo atual vice-presidente de atividades técnicas e presidente eleito da ProAcústica (biênio 2024-2025), Marcos Holtz. Ele explicou sobre a demanda da sociedade por uma comunicação cada vez mais rápida e informou que os GT Inad (Dia Internacional da Conscientização sobre o Ruído) e o GT Feicon – Feira da Construção, estarão sob o guarda-chuva do novo comitê. “Hoje a comunicação é crucial para as associações alcançarem os objetivos”, ressaltou Holtz.

As conquistas do Comitê Acústica Ambiental foram ressaltadas, entre elas, todo o processo de trabalho que contou com 120 reuniões, em 3 anos, para o desenvolvimento e lançamento do Manual ProAcústica e Cetesb Norma ABNT NBR 10151. Também foi divulgada a agenda de atividades dos Comitês Técnicos & Grupos de Trabalho, com as próximas reuniões a serem realizadas pelos GT InterLab, GT Academias, GT Mapa de Ruídos e GT INAD 24.

A apresentação mostrou a evolução e a operacionalização do InterLab (Programa Interlaboratorial de Ensaios de Campo e Proficiência para Laboratórios de Acústica) e qualificação das empresas por meio do QualiLab, e cronograma da 6ª edição do InterLab, que será lançado em janeiro de 2024, com novo local exclusivo para os ensaios, na cidade Cesário Lange, no interior de São Paulo.

Entre as atividades técnicas normativas, foram divulgadas as novas comissões de estudos, que serão criadas em 2024, no âmbito do ABNT CB-196 Comitê Brasileiro de Acústica, que são a CE-196:000.002 – Acústica ambiental e a CE-196:000.004 – Acústica de ambiente. Destaque, também, às participações ativas da ProAcústica na CE-196; CE-196:000.003 – Comissão de Estudo de Acústica Arquitetônica; na tradução de normas técnicas importantes como as ISO 16283 e ISO 717; ISO/TC 43 SC 2 – Building acoustics; e na ABNT CB-002 Comitê Brasileiro da Construção Civil, com a Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 Edificações Habitacionais.

Foi comemorada a criação pela primeira vez, em 24/11, do Dia Nacional da Acústica. “Uma data tão importante que passa a fazer parte do calendário oficial nacional comemorativo”, ressaltou Holtz. A criação do Dia Nacional da Acústica ocorreu durante cerimônia de instalação do Comitê Brasileiro de Acústica (CB-196), uma parceria da ABNT com a ProAcústica e a Sobrac, realizado no dia 24 de novembro de 2022.

InterNoise das Américas, que será realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 24 e 27 de agosto de 2025, em São Paulo, teve lançamento oficial comercial – para o início das vendas das cotas de patrocínio – durante o Encontro. O público também conheceu a identidade visual do congresso – um dos principais eventos mundiais de acústica. Davi Akkerman, presidente do congresso InterNoise São Paulo 2025 destacou “a importância da ação e reforçou que o congresso é uma maratona que conta com 15 salas simultâneas e palestras de caráter bastante científico. Será um desafio organizar o melhor InterNoise de todos os tempos e a ProAcústica vem trabalhando para a realização de seu sucesso”. Mas o evento não tem caráter somente acadêmico, destacou Carolina Monteiro Vice-Presidente das Américas do I-Ince – International Institute of Noise Control Engeneering. “Há uma participação efetiva da indústria. Para quem gosta de pesquisa, inovação e soluções para o mercado é uma oportunidade perfeita para as empresas apresentarem seus produtos”. O congresso que atrai mais de mil especialistas de diversas áreas de Acústica do mundo todo será realizado, em formato híbrido, no WTC Events Center & Sheraton WTC Hotel. Um espaço que comporta 60 salas, 2.500 pessoas (foyer-Golden Hall) e 298 apartamentos.

O encontro finalizou com a cerimônia de posse da nova diretoria e conselho da ProAcústica para o biênio 2024-2025. O presidente eleito, Marcos Holtz, ressaltou após o ato, o convite a todos a compartilharem ideias com os membros da nova diretoria. “Estamos abertos a ouvir os associados para agregar coisas novas e abranger ainda mais as necessidades de todos. Faço um agradecimento muito especial ao Luciano Marcolino que foi um excelente presidente em todo o período. É uma figura admirada por todos e é um prazer trabalhar com ele”, finalizou.

Confira a constituição da nova Diretoria Executiva e do Conselho Administrativo 2024-2025

Diretoria Executiva

Presidente Executivo | Marcos César de Barros Holtz (Harmonia Acústica S/S)
Vice-Presidente Administrativo Financeiro | Alberto Safra (Aubicon Indústria e Comércio Ltda.)
Vice-Presidente de Atividades Técnicas | José Augusto Nepomuceno Neto (Nepomuceno e Trindade Arquitetos Associados S/S)
Vice-Presidente de Comunicação e Marketing | Luiz Henrique Corrêa Ferreira (Inovatech Engenharia Ltda.)
Vice-Presidente de Relações com o Mercado | Carlos Henrique Mattar (Placo do Brasil Ltda.)
Vice-Presidente de Recursos Associativos | Cândida de Almeida Maciel (Síntese Arquitetura e Construção Ltda.)

Conselho Administrativo

Presidente Executivo | Luciano Nakad Marcolino (Saint-Gobain do Brasil Produtos Industriais e para Construção Ltda. – Divisão Ecophon)
Vice-Presidente | Edison Claro de Moraes (Atenua Som Indústria e Comércio Ltda.)
Conselheiro 1 (efetivo) | Rafael Schmitt (Scala Acústica Ltda.)
Conselheiro 2 (efetivo) | José Carlos Giner (Environmental Solutions Consultoria S/S Ltda.)
Conselheiro 3 (efetivo) | Lineu Passeri Júnior (Passeri Arquitetos Associados Ltda.)
Conselheiro 4 (suplente) | Olavo José Freire da Fonseca Filho (Sonar Engenharia Ltda.)
Conselheiro 5 (suplente) | Josué Augusto Arndt (Knauf do Brasil Ltda.)
Conselheiro 6 (suplente) | Constantino Bueno Frollini (Cerâmica City Ltda.)